QUE SERÁ QUE???
"ABRA OLHOS PARA OS PEQUENOS", BERRA BOTELHO EM CRÍTICA A MAURO
Em derrubada de veto do governador Mauro Mendes (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), tomou a tribuna e fez duras críticas ao governador e ao secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo. Segundo Botelho, o Legislativo aguardou uma proposta do Executivo quanto ao socorro aos interinos, mas nada foi feito. “Eu fiquei esperando uma proposta do Governo, até retiramos a mensagem de pauta. Pensamos em um voucher para os professores, que fosse de R$ 600. É legal dar um voucher para um ambulante? É, o Congresso aprovou. É legal dar para pessoas que estão sem renda? É legal, foi aprovado. E, porque não seria legal dar uma ajuda a esses professores que têm contribuído para o Estado?”, questionou Botelho.
A Assembleia Legislativa derrubou o veto do projeto de lei que prevê o pagamento de um auxílio emergencial de R$ 1,1 mil aos professores interinos do ensino público estadual. O veto foi derrubado com 16 votos na sessão matutina desta segunda-feira (22). Com a derrubada, o Governo deverá organizar mecanismos para que o auxílio seja repassado aos professores. A proposta irá atender a cerca de sete mil interinos.
“Não sou a favor de criar despesas desnecessárias para o Estado. Sou a favor e defendo o Estado enxuto. Defendo a reforma da Previdência, acredito que ela é necessária. Agora, neste momento, o Governo precisa mudar. E o Governo, em especial ao meu amigo, colega, companheiro governador Mauro Mendes, precisa começar a olhar para os pequenos neste momento”, defendeu o presidente.
Para Botelho o governador precisa começar a olhar para os pequenos, como os professores interinos. Eduardo já foi professor e disse: “Sofri. Sofria humilhações. Por que chegava um professor transferido e falava: perdeu sua vaga. E eu iria para outro lugar”, lembrou o presidente.
“E o governador, através do seu secretário de Finanças Rogério Gallo, só diz não para tudo que chega lá. Nós estamos começando a olhá-lo com outros olhos”.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
sexta-feira, 19 de junho de 2020
POLÍTICOS SUBMISSOS AO GOVERNADOR APROVAM PROJETO CANALHA
Projeto de Lei Complementar nº 17/2020 (PLC 17/20) de autoria do governador bolsonarista Mauro Mendes (DEM) do Mato Grosso que coloca em risco povos indígenas do estado foi aprovado nesta quarta-feira (17). O PLC 17/20 autoriza o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em terras indígenas do MT e foi aprovado na Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) em primeira votação durante sessão ordinária por esmagadora maioria. Treze deputados votaram favoravelmente, apenas dois foram contrários e houve seis abstenções, mesmo após o Ministério Público Federal (MPF), através do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso, ter enviado um ofício ao presidente da ALMT, Eduardo Botelho (DEM), para que suspendesse a votação. O que mostra que esse tipo de trâmite institucional não surte nenhum efeito sobre os políticos que agem pelos interesses da burguesia latifundiária, oprimindo ainda mais os povos indígenas que já suportam secularmente todo o tipo de violência.
Projeto de Lei Complementar nº 17/2020 (PLC 17/20) de autoria do governador bolsonarista Mauro Mendes (DEM) do Mato Grosso que coloca em risco povos indígenas do estado foi aprovado nesta quarta-feira (17). O PLC 17/20 autoriza o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em terras indígenas do MT e foi aprovado na Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) em primeira votação durante sessão ordinária por esmagadora maioria. Treze deputados votaram favoravelmente, apenas dois foram contrários e houve seis abstenções, mesmo após o Ministério Público Federal (MPF), através do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso, ter enviado um ofício ao presidente da ALMT, Eduardo Botelho (DEM), para que suspendesse a votação. O que mostra que esse tipo de trâmite institucional não surte nenhum efeito sobre os políticos que agem pelos interesses da burguesia latifundiária, oprimindo ainda mais os povos indígenas que já suportam secularmente todo o tipo de violência.
RICO, BILIONÁRIO, "REI DO OURO", GOVERNADOR DE MATO GROSSO ATENTA CONTRA INDÍGENAS
Organizações sociais, entidades indigenistas, ambientalistas e de direitos humanos decidiram se unir em um movimento de repúdio ao avanço do Projeto de Lei Complementar nº17/2020, de autoria do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). O PL viola direitos constitucionais dos povos indígenas e coloca em risco a proteção do meio ambiente. Mais de 20 organizações sociais já assinaram o documento, que deve pressionar a decisão dos parlamentares. O PLC autoriza o registro do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades em sobreposição a terras indígenas no estado e deve ir a plenário na Assembleia Legislativa do estado. Se aprovado o PL poderá ameaçar diretamente 27 áreas delimitadas, declaradas ou em estudo pela Fundação Nacional do Índio (Funai), provocando aumento de conflitos, violências e invasões de Terras Indígenas (TIs). O projeto tramita desde abril deste ano e já traz impactos negativos para os povos indígenas de Mato Grosso, que vêm convivendo com ameaças e invasões de terras em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Esse é o caso do povo Chiquitano da Terra Indígena (TI) Portal do Encantado. Em função disso, os caciques da aldeia enviaram uma denúncia ao Ministério Público no início do mês de junho. Uma liderança que preferiu não se identificar diz que a falta de segurança é crescente.
Organizações sociais, entidades indigenistas, ambientalistas e de direitos humanos decidiram se unir em um movimento de repúdio ao avanço do Projeto de Lei Complementar nº17/2020, de autoria do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). O PL viola direitos constitucionais dos povos indígenas e coloca em risco a proteção do meio ambiente. Mais de 20 organizações sociais já assinaram o documento, que deve pressionar a decisão dos parlamentares. O PLC autoriza o registro do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades em sobreposição a terras indígenas no estado e deve ir a plenário na Assembleia Legislativa do estado. Se aprovado o PL poderá ameaçar diretamente 27 áreas delimitadas, declaradas ou em estudo pela Fundação Nacional do Índio (Funai), provocando aumento de conflitos, violências e invasões de Terras Indígenas (TIs). O projeto tramita desde abril deste ano e já traz impactos negativos para os povos indígenas de Mato Grosso, que vêm convivendo com ameaças e invasões de terras em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Esse é o caso do povo Chiquitano da Terra Indígena (TI) Portal do Encantado. Em função disso, os caciques da aldeia enviaram uma denúncia ao Ministério Público no início do mês de junho. Uma liderança que preferiu não se identificar diz que a falta de segurança é crescente.
COFRES ABERTOS, SEM FISCALIZAÇÃO, ROUBALHEIRA "DESTRANÇADA"
Do jeito que o Diabo gosta... Assim está a situação dos cofres públicos em Mato Grosso, com a prorrogação da "PANDEMIA" do coronavírus no Estado. Roubalheira "destrançada" no Governo Mendes, prefeituras e outros órgãos estaduais, entre eles a Assembleia Legislativa. Não há fiscalização correta para nada, nem mesmo para as verdadeiras mortes ocasionadas pelo vírus.
Do jeito que o Diabo gosta... Assim está a situação dos cofres públicos em Mato Grosso, com a prorrogação da "PANDEMIA" do coronavírus no Estado. Roubalheira "destrançada" no Governo Mendes, prefeituras e outros órgãos estaduais, entre eles a Assembleia Legislativa. Não há fiscalização correta para nada, nem mesmo para as verdadeiras mortes ocasionadas pelo vírus.
terça-feira, 16 de junho de 2020
GOVERNADOR CORRUPTO "EM LOVE" COM A IMPRENSA MATO-GROSSENSE
Nada como ser governador, rico, e ter a imprensa sob seu controle. O recebimento de propina por Mauro Mendes, denunciado com documentos pelo empreiteiro Mário Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia, à justiça federal, teve repercussão ZERO em Mato Grosso. Foi publicada recentemente, a nível nacional. O texto está logo abaixo. Releia!
Nada como ser governador, rico, e ter a imprensa sob seu controle. O recebimento de propina por Mauro Mendes, denunciado com documentos pelo empreiteiro Mário Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia, à justiça federal, teve repercussão ZERO em Mato Grosso. Foi publicada recentemente, a nível nacional. O texto está logo abaixo. Releia!
POLÍCIA AGE RÁPIDO E PRENDE PERIGOSO ASSALTANTE ENVOLVIDO EM TENTATIVA DE ROUBO AO "REI DO OURO", GOVERNADOR MAURO MENDES
Um criminoso de alta periculosidade e com envolvimentos em roubos a caixas eletrônicos e troca de tiros com a polícia após tentativa de roubo a uma mineradora onde o governador Mauro Mendes é sócio, foi preso na segunda-feira (15), por policiais da Rotam, em uma casa no bairro Osmar Cabral em Cuiabá. De acordo com o boletim de ocorrências, a equipe da Rotam recebeu a informação que o suspeito estaria escondido em uma casa no bairro citado. Em posse da denúncia, os policiais foram até o imóvel indicado e conseguiram localizar o suspeito. Ao perceber a presença da polícia, o criminoso tentou fugir, mas foi detido pelos policiais. O suspeito ao ser abordado apresentou um nome falso aos policiais, porém, os militares descobriram o verdadeiro nome do suspeito e identificaram um mandado de prisão contra ele expedido pela 2ª Vara de Execução Penal da cidade de Goiânia (GO). A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), havia divulgado a foto do suspeito no intuito de localizá-lo, tendo em vista que o criminoso participou de duas explosões a caixas eletrônicos e tentou roubar a mineradora do governador localizada no Coxipó do Ouro, momento que houve confronto com a polícia, e um subtenente da Rotam foi baleado nas nádegas
Um criminoso de alta periculosidade e com envolvimentos em roubos a caixas eletrônicos e troca de tiros com a polícia após tentativa de roubo a uma mineradora onde o governador Mauro Mendes é sócio, foi preso na segunda-feira (15), por policiais da Rotam, em uma casa no bairro Osmar Cabral em Cuiabá. De acordo com o boletim de ocorrências, a equipe da Rotam recebeu a informação que o suspeito estaria escondido em uma casa no bairro citado. Em posse da denúncia, os policiais foram até o imóvel indicado e conseguiram localizar o suspeito. Ao perceber a presença da polícia, o criminoso tentou fugir, mas foi detido pelos policiais. O suspeito ao ser abordado apresentou um nome falso aos policiais, porém, os militares descobriram o verdadeiro nome do suspeito e identificaram um mandado de prisão contra ele expedido pela 2ª Vara de Execução Penal da cidade de Goiânia (GO). A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), havia divulgado a foto do suspeito no intuito de localizá-lo, tendo em vista que o criminoso participou de duas explosões a caixas eletrônicos e tentou roubar a mineradora do governador localizada no Coxipó do Ouro, momento que houve confronto com a polícia, e um subtenente da Rotam foi baleado nas nádegas
GOVERNADOR CARRASCO: PROFESSORES PASSAM FOME
O governador Mauro Mendes (DEM) vetou, sob alegação de inconstitucionalidade, o auxílio emergencial para professores interinos que foram contratados pelo Estado, mas não exerceram ainda as funções devido à pandemia do novo coronavírus. Estão há meses passando fome e outras privações. Na defesa da categoria, quase 10 mil profissionais, o deputado Lúdio Cabral (PT) promete agilidade na votação da matéria inicialmente na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).
