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sexta-feira, 22 de junho de 2012

GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL FECHAM OLHOS PARA DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO, ROUBALHEIRAS ESCANCARADAS E ABANDONO DO RODOANEL CUIABANO!

Foram muitas as roubalheiras envolvendo as obras do Rodoanel Cuiabano, que conforme previsões feitas no passado já estariam quase prontas agora, em 2012. Em janeiro de 2011, quando as obras foram paralizadas, o então superintendente do Dnit, Nilton de Brito, afirmou que a análise superficial da prestação de contas encaminhada pela prefeitura indicou irregularidades nas obras do Rodoanel. De uma previsão de R$ 42 milhões, o Dnit repassou R$ 19 milhões à prefeitura. A suspeita é que o montante não foi aplicado nas obras, embora tenha sido liberado. Posteriormente, o rombo divulgado foi de R$ 9 milhões...Dos 39,7 quilômetros, apenas dez foram pavimentados até agora, mas tudo de forma ainda inacabada (não tem meio-fio, por exemplo). Noutros trechos, toda infraestrutura (aterros manilhamentos) foram levados por chuvas e o mato toma conta até mesmo de percursos já anteriormente aplainados e prontos para o recapeamento asfáltico.
Dinheiro surrupiado ainda na gestão Wilson Santos- Chico Galindo. Ninguém punido e as obras até hoje entregues ao abandono, mesmo após o anúncio via imprensa de que o governo Silval Barbosa assumiria a conclusão das mesmas, como parte de um projeto global voltado para a Copa 2014 em Cuiabá. Tudo só ficou em conversa... E BEM FIADA!




Até mesmo as partes semi-concluidas viraram lixão e o asfalto (de péssima qualidade) já está deteriorando. Moradores e sitiantes que circulam na região improvisam "tapa-buraco" para transitar em alguns trechos...

Rodoanel – Anel Viário Norte Senador Jonas Pinheiro (R$ 42 milhões)

Ao ser lançado, as manchetes relatavam: Trata-se de uma obra estrutural de 39,7 quilômetros de extensão, que começará no rio Cuiabá, na localidade do Sucuri, contornará a cidade até chegar a BR-364, nas proximidades do Sinuelo, casa de vinhos na saída para Rondonópolis. A via significará uma opção segura, confortável e moderna de retirada do tráfego de veículos pesados de avenidas de escoamento do trânsito da cidade, como a Fernando Corrêa da Costa e a Miguel Sutil.

O empreendimento é uma parceria do município com o governo federal, através do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit), que envolve recursos de cerca de R$ 42 milhões. O empreendimento também conta com emendas do ex-senador Antero Paes de Barros, deputados federais Telma de Oliveira e Wellington Fagundes.

O município de Várzea Grande será responsável por outro trecho do anel viário, com cerca de 12 quilômetros, que vai até a BR-163, gerando um total de 51,7 Km. A BR-364 serve de acesso a estados, como São Paulo e Goiás, assim como para cidades da região Sul de Mato Grosso, entre elas Rondonópolis.

A Obra será realizada em 8 etapas e tem previsão de conclusão em 2012.

O trecho um do Rodoanel começa à margem esquerda do rio Cuiabá, na comunidade do Sucuri, até a antiga estrada da Guia, numa extensão de 1 km e a uma média de 2 km dos bairros vizinhos. Já a segunda etapa a extensão é de 4,7 km e está numa distância de 3 km das comunidades. O trecho três, onde as máquinas já estão trabalhando, começa na estrada nova da Guia até a rodovia que dá acesso à Chapada dos Guimarães, numa abrangência de 4,9 km.

O contorno continua, no trecho 4, a partir da estrada de Chapada e vai até a antiga ponte de Ferro, perfazendo 6,2 km, próximo de bairros como Novo Paraíso, Jardim Florianópolis e 1º Março, na região do CPA. Seguindo, a quinta etapa do anel viário chega a estrada Maria Hipólita, do Osmar Cabral ao Coxipó do Ouro, num trajeto de 6,5 km. O penúltimo trecho vai até o rio dos Couros, no Pedra 90, tem extensão de 7,4 km, até chegar à BR-364, próximo ao Sinuelo, com mais 9 km.

Já a etapa Várzea-Grandense tem como início a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá (na altura da Comunidade de Bonsucesso) e, daí, se estenderá por 12 km até atingir a Rodovia BR-364/163.

Todas as intersecções do Rodoanel serão em desnível para dar maior conforto e segurança ao tráfego não chocando a demanda urbana com a demanda de cargas pesadas, além de ser em via simples, com uma faixa de rolamento, acostamento e ciclovia, de cada lado da pista (plataforma de 12m).


Imagens das Obras em 2010, ano eleitoral


/Prefeitura de Cuiabá

Ficha Técnica:
Extensão: 51,7 km
Custo Total Previsto: R$ 42 milhões
Início: 2007
Previsão de Término: 2013
Situação Atual: Em Execução

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