ELY SANTANTONIO
ESTADO PARALISADO -Servidores públicos do Estado paralisaram as atividades por 48h nesta terça (24) e quarta-feira (25) devido a recusa do Executivo em não conceder a reposição inflacionária de maio - Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%.
Das 29 categorias que englobam o Fórum Sindical, praticamente todas já realizaram assembleias para deflagrar a greve geral na próxima terça-feira (31). Imponente, arrogante, Pedro Taques ameaça não ceder. WILSON EMPLACA CUNHADO - Cada vez mais poderoso no governo Taques, deputado Wilson Santos emplacou José Bussiki Figueiredo na chefia da Secretaria de Planejamento (Seplan-MT). O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques, como secretário interino, por enquanto. GOVERNADOR CARRASCO E DESCUMPRIDOR DE LEIS - O governador Pedro Taques mantém IRREDUTÍVEL na decisão de não repassar o Reajuste Geral Anual dos servidores (RGA), de 11,27% definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é o indexador para proteção do salário do funcionalismo público. O repasse, garantido por lei, teria que ser feito neste mês de maio. FONSECA CHUTA TAMPINHA - Esta semana o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) retoma sua cadeira na Câmara Federal, após quatro meses em que sua vaga foi ocupada pelo deputado Tampinha (PSD-MT). WILSON FAZ TURISMO- Vidrado em pescarias no Pantanal, pela segunda vez, este ano, o deputado Wilson Santos (PSDB) esteve na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, reunido com com o Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja) de MS, para discutir sobre a Compensação Tributária das Commodities. NOTÍCIA BOA - O Governo PEDRO TAQUES, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), concluiu a execução de 12 pontes mistas de aço e concreto na Rodovia Transpantaneira (MT-060), em Poconé. TERRA DOS CAMBALACHOS - O vereador Wanderley Cerqueira (PSD), de Várzea Grande, num rompante de "independência" entregou os cargos que mantinha para seus aliados na Prefeitura. Só que se arrependeu e quer de volta. Um dos cargos era de seu cunhado, Celso Brandão, como subsecretário na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Porém, numa composição política entre prefeita e outros vereadores, foi nomeada na vaga a filha do presidente da Câmara, Jânio Calistro (PMDB). Êta terrinha boa! TUDO EM FAMÍLIA - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem provável novo secretário de Comunicação. Saiu Ricarte de Freitas, após três meses no cargo.
O novo secretário da ALMT deve ser Raoni Ricci, filho do ex Eduardo Ricci. SECRETÁRIA "FOFOQUEIRA"- O juiz Edson Dias Reis acatou queixa crime feita pela deputada estadual Janaina Riva (PMDB) e proibiu a secretária do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção, Adriana Vandoni (PSDB), de difamá-la publicamente em redes sociais, eventos e veículos de comunicação. A decisão proíbe a secretária de citar a deputada de forma "jocosa, desrespeitosa e injuriosa", abordando assuntos assuntos íntimos e pecaminosos. GOVERNO BRUTO, AMEAÇADOR - O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sisma-MT), Oscarlino Alves, teceu críticas ao governador Pedro Taques (PSDB) que, segundo ele, em discurso durante manifestação nesta terça, usa de “ameaças” para evitar a adesão do funcionalismo público ao movimento grevista.
“Processo de greve é um processo de construção. Já temos a adesão de milhares de servidores. Só que o trabalhador está em um momento delicado com esse Governo, pois esse é um Governo que ameaça. É um Governo que fala que vai entrar na Justiça para tornar nossa greve ilegal, antecipando sentença, é um Governo que fala que vai atrasar salários, que vai demitir servidores”, disse Oscarlino. DINHEIRO BEM APLICADO- Na delação premiada que fez ao Ministério Público Estadual (MPE), o ex-secretário de Estado Pedro Elias, que ocupou a SAD na gestão de Silval Barbosa (PMDB), afirmou que usou parte do dinheiro recebido por meio de propina para comprar uma cota de participação em uma casa lotérica, localizada na Avenida Dom Bosco, em Cuiabá.
Segundo ele, o valor da cota foi de R$ 120 mil. CALOTE DE TAQUES AFRONTA O SUPREMO - Por lei, o governador de Mato Grosso não poderá dar calote no Reajuste Geral Anual dos servidores, como pretende.
Um julgamento do Supremo Tribunal Federal do último dia 31 de março acolheu como procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4013 reconhecendo o direito adquirido a reajustes previstos em lei para servidores do vizinho estado do Tocantins. E agota, José?
Nenhum comentário:
Postar um comentário