O governador Mauro Mendes (DEM) vetou, sob alegação de inconstitucionalidade, o auxílio emergencial para professores interinos que foram contratados pelo Estado, mas não exerceram ainda as funções devido à pandemia do novo coronavírus. Estão há meses passando fome e outras privações. Na defesa da categoria, quase 10 mil profissionais, o deputado Lúdio Cabral (PT) promete agilidade na votação da matéria inicialmente na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).
sábado, 13 de junho de 2020
BOMBA NACIONAL
DELATOR FEDERAL CONFIRMA RECEBIMENTO DE PROPINA PELO GOVERNADOR MAURO MENDES
Lázaro Thor Borges e Pablo Rodrigo
(Congresso em Foco)
Eleito com um forte discurso anticorrupção, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), é um dos políticos acusados na delação premiada dos executivos da Galvão Engenharia. O empresário Mario de Queiroz Galvão afirmou, em acordo de delação premiada homologado no Supremo Tribunal Federal (STF), que pagou pelo menos R$ 1 milhão em propina para o governador em outubro de 2012 e fevereiro de 2013, em três parcelas. Segundo o delator, o núcleo político de Mendes havia pedido ao grupo R$ 6 milhões, mas não foi atendido. As acusações se referem ao período em que ele era candidato e prefeito eleito de Cuiabá pelo PSB.As informações constam de inquérito aberto pela Polícia Federal com base na delação premiada da Galvão Engenharia no âmbito da Operação Lava Jato. O procedimento tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por envolver a suspeita de crime eleitoral, e teve seu prazo para conclusão estendido por dois meses no último dia 4. O processo cita trechos da delação de Mario Galvão. Segundo ele, Mauro Mendes recebeu R$ 500 mil em 2012, quando disputou com sucesso a prefeitura de Cuiabá, e outros R$ 500 mil quando já era prefeito. O hoje governador nega a acusação e diz que declarou legalmente as doações que recebeu da empreiteira. Mario Galvão conta que fez a doação para a campanha municipal de Mendes esperando a manutenção da concessão dos serviços de água e esgoto do município com a CAB Ambiental, empresa que pertencia ao grupo Galvão Engenharia. De acordo com o empresário, foram feitos dois pagamentos na época, um no valor de R$ 400 mil, em 2 de outubro de 2012, e outro de R$ 100 mil, em 23 de outubro. “Estava implícito que as doações serviriam para manter um bom andamento do contrato se eleito Mauro Mendes”, diz trecho da delação. Os recursos foram transferidos para o diretório nacional do PSB, partido de Mendes na época, e, então, repassados para a candidatura. Doações empresariais eram permitidas naquele ano, desde que fossem declaradas à Justiça eleitoral. A prestação de contas de Mauro Mendes em 2012 confirma os dois repasses da Galvão Engenharia no total de R$ 500 mil, registrados nos dias 4 e 25 de outubro, entre o primeiro e o segundo turno. Delator diz que doação estava condicionada a contrato Procurado pelo Congresso em Foco, o governador diz que desconhece a investigação e que jamais condicionou qualquer ato ao recebimento de vantagens financeiras. Mendes não fez referência, no entanto, aos outros R$ 500 mil citados pelo delator.
Pedido de R$ 6 milhões
Mario de Queiroz Galvão também acusa o então presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) à época, Jandir Milan, de ter solicitado R$ 6 milhões em benefício de Mauro Mendes, de quem é amigo particular. Segundo o delator, o pedido foi feito em uma reunião no dia 13 de novembro, na sede da Galvão Engenharia no Rio de Janeiro e contou com a presença do então recém-eleito prefeito de Cuiabá. O executivo disse que se negou a atender ao pedido, alegando que a empreiteira não tinha condição financeira de fazer o pagamento. Em fevereiro do ano seguinte, em 2013, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arsec) deixou de aplicar reajuste da tarifa de água de 14,98%, previsto em contrato, e reduziu o valor da tarifa em 0,92%. A medida foi classificada pelo delator como uma retaliação de Mauro Mendes por conta do não pagamento da propina de R$ 6 milhões. O empreiteiro relatou que o presidente da CAB Ambiental, Italo Joffoly, pediu a ele que doasse novo montante à regional do PSB, partido de Mendes na ocasião. Segundo a delação, a Galvão Engenharia transferiu R$ 500 mil para o Diretório Municipal do partido em Cuiabá, então controlado por Mauro Mendes. Mario também revela que foram feitos pagamentos "em espécie", mas não diz se foi referente a uma nova propina referente aos R$ 6 milhões solicitados. O governador Mauro Mendes também foi citado na delação do empresário Júnior Mendonça, que deu origem à Operação Ararath. Em 2014 ele foi alvo de busca e apreensão quando ainda exercia o cargo de prefeito. A PF investigou um contrato de R$ 3,2 milhões com a empresa Amazônia Petróleo e Júnior Mendonça, acusado de agiotagem que teria emprestado dinheiro a Mendes. Como o contrato não chegou a ser executado, a investigação foi arquivada. O nome dele também aparece nas delações do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa e do ex-secretário Pedro Nadaf.
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TAMBÉM ENVOLVIDO NA DELAÇÃO NACIONAL
DELATOR FEDERAL CONFIRMA RECEBIMENTO DE PROPINA PELO GOVERNADOR MAURO MENDES
Lázaro Thor Borges e Pablo Rodrigo
(Congresso em Foco)
Eleito com um forte discurso anticorrupção, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), é um dos políticos acusados na delação premiada dos executivos da Galvão Engenharia. O empresário Mario de Queiroz Galvão afirmou, em acordo de delação premiada homologado no Supremo Tribunal Federal (STF), que pagou pelo menos R$ 1 milhão em propina para o governador em outubro de 2012 e fevereiro de 2013, em três parcelas. Segundo o delator, o núcleo político de Mendes havia pedido ao grupo R$ 6 milhões, mas não foi atendido. As acusações se referem ao período em que ele era candidato e prefeito eleito de Cuiabá pelo PSB.As informações constam de inquérito aberto pela Polícia Federal com base na delação premiada da Galvão Engenharia no âmbito da Operação Lava Jato. O procedimento tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por envolver a suspeita de crime eleitoral, e teve seu prazo para conclusão estendido por dois meses no último dia 4. O processo cita trechos da delação de Mario Galvão. Segundo ele, Mauro Mendes recebeu R$ 500 mil em 2012, quando disputou com sucesso a prefeitura de Cuiabá, e outros R$ 500 mil quando já era prefeito. O hoje governador nega a acusação e diz que declarou legalmente as doações que recebeu da empreiteira. Mario Galvão conta que fez a doação para a campanha municipal de Mendes esperando a manutenção da concessão dos serviços de água e esgoto do município com a CAB Ambiental, empresa que pertencia ao grupo Galvão Engenharia. De acordo com o empresário, foram feitos dois pagamentos na época, um no valor de R$ 400 mil, em 2 de outubro de 2012, e outro de R$ 100 mil, em 23 de outubro. “Estava implícito que as doações serviriam para manter um bom andamento do contrato se eleito Mauro Mendes”, diz trecho da delação. Os recursos foram transferidos para o diretório nacional do PSB, partido de Mendes na época, e, então, repassados para a candidatura. Doações empresariais eram permitidas naquele ano, desde que fossem declaradas à Justiça eleitoral. A prestação de contas de Mauro Mendes em 2012 confirma os dois repasses da Galvão Engenharia no total de R$ 500 mil, registrados nos dias 4 e 25 de outubro, entre o primeiro e o segundo turno. Delator diz que doação estava condicionada a contrato Procurado pelo Congresso em Foco, o governador diz que desconhece a investigação e que jamais condicionou qualquer ato ao recebimento de vantagens financeiras. Mendes não fez referência, no entanto, aos outros R$ 500 mil citados pelo delator.
Pedido de R$ 6 milhões
Mario de Queiroz Galvão também acusa o então presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) à época, Jandir Milan, de ter solicitado R$ 6 milhões em benefício de Mauro Mendes, de quem é amigo particular. Segundo o delator, o pedido foi feito em uma reunião no dia 13 de novembro, na sede da Galvão Engenharia no Rio de Janeiro e contou com a presença do então recém-eleito prefeito de Cuiabá. O executivo disse que se negou a atender ao pedido, alegando que a empreiteira não tinha condição financeira de fazer o pagamento. Em fevereiro do ano seguinte, em 2013, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arsec) deixou de aplicar reajuste da tarifa de água de 14,98%, previsto em contrato, e reduziu o valor da tarifa em 0,92%. A medida foi classificada pelo delator como uma retaliação de Mauro Mendes por conta do não pagamento da propina de R$ 6 milhões. O empreiteiro relatou que o presidente da CAB Ambiental, Italo Joffoly, pediu a ele que doasse novo montante à regional do PSB, partido de Mendes na ocasião. Segundo a delação, a Galvão Engenharia transferiu R$ 500 mil para o Diretório Municipal do partido em Cuiabá, então controlado por Mauro Mendes. Mario também revela que foram feitos pagamentos "em espécie", mas não diz se foi referente a uma nova propina referente aos R$ 6 milhões solicitados. O governador Mauro Mendes também foi citado na delação do empresário Júnior Mendonça, que deu origem à Operação Ararath. Em 2014 ele foi alvo de busca e apreensão quando ainda exercia o cargo de prefeito. A PF investigou um contrato de R$ 3,2 milhões com a empresa Amazônia Petróleo e Júnior Mendonça, acusado de agiotagem que teria emprestado dinheiro a Mendes. Como o contrato não chegou a ser executado, a investigação foi arquivada. O nome dele também aparece nas delações do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa e do ex-secretário Pedro Nadaf.
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TAMBÉM ENVOLVIDO NA DELAÇÃO NACIONAL
De acordo com o empresário QUEIROZ GALVÃO, R$ 40 milhões foram incluídos em contratos celebrados entre a Galvão Engenharia e construtoras de Mato Grosso, a maioria delas ligadas a políticos. Ele contou que foi realizado um contrato de R$ 7,4 milhões com a Construtora Nhambiquaras Ltda., que pertence ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM). O empreiteiro afirmou que outro contrato, de R$ 10,8 milhões, foi fechado com a Três Irmãos Engenharia Ltda., ligada ao deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), todos integrantes da base aliada do governador Mauro Mendes.
quarta-feira, 10 de junho de 2020
PERDIDO NO ESPAÇO, GOVERNADOR TRANSFORMA PREFEITOS EM INIMIGOS
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não poupou críticas ao governo do Estado e destacou que a gestão estadual entrou em colapso e elegeu os prefeitos como inimigos e algozes da crise na saúde. Além de lembrar, que Cuiabá é responsável por carregar o sistema de saúde pública nas costas, atendendo pacientes do interior.
"A gestão estadual entrou em colapso e não sabe o que fazer, e escolheram um inimigo, antes era só Cuiabá, mas agora passaram a ser os prefeitos do interior, que foram escolhidos como algozes da crise justamente por aquele que deveria lhes apoiar, dar sustentação, e abrir diálogo para que juntos pudessemos superar a crise", declarou em pronunciamento na tarde desta quarta-feira (10) . Para o prefeito, mais uma vez Cuiabá foi chamada para superar a crise na saúde do estado e convocada para o combate à covid-19. Ele lembrou ainda que diariamente a capital já recebe pacientes do interior com outras doenças, que não param também, e agora terá de atuar frente ao coronavírus. O chefe do Executivo aproveitou para se solidarizar com os prefeitos de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e de Cáceres, Francis Maris, que já estão sem leitos para atender os pacientes. "Literalmente Cuiabá carrega a saúde pública não covid nas costas e agora estamos sendo convocados para evitar que o estado caia e que os demais municípios sofram com a falta de leito". Emanuel aproveitou também para desmentir o fato de que Cuiabá estaria negando leitos para pacientes com covid-19. "Mato Grosso está a Deus dará, sem comandante que queira dirigir seus destinos ou sequer que tenha vocação para dirigir nosso destino".
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não poupou críticas ao governo do Estado e destacou que a gestão estadual entrou em colapso e elegeu os prefeitos como inimigos e algozes da crise na saúde. Além de lembrar, que Cuiabá é responsável por carregar o sistema de saúde pública nas costas, atendendo pacientes do interior.
"A gestão estadual entrou em colapso e não sabe o que fazer, e escolheram um inimigo, antes era só Cuiabá, mas agora passaram a ser os prefeitos do interior, que foram escolhidos como algozes da crise justamente por aquele que deveria lhes apoiar, dar sustentação, e abrir diálogo para que juntos pudessemos superar a crise", declarou em pronunciamento na tarde desta quarta-feira (10) . Para o prefeito, mais uma vez Cuiabá foi chamada para superar a crise na saúde do estado e convocada para o combate à covid-19. Ele lembrou ainda que diariamente a capital já recebe pacientes do interior com outras doenças, que não param também, e agora terá de atuar frente ao coronavírus. O chefe do Executivo aproveitou para se solidarizar com os prefeitos de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e de Cáceres, Francis Maris, que já estão sem leitos para atender os pacientes. "Literalmente Cuiabá carrega a saúde pública não covid nas costas e agora estamos sendo convocados para evitar que o estado caia e que os demais municípios sofram com a falta de leito". Emanuel aproveitou também para desmentir o fato de que Cuiabá estaria negando leitos para pacientes com covid-19. "Mato Grosso está a Deus dará, sem comandante que queira dirigir seus destinos ou sequer que tenha vocação para dirigir nosso destino".
Fonte do milagre!
GOVERNADOR REVELA QUE USA CHÁS PARA SE CURAR DO CORONAVÍRUS
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), revelou a receita usada em seu tratamento contra o coronavírus. E, diga-se de passagem, não tem nada de científico nela. Antes de revelar, contudo, Mauro justificou ser um dos casos assintomáticos da doença e, sem sentir alterações, não haveria muito o que fazer. Ele disse ainda que chegou a tomar um antifúngico, mas seu tratamento tem sido feito a base de chás. “Eu tomei chá de gengibre, açafrão, limão com mel, própolis, porque eu fui criado com a minha mãe fazendo muito chá. Ela tinha muita fé em medicamentos naturais e não faz mal também. A púrpura é um anti-inflamatório potente, o gengibre é também muito bom para garganta, pulmão, digestão. Então fiz aí dois litros de chá, pus na minha mesa e a cada dois dias tomo um litro desse aqui e tenho certeza que ajuda bastante, para qualquer situação”, disse, em entrevista à rádio Capital FM.
GOVERNADOR REVELA QUE USA CHÁS PARA SE CURAR DO CORONAVÍRUS
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), revelou a receita usada em seu tratamento contra o coronavírus. E, diga-se de passagem, não tem nada de científico nela. Antes de revelar, contudo, Mauro justificou ser um dos casos assintomáticos da doença e, sem sentir alterações, não haveria muito o que fazer. Ele disse ainda que chegou a tomar um antifúngico, mas seu tratamento tem sido feito a base de chás. “Eu tomei chá de gengibre, açafrão, limão com mel, própolis, porque eu fui criado com a minha mãe fazendo muito chá. Ela tinha muita fé em medicamentos naturais e não faz mal também. A púrpura é um anti-inflamatório potente, o gengibre é também muito bom para garganta, pulmão, digestão. Então fiz aí dois litros de chá, pus na minha mesa e a cada dois dias tomo um litro desse aqui e tenho certeza que ajuda bastante, para qualquer situação”, disse, em entrevista à rádio Capital FM.
DEPUTADO APONTA FALTA ATÉ DE SABONETES EM HOSPITAL TOCADO PELO GOVERNO MAURO
Ulysses Moraes e outros parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de MT fizeram visitas em hospitais. Ao fim, o deputado do PSL postou expondo a falta de sabonete e álcool na Santa Casa. “Hoje fiscalizei quatro hospitais No hospital Santa Casa de Cuiabá, que tem gestão do Governo do Estado, fui lavar as mãos na sala de desparamentação e não tinha sabonete nem álcool. Recebo também vários relatos de atrasos de prestadores de serviços, bem como falta de vários itens. Mas parece que ao invés de (sic) tentarem melhorar, resolveram me atacar com vídeos ofensivos. Saibam de uma coisa: não vou parar!”, afirmou.
segunda-feira, 8 de junho de 2020
FIM DA PICADA. ESCOLAS FECHADAS E CORTE EM VERBAS NA EDUCAÇÃO
São dezenas de escolas fechada no Estado, desde a posse do atual governador. Depois do congelamento de salários dos profissionais da educação, há dois anos sem Revisão Geral Anual (RGA) e o descumprimento da Lei da Dobra do Poder de Compra (Lei nº 510/2013), o Supremo Tribunal Federal (STF), por sete votos favoráveis contra dois contrários, acata a liminar emitida pelo governo Mauro Mendes, reduzindo a aplicação de 35% das receitas estaduais na Educação. Com a vitória, Mauro aplicará apenas 25%.
São dezenas de escolas fechada no Estado, desde a posse do atual governador. Depois do congelamento de salários dos profissionais da educação, há dois anos sem Revisão Geral Anual (RGA) e o descumprimento da Lei da Dobra do Poder de Compra (Lei nº 510/2013), o Supremo Tribunal Federal (STF), por sete votos favoráveis contra dois contrários, acata a liminar emitida pelo governo Mauro Mendes, reduzindo a aplicação de 35% das receitas estaduais na Educação. Com a vitória, Mauro aplicará apenas 25%.
AOS MEUS TUDO, AOS DEMAIS "AS SOBRAS"
Sem alarde, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), entregou, na semana passada, a ampliação e reforma emergencial do Hospital Metropolitano de Várzea Grande para atender pacientes em tratamento do novo coronavírus. A obra, contratada emergencialmente, ou seja, com dispensa de licitação, custou em torno de R$ 6,7 milhões e foi executada pela empresa Lotufo Engenharia Ltda., que tem profundas ligações com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvallho. O secretário é "ex-sócio" da Lotufo, que é sediada no mesmo endereço da São Tadeu Energética, esta, sim, em nome de Mauro Carvalho. Ambas são investigadas na Operação Ararath.
ENTRE CENTENAS, MAIS UM PROCESSO CONTRA O GOVERNADOR MAURO
O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento investigatório criminal contra o governador Mauro Mendes (DEM) por suposta publicação falsa (fake news) em redes sociais envolvendo a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a respeito do possível fechamento de 40 UTIs no Hospital Municipal de Cuiabá. A denúncia que se encontra em sigilo foi apresentada após a briga entre Mendes e Pinheiro. Mauro Mendes afirma que o prefeito da Capital recebeu cerca de R$ 42 milhões do governo federal para custeio dos 40 leitos de UTIs e que teria fechado os leitos após o repasse do valor milionário. “Cadê os leitos de UTI? O que fez com os R$ 42 milhões? Eu estou cobrando, sim, do prefeito Emanuel Pinheiro, cadê os leitos de UTI na cidade de Cuiabá?“, cobrou o governador nesta semana. Emanuel rebateu o governador, afirmando que Mendes seria um empresário ”frio, calculista, leviano e irresponsável“ por usar a pandemia para fins políticos.
O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento investigatório criminal contra o governador Mauro Mendes (DEM) por suposta publicação falsa (fake news) em redes sociais envolvendo a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a respeito do possível fechamento de 40 UTIs no Hospital Municipal de Cuiabá. A denúncia que se encontra em sigilo foi apresentada após a briga entre Mendes e Pinheiro. Mauro Mendes afirma que o prefeito da Capital recebeu cerca de R$ 42 milhões do governo federal para custeio dos 40 leitos de UTIs e que teria fechado os leitos após o repasse do valor milionário. “Cadê os leitos de UTI? O que fez com os R$ 42 milhões? Eu estou cobrando, sim, do prefeito Emanuel Pinheiro, cadê os leitos de UTI na cidade de Cuiabá?“, cobrou o governador nesta semana. Emanuel rebateu o governador, afirmando que Mendes seria um empresário ”frio, calculista, leviano e irresponsável“ por usar a pandemia para fins políticos.
sexta-feira, 5 de junho de 2020
TENENTE CORONEL TAMBÉM COLOCA DÚVIDAS SOBRE DOENÇA DO GOVERNADOR
A exemplo da leitora que questionou a doença do governador, também a tenente coronel Fernanda, candidata de Bolsonaro ao Senado em Mato Grosso, colocou dúvidas sobre a situação do governador, expondo seu visível bem estar físico em seguidos vídeos (sempre gordinho e sorridente), e querendo saber sobre o "milagroso medicamento" que o mesmo vem tomando no "combate ao coronavírus". Foi prontamente rebatida, agredida com palavras pelo que dizem sem o "homem chave" de Mauro Mendes no Estado, o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Aí tem!
A exemplo da leitora que questionou a doença do governador, também a tenente coronel Fernanda, candidata de Bolsonaro ao Senado em Mato Grosso, colocou dúvidas sobre a situação do governador, expondo seu visível bem estar físico em seguidos vídeos (sempre gordinho e sorridente), e querendo saber sobre o "milagroso medicamento" que o mesmo vem tomando no "combate ao coronavírus". Foi prontamente rebatida, agredida com palavras pelo que dizem sem o "homem chave" de Mauro Mendes no Estado, o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Aí tem!
SERÁ ARMAÇÃO A DOENÇA DO GOVERNADOR? MEDO DA BOMBA?
"Que coronavírus é esse do governador? Será tudo enganação? Tudo feito, criado para ludibriar o povo e impedir a BOMBA do Emanuel? Repararam como ele está gordinho no vídeo, sem nenhum sintoma dos atacados pelo terrível vírus? Ele manda na Saúde do estado, não será tudo armação?" Tais indagações merecedoras de reflexão estão em email enviado ao Cacetão por Jeovana F. C. lopes, moradora do CPA, Cuiabá.
O BOTECO
Gordinho,
serelepe,
não para
de contar
dinheiro...
Dinheiro dele,
do boteco dele.
Pinga, cigarro,
cerveja,
bolacha,
quase de tudo
ali se acha.
Certo dia,
sem esperar,
forte dor no peito
fez tudo acabar.
Morreu
o gordinho,
fechou o boteco
e tudo virou cacareco
naquilo que era
um alegre lugar.
(ELY SANTANTONIO)
Gordinho,
serelepe,
não para
de contar
dinheiro...
Dinheiro dele,
do boteco dele.
Pinga, cigarro,
cerveja,
bolacha,
quase de tudo
ali se acha.
Certo dia,
sem esperar,
forte dor no peito
fez tudo acabar.
Morreu
o gordinho,
fechou o boteco
e tudo virou cacareco
naquilo que era
um alegre lugar.
(ELY SANTANTONIO)
quinta-feira, 4 de junho de 2020
CORONAVÍRUS MATA SECRETÁRIO DO GOVERNADOR
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), ex-reitor da Unemat e ex-deputado estadual, Adriano Silva, não resistiu a duas paradas cardíacas e faleceu na noite desta quarta (3). Ele chegou a ser transferido de Cáceres para Cuiabá numa UTI Aérea após seu estado de saúde piorar. Silva testou positivo para coronavírus e aguardava o resultado da contraprova. O ex-reitor da Unemat apresentou sintomas de coronavírus no último domingo (31.05) e passou por exames, na segunda-feira (01.06). Por indicação médica, ele foi internado no Hospital São Luiz, em Cáceres. Porém, o quadro dele piorou. Informações pontam que o pulmão do presidente da Faepmat, cargo que tem status de secretário no estado, chegou a ficar “60% comprometido”.
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), ex-reitor da Unemat e ex-deputado estadual, Adriano Silva, não resistiu a duas paradas cardíacas e faleceu na noite desta quarta (3). Ele chegou a ser transferido de Cáceres para Cuiabá numa UTI Aérea após seu estado de saúde piorar. Silva testou positivo para coronavírus e aguardava o resultado da contraprova. O ex-reitor da Unemat apresentou sintomas de coronavírus no último domingo (31.05) e passou por exames, na segunda-feira (01.06). Por indicação médica, ele foi internado no Hospital São Luiz, em Cáceres. Porém, o quadro dele piorou. Informações pontam que o pulmão do presidente da Faepmat, cargo que tem status de secretário no estado, chegou a ficar “60% comprometido”.
INFECTADO??? LIVRE DA MORTE??????
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) é o sétimo, entre os 27 chefes estaduais do Executivo, a revelar que foi infectado pela covid-19. Detalhe : Nenhum deles morreu ou foi internado em estado gravíssimo. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na noite dessa quarta-feira (3), o Brasil soma 32.602 mortes confirmadas em decorrência da doença.
ADOENTADO GOVERNADOR SE ISOLA EM CASA
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou nesta 5ª feira (4.jun.2020) que foi diagnosticado com a covid-19. Mauro Mendes publicou 1 vídeo em seu facebook comunicando que o exame e a contraprova realizados na 4ª feira (3.jun) confirmaram a infecção e que vai passar a trabalhar de casa. “Daqui em diante vou despachar de casa, por videoconferência, sem os atendimentos presenciais. O governo continuará a tomar todas as medidas necessárias contra a covid-19″, escreveu. Ele afirmou que mesmo estando assintomático, está isolado em 1 quarto dentro de casa. No vídeo, o governador fez 1 apelo para que todos sigam as recomendações de isolamento social. “Quero pedir à população de Mato Grosso que continue tomando muito cuidado, a doença é séria. Se você puder, fique em casa. Se você tem que sair para trabalhar, faça isso com o maior nível de segurança possível.” Os números oficiais da Secretaria de Saúde de Mato Grosso registraram, até 4ª feira (3.jun), o total de 3.029 casos confirmados da covid-19 e 79 mortes em decorrência da doença no Estado.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou nesta 5ª feira (4.jun.2020) que foi diagnosticado com a covid-19. Mauro Mendes publicou 1 vídeo em seu facebook comunicando que o exame e a contraprova realizados na 4ª feira (3.jun) confirmaram a infecção e que vai passar a trabalhar de casa. “Daqui em diante vou despachar de casa, por videoconferência, sem os atendimentos presenciais. O governo continuará a tomar todas as medidas necessárias contra a covid-19″, escreveu. Ele afirmou que mesmo estando assintomático, está isolado em 1 quarto dentro de casa. No vídeo, o governador fez 1 apelo para que todos sigam as recomendações de isolamento social. “Quero pedir à população de Mato Grosso que continue tomando muito cuidado, a doença é séria. Se você puder, fique em casa. Se você tem que sair para trabalhar, faça isso com o maior nível de segurança possível.” Os números oficiais da Secretaria de Saúde de Mato Grosso registraram, até 4ª feira (3.jun), o total de 3.029 casos confirmados da covid-19 e 79 mortes em decorrência da doença no Estado.
O ASSALTANTE
Carumbé, Pascoal Ramos e vários
outros presídios no Estado
conheceram "Candinho",
assaltante de bancos,
juízes e outros...
Sempre com a "metranca"
nas mãos,
era o terror de policiais
e o amor das
mulheres de programas.
Carrões,
motos posantes,
tudo possuiu na juventude.
Conheceu também as drogas.
Todas elas.
Dias atuais.
Deitado,
prostrado
no chão,
babando,
rocando,
vestindo
trapos,
Candinho
colhe frutos
da velhice,
"chapado"...
(ELY SANTANTONIO)
quarta-feira, 3 de junho de 2020
BOLSOS LOTADOS E PATROLAMENTO NA ASSEMBLÉIA
Tudo bem, tudo a mil na AL_MT. Informação de fonte paiagualina indica que, com um "mensalão" variando entre R$ 150 mil e R$ 250 MIL a cada 30 dias, a base governamental tem patrolado a tudo e todos na defesa dos interesses (alguns nada lícitos) do governador Mauro Mendes.
REVOLTADO, PREFEITO CUIABANO APONTA GOVERNADOR MAURO COMO "PROFESSOR DE DEUS, O ILUMINADO"
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) negou nesta terça-feira (2) que trabalhadores da saúde municipal estejam com salários atrasados em qualquer das unidades sob controle da Prefeitura de Cuiabá porque nenhuma delas recebeu notificação e a denúncia sobre 90 dias de atraso teria vindo somente de um escrito apócrifo. E uma vez mais retrucou as críticas do governador Mauro Mendes (DEM) sobre medidas antiCovid-19, chamando-o de professor de Deus. “Eu queria saber também de onde saiu essa história, não recebemos nenhuma notificação, como determina a lei, e o salário da Prefeitura Municipal é sagrado, sai todo último dia útil do mês”, disse. O gestor do município considera que esses casos, se verdadeiros, podem estar referindo-se aos profissionais contratados por empresas para que prestem serviços para o HMC (Hospital Municipal de Cuiabá) em contratos firmados pela ECS (Empresa Cuiabana de Saúde). Logo, alguns médicos poderiam estar contratados pela empresa, numa relação que não tem a ver diretamente com a prefeitura. Porém nada disso chegou até os responsáveis por resolver o virtual atraso. “É uma situação patrão/funcionário que precisa ser detectada, porque tudo isso saiu de um documento apócrifo, mas ninguém se manifestou, ninguém procurou a ECS. O HMC, graças a Deus, continua funcionando normalmente, os pagamentos são feitos como são feitos de praxe, vejo como mais uma maldade, um jogo pra tentar desgastar a gestão”, disse. Perguntado quanto à flexibilização das regras duramente criticadas pelo governador, Emanuel foi irônico, classificando Mauro Mendes como titubeante e perdido no início. “Se eu fosse seguir a postura do governador, tinha perdido o controle naquele momento. Temos que nos pautar por especialistas. Eu me respaldei, e enfrentamos hoje a situação com controle porque assumimos as rédeas”, disse.
Segundo o prefeito, o governador se sente pronto a ensinar somente agora, que medidas foram tomadas e ele ficou confortável na crítica sem ter feito nada, enquanto o município pautou-se pelas orientações do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. “Pelo visto, o único que sabia a fórmula de combater o vírus é o professor de Deus Mauro Mendes, o iluminado, porque só ele sabia. Não sei por que não chamaram ele para dar aula sobre como cuidar o vírus no mundo”, disparou. E depois afirmou que Cuiabá carrega a saúde do Estado nas costas, pois a população não procura hospital estadual, “até porque não existe hospital estadual”. No entendimento de Emanuel, o governador foi motivado por ciúme ao dizer que houve um documento dizendo que seriam 145 UTIs e que depois a prefeitura mudou para 105, mesmo a prefeitura recebendo dinheiro do governo federal para 145. “Leitos para a UTI é prioridade e para as demais doenças também são prioridades, tenho toda uma rede de saúde para atender a população. É o estado quem não atende e nem faz nada e ainda quer atrapalhar. Se você sai para uma unidade básica de saúde é prefeitura, centro de saúde, posto, policlínica, UPA, Hospital São Benedito, HMC, o maior hospital do estado, e ainda fiz o Hospital Referência, no antigo pronto-socorro. Cuiabá carrega a saúde do estado literalmente nas costas”, continuou. Tudo isso enquanto o Estado fica com “essas mentiras, joguinho de palavras, tentando agredir, levar pânico à população”. Emanuel também disse que é tudo muito lamentável, porque ele pretendia queria estar ao lado do governador discutindo prioridades, ajuda mútua pra atender a população durante a pandemia.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) negou nesta terça-feira (2) que trabalhadores da saúde municipal estejam com salários atrasados em qualquer das unidades sob controle da Prefeitura de Cuiabá porque nenhuma delas recebeu notificação e a denúncia sobre 90 dias de atraso teria vindo somente de um escrito apócrifo. E uma vez mais retrucou as críticas do governador Mauro Mendes (DEM) sobre medidas antiCovid-19, chamando-o de professor de Deus. “Eu queria saber também de onde saiu essa história, não recebemos nenhuma notificação, como determina a lei, e o salário da Prefeitura Municipal é sagrado, sai todo último dia útil do mês”, disse. O gestor do município considera que esses casos, se verdadeiros, podem estar referindo-se aos profissionais contratados por empresas para que prestem serviços para o HMC (Hospital Municipal de Cuiabá) em contratos firmados pela ECS (Empresa Cuiabana de Saúde). Logo, alguns médicos poderiam estar contratados pela empresa, numa relação que não tem a ver diretamente com a prefeitura. Porém nada disso chegou até os responsáveis por resolver o virtual atraso. “É uma situação patrão/funcionário que precisa ser detectada, porque tudo isso saiu de um documento apócrifo, mas ninguém se manifestou, ninguém procurou a ECS. O HMC, graças a Deus, continua funcionando normalmente, os pagamentos são feitos como são feitos de praxe, vejo como mais uma maldade, um jogo pra tentar desgastar a gestão”, disse. Perguntado quanto à flexibilização das regras duramente criticadas pelo governador, Emanuel foi irônico, classificando Mauro Mendes como titubeante e perdido no início. “Se eu fosse seguir a postura do governador, tinha perdido o controle naquele momento. Temos que nos pautar por especialistas. Eu me respaldei, e enfrentamos hoje a situação com controle porque assumimos as rédeas”, disse.
Segundo o prefeito, o governador se sente pronto a ensinar somente agora, que medidas foram tomadas e ele ficou confortável na crítica sem ter feito nada, enquanto o município pautou-se pelas orientações do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. “Pelo visto, o único que sabia a fórmula de combater o vírus é o professor de Deus Mauro Mendes, o iluminado, porque só ele sabia. Não sei por que não chamaram ele para dar aula sobre como cuidar o vírus no mundo”, disparou. E depois afirmou que Cuiabá carrega a saúde do Estado nas costas, pois a população não procura hospital estadual, “até porque não existe hospital estadual”. No entendimento de Emanuel, o governador foi motivado por ciúme ao dizer que houve um documento dizendo que seriam 145 UTIs e que depois a prefeitura mudou para 105, mesmo a prefeitura recebendo dinheiro do governo federal para 145. “Leitos para a UTI é prioridade e para as demais doenças também são prioridades, tenho toda uma rede de saúde para atender a população. É o estado quem não atende e nem faz nada e ainda quer atrapalhar. Se você sai para uma unidade básica de saúde é prefeitura, centro de saúde, posto, policlínica, UPA, Hospital São Benedito, HMC, o maior hospital do estado, e ainda fiz o Hospital Referência, no antigo pronto-socorro. Cuiabá carrega a saúde do estado literalmente nas costas”, continuou. Tudo isso enquanto o Estado fica com “essas mentiras, joguinho de palavras, tentando agredir, levar pânico à população”. Emanuel também disse que é tudo muito lamentável, porque ele pretendia queria estar ao lado do governador discutindo prioridades, ajuda mútua pra atender a população durante a pandemia.
MINISTÉRIO PÚBLICO APURA DENÚNCIA SOBRE "SUMIÇO" DE R$ 42 MILHÕES EM VERBAS FEDERAIS NA PREFEITURA CUIABANA
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, determinou a abertura de dois inquéritos para apurar a destinação dos R$ 42 milhões que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) recebeu do governo federal para custeio de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). Os casos serão investigados pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), por conta do foro privilegiado por prerrogativa de função, e pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, na esfera cível. A decisão do chefe do Ministério Público em determinar as investigações tem por base a denúncia do governador Mauro Mendes (DEM), que cobrou publicamente Emanuel em relação a abertura de novos leitos de UTIs na Capital. “Cadê os leitos de UTI? O que fez com os R$ 42 milhões? Como ele não consegue responder isso, começa a criar esse jogo de palavras. Eu estou cobrando, sim, do prefeito Emanuel Pinheiro, cadê os leitos de UTI na cidade de Cuiabá? Qual leito novo ele abriu na cidade nesses últimos 90 dias?”, questionou Mauro Mendes na última segunda-feira (1).
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, determinou a abertura de dois inquéritos para apurar a destinação dos R$ 42 milhões que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) recebeu do governo federal para custeio de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). Os casos serão investigados pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), por conta do foro privilegiado por prerrogativa de função, e pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, na esfera cível. A decisão do chefe do Ministério Público em determinar as investigações tem por base a denúncia do governador Mauro Mendes (DEM), que cobrou publicamente Emanuel em relação a abertura de novos leitos de UTIs na Capital. “Cadê os leitos de UTI? O que fez com os R$ 42 milhões? Como ele não consegue responder isso, começa a criar esse jogo de palavras. Eu estou cobrando, sim, do prefeito Emanuel Pinheiro, cadê os leitos de UTI na cidade de Cuiabá? Qual leito novo ele abriu na cidade nesses últimos 90 dias?”, questionou Mauro Mendes na última segunda-feira (1).
GOVERNADOR ACUSA PREFEITO CUIABANO DE FALSIFICAR BALANÇO DA PREFEITURA
Em sua incansável briga, o governador Mauro Mendes (DEM) voltou a responder o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em coletiva de imprensa, durante entrega de 20 ambulâncias aos hospitais regionais, no Palácio Paiaguás. Quando revelou que teria tido acesso a uma denúncia do vereador Marcelo Bussiki (DEM), onde mostra que o emedebista teria falsificado um balanço da prefeitura, referente ao ano de 2019. "Eu vi uma denúncia assinada pelo vereador Marcelo Bussiki, de que ele [Emanuel Pinheiro] falsificou o balanço de 2019", disparou Mendes nesta terça-feira ( 02). Mendes disse que é lamentável que Cuiabá tenha um prefeito que 'joga palavras ao vento' e que mente o tempo todo. "Cadê as UTIs novas que ele montou em Cuiabá? Como não montou nenhuma, fica jogando factóides, fala para cá, mente acolá. Abrimos a Santa Casa, que o prefeito deixou fechar, todo mundo sabe disto. Depois de 60 dias, mentindo, indo a Brasília (DF), dizendo que tinha solução".
Em sua incansável briga, o governador Mauro Mendes (DEM) voltou a responder o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em coletiva de imprensa, durante entrega de 20 ambulâncias aos hospitais regionais, no Palácio Paiaguás. Quando revelou que teria tido acesso a uma denúncia do vereador Marcelo Bussiki (DEM), onde mostra que o emedebista teria falsificado um balanço da prefeitura, referente ao ano de 2019. "Eu vi uma denúncia assinada pelo vereador Marcelo Bussiki, de que ele [Emanuel Pinheiro] falsificou o balanço de 2019", disparou Mendes nesta terça-feira ( 02). Mendes disse que é lamentável que Cuiabá tenha um prefeito que 'joga palavras ao vento' e que mente o tempo todo. "Cadê as UTIs novas que ele montou em Cuiabá? Como não montou nenhuma, fica jogando factóides, fala para cá, mente acolá. Abrimos a Santa Casa, que o prefeito deixou fechar, todo mundo sabe disto. Depois de 60 dias, mentindo, indo a Brasília (DF), dizendo que tinha solução".
A COSTUREIRA
Alta, branquinha,
magrinha,
lá vai ela,
descendo aos trancos
a rua da favela.
Vai trabalhar...
Trabalho demorado,
complicado,
suado,
para quem
desconhece.
Não para ela...
Rapidinho
faz dezenas
de alcinhas
de algodão.
Ao fim do dia
tem blusinhas,
calcinhas
e outros frutos
da profissão.
É costureira!
(ELY SANTANTONIO)
Alta, branquinha,
magrinha,
lá vai ela,
descendo aos trancos
a rua da favela.
Vai trabalhar...
Trabalho demorado,
complicado,
suado,
para quem
desconhece.
Não para ela...
Rapidinho
faz dezenas
de alcinhas
de algodão.
Ao fim do dia
tem blusinhas,
calcinhas
e outros frutos
da profissão.
É costureira!
(ELY SANTANTONIO)
terça-feira, 2 de junho de 2020
FÓRMULA "MÁGICA" PARA AMPLIAR FORTUNAS
Nada a ver com a BOMBA do Emanuel... Esquemas traçados (SEM PROPINAS???) aumentam (muito) fortunas em Mato Grosso. Rico, inteligentíssimo, o governador Mauro Mendes encontrou, de acordos com denúncia exposta ao MPE, e até o momento sem indícios de investigação, a "fórmula mágica" para engrandecer seu patrimônio (NÃO O PESSOAL, O EXTRA!) sem riscos aparentes. O saque tem sido momentaneamente trimestral.
Nada a ver com a BOMBA do Emanuel... Esquemas traçados (SEM PROPINAS???) aumentam (muito) fortunas em Mato Grosso. Rico, inteligentíssimo, o governador Mauro Mendes encontrou, de acordos com denúncia exposta ao MPE, e até o momento sem indícios de investigação, a "fórmula mágica" para engrandecer seu patrimônio (NÃO O PESSOAL, O EXTRA!) sem riscos aparentes. O saque tem sido momentaneamente trimestral.
MORENA SORRIDENTE
Bela, morena, passou por mim...
De bicicleta,
sorridente,
contente com a vida miserável.
Viciada em cocaína,
maconha,
cheirinho da Loló
e tantas outras
conseguidas à noite, após vários
e cansativos programas.
Seu nome?
Não sei.
Sei que é cuiabana,
bela,
morena,
tem vinte e poucos anos,
mas parece ter 40...
(ELY SANTANTONIO)
Bela, morena, passou por mim...
De bicicleta,
sorridente,
contente com a vida miserável.
Viciada em cocaína,
maconha,
cheirinho da Loló
e tantas outras
conseguidas à noite, após vários
e cansativos programas.
Seu nome?
Não sei.
Sei que é cuiabana,
bela,
morena,
tem vinte e poucos anos,
mas parece ter 40...
(ELY SANTANTONIO)
segunda-feira, 1 de junho de 2020
Drama de um bilionário!
xxxxxxxxxxx
GOVERNADOR E "REI DO OURO", MAURO MENDES TRANSFORMA-SE EM ALVO DE QUADRILHA
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) investiga se a quadrilha que trocou tiros com a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), no dia 25 de maio, e acabou presa no mesmo dia pela unidade da Polícia Civil, planejava atacar a mineradora Maney, que tem o governador Mauro Mendes (DEM) como um dos proprietários. “Não podemos descartar isto. Porém, eles negam e irão negar sobre o caso. É bem possível, pelo armamento e a localização em que estavam, que era próximo”, disse o delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Flavio Stringueta. Esta também foi a informação que chegou à Polícia Militar, no dia do fato. A delegada Juliana Palhares também completa a informação de que a quadrilha poderia estar planejando um ataque na mineradora. "Mas sem a confirmação dos presos, a investigação sobre essa possibilidade deverá demorar mais alguns dias". Palhares ainda completa que devido ao forte armamento encontrado com os bandidos, a possibilidade de ataque na mineradora poderia ser um dos planos do bando. "As informações tem procedência, tem uma certa razoabilidade, tendo em vista que eles não conseguiram o dinheiro nas ocorrências anteriores. Eles tinham explosivos, tinham armamento de alto calibre, eles estavam atrás do que? Do dinheiro. Então é uma hipótese bastante crível essa de que eles teriam partido para o roubo da mineradora", completou a delegada. A empresa Maney Mineradora Casa de Pedra tem como seus proprietários: Mauro Mendes, Valdinei Mauro de Souza e Jéssica Cristina de Souza (filha de Valdinei). Ela fica na região onde houve a troca de tiros entre os bandidos e a Rotam.
xxxxxxxxxxx
GOVERNADOR E "REI DO OURO", MAURO MENDES TRANSFORMA-SE EM ALVO DE QUADRILHA
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) investiga se a quadrilha que trocou tiros com a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), no dia 25 de maio, e acabou presa no mesmo dia pela unidade da Polícia Civil, planejava atacar a mineradora Maney, que tem o governador Mauro Mendes (DEM) como um dos proprietários. “Não podemos descartar isto. Porém, eles negam e irão negar sobre o caso. É bem possível, pelo armamento e a localização em que estavam, que era próximo”, disse o delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Flavio Stringueta. Esta também foi a informação que chegou à Polícia Militar, no dia do fato. A delegada Juliana Palhares também completa a informação de que a quadrilha poderia estar planejando um ataque na mineradora. "Mas sem a confirmação dos presos, a investigação sobre essa possibilidade deverá demorar mais alguns dias". Palhares ainda completa que devido ao forte armamento encontrado com os bandidos, a possibilidade de ataque na mineradora poderia ser um dos planos do bando. "As informações tem procedência, tem uma certa razoabilidade, tendo em vista que eles não conseguiram o dinheiro nas ocorrências anteriores. Eles tinham explosivos, tinham armamento de alto calibre, eles estavam atrás do que? Do dinheiro. Então é uma hipótese bastante crível essa de que eles teriam partido para o roubo da mineradora", completou a delegada. A empresa Maney Mineradora Casa de Pedra tem como seus proprietários: Mauro Mendes, Valdinei Mauro de Souza e Jéssica Cristina de Souza (filha de Valdinei). Ela fica na região onde houve a troca de tiros entre os bandidos e a Rotam.
FÓRMULA DE UM "BOM" GOVERNO
XXXXXXXX
ENTROU NO "ESQUEMA" RECEBE EM DIA
O governador Mauro Mendes (DEM) evidenciou durante entrevista na manhã desta segunda-feira (1), a Rádio Mega FM, a transparência de seu governo quanto a pagamento de obras e também de fornecedores durante seu mandato. Mendes ainda deixou claro que há contas de 2017 e 2018, deixadas pelo ex-governador Pedro Taques. "Fizemos medidas duras e amargas em 2019, para poder colocar os pagamentos em dias. Não temos dívidas mensais, estão tudo em dia. Fazemos um trabalho pensando na nossa gestão e com isso temos ganhado", disse o governador. Mauro ainda disse que os pagamentos da saúde também estão com as ordens em dias, porém alguns referentes da antiga gestão ainda estão com problemas para ordem de pagamento. Sem citar Taques, Mauro disse que além disso, colocou salário em dias, pagou 13º e ainda quitou o que estava em atraso. "Eu não tenho máquina de dinheiro e nem varinha mágica para fabricar dinheiro, mas tivemos que fazer trabalhos dobrados para ajeitar pagamentos atrasados, principalmente de servidores. Os pagamentos mensais de nossa gestão estão em dias. Mas, estamos tentando colocar em dia o que foi usado em 2017 e 2018".
XXXXXXXX
ENTROU NO "ESQUEMA" RECEBE EM DIA
O governador Mauro Mendes (DEM) evidenciou durante entrevista na manhã desta segunda-feira (1), a Rádio Mega FM, a transparência de seu governo quanto a pagamento de obras e também de fornecedores durante seu mandato. Mendes ainda deixou claro que há contas de 2017 e 2018, deixadas pelo ex-governador Pedro Taques. "Fizemos medidas duras e amargas em 2019, para poder colocar os pagamentos em dias. Não temos dívidas mensais, estão tudo em dia. Fazemos um trabalho pensando na nossa gestão e com isso temos ganhado", disse o governador. Mauro ainda disse que os pagamentos da saúde também estão com as ordens em dias, porém alguns referentes da antiga gestão ainda estão com problemas para ordem de pagamento. Sem citar Taques, Mauro disse que além disso, colocou salário em dias, pagou 13º e ainda quitou o que estava em atraso. "Eu não tenho máquina de dinheiro e nem varinha mágica para fabricar dinheiro, mas tivemos que fazer trabalhos dobrados para ajeitar pagamentos atrasados, principalmente de servidores. Os pagamentos mensais de nossa gestão estão em dias. Mas, estamos tentando colocar em dia o que foi usado em 2017 e 2018".
CULPA DAS MINHOCAS???
XXXXXXXXXXXXX
GOVERNADOR RESPONSABILIZA PROFESSORES POR NÃO PAGAMENTO DE SALÁRIOS
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), culpou os profissionais interinos da Educação por não estarem recebendo o salário. Segundo o chefe do Executivo Estadual, se eles não tivessem declarado greve no ano passado, isso não estaria acontecendo. "Naquelas escolas que fizeram greve ano passado, a aula não tinha iniciado [final do mês de março]. O governo não tinha ainda assinado o contrato com eles e veio a paralisação, oras bolas, como é que o governo vai assinar contrato se as aulas não iniciaram. […] Esse problema está acontecendo e a culpa disso foi aquela greve que não levou a nada”, disse o governador em entrevista à Rádio Mega FM, nesta segunda-feira (1). Os servidores da rede estadual de educação não tiveram os contratos renovados devido à suspensão das aulas, como prevenção ao novo coronavírus, e estão sem receber os salários neste ano. Mato Grosso tem cerca de 10 mil servidores temporários na rede estadual de educação. Além de culpar os servidores por não estarem recebendo, Mendes também alfinetou a classe dizendo que só poderia dar aumento aos profissionais se acontecesse um aumento nos índices de qualidade na educação, o que obviamente não depende exclusivamente dos profissionais, mas sim de uma série de medidas implementadas pelo Governo Estadual. Inclusive, salário digno aos profissionais da área. "Eu não sou um homem de blefar, o Governo do Estado está aí, pagando salário atrasado, parcelando. Como é que vou dar aumento, ganho real? Ainda falei para eles ‘olha vocês têm o terceiro melhor salário do Brasil, nós precisamos trabalhar para melhorar a qualidade da educação’, mas eles insistiram em ir para a greve”, alfinetou Mendes.
sexta-feira, 29 de maio de 2020
DESVIO DE RECURSOS, MENTIRAS AO MONTES, ORIGINAM PROCESSO CONTRA GOVERNADOR MAURO MENDES
Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) disse que vai representar criminalmente o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), por propagação de notícias falsas e de pânico na população em relação à pandemia do novo coronavírus. O motivo são as afirmações de membros do governo estadual de que o Município fechou 40 leitos de UTI destinados a pessoas que contraíram a covid-19. Segundo a prefeitura, 30 destes leitos foram, na verdade, transferidos de um hospital para outro. O anúncio foi feito pelo prefeito no fim da manhã desta sexta-feira (29), horas após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) denunciar o Município ao Ministério Público Federal (MPF). A acusação foi por supostos atos ilícitos envolvendo R$ 41 milhões enviados pelo Ministério da Saúde à Capital.
Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) disse que vai representar criminalmente o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), por propagação de notícias falsas e de pânico na população em relação à pandemia do novo coronavírus. O motivo são as afirmações de membros do governo estadual de que o Município fechou 40 leitos de UTI destinados a pessoas que contraíram a covid-19. Segundo a prefeitura, 30 destes leitos foram, na verdade, transferidos de um hospital para outro. O anúncio foi feito pelo prefeito no fim da manhã desta sexta-feira (29), horas após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) denunciar o Município ao Ministério Público Federal (MPF). A acusação foi por supostos atos ilícitos envolvendo R$ 41 milhões enviados pelo Ministério da Saúde à Capital.
ROBERTO FRANÇA RUMO À PREFEITURA DA CAPITAL
Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Roberto França não esconde sua simpatia por Jair Bolsonaro, embora não exagere nos elogios. Filiado ao Patriota, o ex-prefeito França chegou a ser cortejado pelo DEM de Mauro Mendes, com um nome de peso para encarar uma eventual recandidatura do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). As conversas do grupo do governador com o ex-prefeito esfriaram. RF encontrou guarida no Patriota, chefiado pelo pastor bolsonarista Victório Galli.
Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Roberto França não esconde sua simpatia por Jair Bolsonaro, embora não exagere nos elogios. Filiado ao Patriota, o ex-prefeito França chegou a ser cortejado pelo DEM de Mauro Mendes, com um nome de peso para encarar uma eventual recandidatura do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). As conversas do grupo do governador com o ex-prefeito esfriaram. RF encontrou guarida no Patriota, chefiado pelo pastor bolsonarista Victório Galli.
quarta-feira, 27 de maio de 2020
ENVOLTO EM ROUBALHEIRAS IRMÃO DE "MANÉ" FOGE DE CPI NA CÂMARA CUIABANA
Diante da reusa do empresário Marcos Polo, o “Popó”, proprietário do Instituto Mark de Pesquisa, em prestar depoimento junto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara de Cuiabá para investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o vereador Felipe Wellaton (Cidadania) protocolou um requerimento solicitando a convocação da também sócia da empresa, Barbara Pinheiro, esposa do Popó, irmão do chefe do Executivo Municipal. Ela, inclusive, responde pela Secretaria de Recursos Humanos do Parlamento Municipal desde o início desta legislatura. O documento solicitando a convocação foi recebido pelos membros da CPI durante reunião remota realizada na manhã desta quarta-feira (27), e deverá ser apreciado em sessão especial ainda a ser convocada.
Diante da reusa do empresário Marcos Polo, o “Popó”, proprietário do Instituto Mark de Pesquisa, em prestar depoimento junto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara de Cuiabá para investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o vereador Felipe Wellaton (Cidadania) protocolou um requerimento solicitando a convocação da também sócia da empresa, Barbara Pinheiro, esposa do Popó, irmão do chefe do Executivo Municipal. Ela, inclusive, responde pela Secretaria de Recursos Humanos do Parlamento Municipal desde o início desta legislatura. O documento solicitando a convocação foi recebido pelos membros da CPI durante reunião remota realizada na manhã desta quarta-feira (27), e deverá ser apreciado em sessão especial ainda a ser convocada.
FORTUNAS DESVIADAS DOS COFRES ESTADUAIS
Acima do bem e do mal, assim caminha o governador Mauro Mendes em seu segundo ano de governo. Suas empresas, antes falidas, agora recuperadas e muito bem. Competência? Sorte? Ou esquemas fraudulentos, secretíssimos, milionários, desviando fortunas dos cofres estaduais??????
Acima do bem e do mal, assim caminha o governador Mauro Mendes em seu segundo ano de governo. Suas empresas, antes falidas, agora recuperadas e muito bem. Competência? Sorte? Ou esquemas fraudulentos, secretíssimos, milionários, desviando fortunas dos cofres estaduais??????
GOVERNADOR PERVERSO E IRRESPONSÁVEL
O secretário de Planejamento de Cuiabá, Zito Adrien, além de chamar o governador de “irresponsável”, aproveitou para apontar o que considera como um jeito de governador “perverso” e contra o servidores e a camada mais humildade da população. “O governo Mauro Mendes se autoproclama moderno, eficiente, transparente. Mas na prática essa imagem desejada está descolada da realidade. O que se impõe no dia a dia é a sucessão de fatos de uma gestão que despreza os menos favorecidos, persegue o servidor público, tem dificuldade em prestar contas e carece de competência administrativa. A máscara do governador caiu, revelando toda sua irresponsabilidade”, diz Zito Adrien.
O secretário de Planejamento de Cuiabá, Zito Adrien, além de chamar o governador de “irresponsável”, aproveitou para apontar o que considera como um jeito de governador “perverso” e contra o servidores e a camada mais humildade da população. “O governo Mauro Mendes se autoproclama moderno, eficiente, transparente. Mas na prática essa imagem desejada está descolada da realidade. O que se impõe no dia a dia é a sucessão de fatos de uma gestão que despreza os menos favorecidos, persegue o servidor público, tem dificuldade em prestar contas e carece de competência administrativa. A máscara do governador caiu, revelando toda sua irresponsabilidade”, diz Zito Adrien.
terça-feira, 14 de abril de 2020
MENDES, "rei dos processos" por dívidas, fraudes
Somados, como titular do Grupo Bimetal e os da Campanha 2018, chega-se a fabulosa soma de 1.689 processos. Questionado pela imprensa, o ex-governador Pedro Taques defende que quem precisa dar explicações à população sobre os processos judiciais a que responde é Mauro Mendes - “que já aposentou dois juízes acusados de fraude junto com ele”. “Eu sempre combati a corrupção. Respondo pelo meu CPF. Agora, tem gente por aí que responde na Justiça por dívidas empresariais, fraude em processo de compra de apartamento, fraude em compra de mineradora. Dois juízes do Trabalho foram afastados por causa disso. A explicação tem que vir do lado de lá, do eixo do Mauro”, disparou. Taques fez referência ao processo em que Mauro é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de participar de esquema que causou prejuízo de R$ 700 milhões à União. A trama envolve fraude processual, favorecimento a particular e apropriação de valores do leilão judicial de uma mina de ouro em Cuiabá. Pelos crimes, Mauro Mendes responde por improbidade administrativa na Justiça Federal. O caso já rendeu a aposentadoria de um juiz. No outro processo que também causou a aposentadoria de uma juíza, o democrata é acusado de fraude na compra de um apartamento que também foi leiloado.
Somados, como titular do Grupo Bimetal e os da Campanha 2018, chega-se a fabulosa soma de 1.689 processos. Questionado pela imprensa, o ex-governador Pedro Taques defende que quem precisa dar explicações à população sobre os processos judiciais a que responde é Mauro Mendes - “que já aposentou dois juízes acusados de fraude junto com ele”. “Eu sempre combati a corrupção. Respondo pelo meu CPF. Agora, tem gente por aí que responde na Justiça por dívidas empresariais, fraude em processo de compra de apartamento, fraude em compra de mineradora. Dois juízes do Trabalho foram afastados por causa disso. A explicação tem que vir do lado de lá, do eixo do Mauro”, disparou. Taques fez referência ao processo em que Mauro é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de participar de esquema que causou prejuízo de R$ 700 milhões à União. A trama envolve fraude processual, favorecimento a particular e apropriação de valores do leilão judicial de uma mina de ouro em Cuiabá. Pelos crimes, Mauro Mendes responde por improbidade administrativa na Justiça Federal. O caso já rendeu a aposentadoria de um juiz. No outro processo que também causou a aposentadoria de uma juíza, o democrata é acusado de fraude na compra de um apartamento que também foi leiloado.
MILHARES DE PROFESSORES PASSANDO FOME EM MATO GROSSO COLOCAM RUSGA ENTRE MENDES E BOTELHO
O governador Mauro Mendes (DEM) culpou a greve dos profissionais de Educação, que ocorreu em 2019, pela não renovação dos contratos com os professores interinos das escolas estaduais. Cerca de 10 mil profissionais interinos (temporários) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não terão seus contratos renovados devido a suspensão das aulas da rede estadual de ensino. A paralisação das atividades ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com Mendes, só não foram renovados contratos de profissionais que atuam em escolas que fizeram parte do movimento paredista daquele ano. Isso porque, as unidades que não aderiram a greve tiveram ano letivo iniciado em fevereiro. Já as unidades que integraram a greve deveria iniciar o ano letivo em 23 de março, mas devido a dois decretos governamentais, que estabelece medidas para combater o novo coronavírus, o início das aulas foi adiado para o dia 30 de abril. O protesto durou 75 dias e os profissionais da rede estadual de Educação decidiram pelo fim da paralisação no dia 9 de agosto daquele ano. “Aquelas escolas que entraram em greve, que terminou o período letivo atrasado, o Governo não assinou o contrato ainda com esses profissionais Ora, se está parado, não começou as aulas, eu vou assinar contratos para mandar o cara para casa?”, questionou Mendes à imprensa, na semana passada. “As escolas estão paradas. Sabe por que que está parado agora? Por culpa do Sintep, que fez greve no ano passado, porque as escolas que não fizeram greve iniciaram o período de trabalho no mês de fevereiro”, acrescentou. O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), classificou a atitude de Mendes como “injusta” e “desrespeitosa” e pediu a renovação. Para o governador, atender ao pedido do Legislativo e do Sintep seria incorrer em ato de improbidade administrativa. “Se fizesse isso estaria rasgando dinheiro público e seria processado pelo Ministério Público por improbidade. E a culpa disso foi da greve do ano passado, porque as escolas que não ficaram em greve estão recebendo”, afirmou. “Quando reiniciar as aulas, farei questão de assinar esses contratos”, completou.
O governador Mauro Mendes (DEM) culpou a greve dos profissionais de Educação, que ocorreu em 2019, pela não renovação dos contratos com os professores interinos das escolas estaduais. Cerca de 10 mil profissionais interinos (temporários) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não terão seus contratos renovados devido a suspensão das aulas da rede estadual de ensino. A paralisação das atividades ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com Mendes, só não foram renovados contratos de profissionais que atuam em escolas que fizeram parte do movimento paredista daquele ano. Isso porque, as unidades que não aderiram a greve tiveram ano letivo iniciado em fevereiro. Já as unidades que integraram a greve deveria iniciar o ano letivo em 23 de março, mas devido a dois decretos governamentais, que estabelece medidas para combater o novo coronavírus, o início das aulas foi adiado para o dia 30 de abril. O protesto durou 75 dias e os profissionais da rede estadual de Educação decidiram pelo fim da paralisação no dia 9 de agosto daquele ano. “Aquelas escolas que entraram em greve, que terminou o período letivo atrasado, o Governo não assinou o contrato ainda com esses profissionais Ora, se está parado, não começou as aulas, eu vou assinar contratos para mandar o cara para casa?”, questionou Mendes à imprensa, na semana passada. “As escolas estão paradas. Sabe por que que está parado agora? Por culpa do Sintep, que fez greve no ano passado, porque as escolas que não fizeram greve iniciaram o período de trabalho no mês de fevereiro”, acrescentou. O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), classificou a atitude de Mendes como “injusta” e “desrespeitosa” e pediu a renovação. Para o governador, atender ao pedido do Legislativo e do Sintep seria incorrer em ato de improbidade administrativa. “Se fizesse isso estaria rasgando dinheiro público e seria processado pelo Ministério Público por improbidade. E a culpa disso foi da greve do ano passado, porque as escolas que não ficaram em greve estão recebendo”, afirmou. “Quando reiniciar as aulas, farei questão de assinar esses contratos”, completou.
sábado, 11 de abril de 2020
PROFESSORES PASSAM FOME NO GOVERNO MENDES
Cerca de 8 mil trabalhadores da educação, interinos da rede estadual de Mato Grosso, estão fora do programa de assistência do governo federal (R$ 600,00) e, ainda, encontram-se desamparados pelo governo Mauro Mendes. Porém, mesmo sendo contribuintes e fundamentais para o funcionamento da Educação Pública estadual, estão descartados de qualquer provimento de subsistência durante a pandemia. A professora Dayane é um exemplo do descaso do governo de Mauro Mendes. Interina há dez anos, na mesma unidade educacional, em Juruena (930 km da Capital) está sem rendimentos desde janeiro. Desde então tem se mantido com os R$ 300 de pensão do filho. “As contas estão sem pagar, nem comprando estamos mais”, relata fazendo menção a irmã e amigas que atuam nas mesmas condições que ela. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira, é como diz a fábula, o governo de Mato Grosso está matando a galinha dos ovos de ouro. “Ao mesmo tempo que alega crise econômica, impacto para as pequenas empresas, desconsidera ações que auxiliarão essas famílias a continuarem mantendo a engrenagem econômica. O governador reafirma a visão equivocada sobre quem sustenta a economia”, disse A professora Maria de Fátima, lotada em escola na capital, está nas mesmas condições da colega Dayane. Aguarda a atribuição na escola onde lecionou em 2019. “Contei pontos lá”, esclarecendo que há necessidade do profissional contratado para a vaga. A professora, assim como defende o Sintep/MT, acredita que poderiam ser enquadrados e, como ocorre com os efetivos, iriam repor as aulas na retomada do ano letivo. As dificuldades também estão sendo enfrentadas pelos profissionais contratados para vagas de Apoio Administrativo Educacional (AAE). A funcionária da infraestrutura (limpeza), Miriam , está na função pelo segundo ano. Trabalhou na escola até do dia 20 de março e, antes da renovação do contrato, dia 23, foi dispensada pelo governo. “Estamos vivendo uma situação difícil, pois meu filho também está desempregado e eu cuido de um netinho de seis meses. Estamos fazendo o que dá, atrasando inclusive o aluguel. Mas não sei até quando”, disse desestimulada com o posicionamento do governo. Também apoio administrativo educacional interino, Rogério está “correndo atrás” para sobreviver. A esposa produz pão caseiro e esta tem sido a única fonte de renda da família, composta ainda por dois adolescentes, de 10 e 15 anos. “No quadro de isolamento nossas encomendas variam dia sim dia não. Até o mês passado conseguíamos em média R$ 800,00”, relata. Esse novo enfrentamento que o Sintep/MT faz com o governo Mauro Mendes está sustentado nas mesmas defesas feitas durante a greve, "Educação não é gasto, é investimento. O governo não admite que assegurar emprego é garantir uma economia saudável e a sobrevivência dos mais vulneráveis", conclui o presidente.
Cerca de 8 mil trabalhadores da educação, interinos da rede estadual de Mato Grosso, estão fora do programa de assistência do governo federal (R$ 600,00) e, ainda, encontram-se desamparados pelo governo Mauro Mendes. Porém, mesmo sendo contribuintes e fundamentais para o funcionamento da Educação Pública estadual, estão descartados de qualquer provimento de subsistência durante a pandemia. A professora Dayane é um exemplo do descaso do governo de Mauro Mendes. Interina há dez anos, na mesma unidade educacional, em Juruena (930 km da Capital) está sem rendimentos desde janeiro. Desde então tem se mantido com os R$ 300 de pensão do filho. “As contas estão sem pagar, nem comprando estamos mais”, relata fazendo menção a irmã e amigas que atuam nas mesmas condições que ela. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira, é como diz a fábula, o governo de Mato Grosso está matando a galinha dos ovos de ouro. “Ao mesmo tempo que alega crise econômica, impacto para as pequenas empresas, desconsidera ações que auxiliarão essas famílias a continuarem mantendo a engrenagem econômica. O governador reafirma a visão equivocada sobre quem sustenta a economia”, disse A professora Maria de Fátima, lotada em escola na capital, está nas mesmas condições da colega Dayane. Aguarda a atribuição na escola onde lecionou em 2019. “Contei pontos lá”, esclarecendo que há necessidade do profissional contratado para a vaga. A professora, assim como defende o Sintep/MT, acredita que poderiam ser enquadrados e, como ocorre com os efetivos, iriam repor as aulas na retomada do ano letivo. As dificuldades também estão sendo enfrentadas pelos profissionais contratados para vagas de Apoio Administrativo Educacional (AAE). A funcionária da infraestrutura (limpeza), Miriam , está na função pelo segundo ano. Trabalhou na escola até do dia 20 de março e, antes da renovação do contrato, dia 23, foi dispensada pelo governo. “Estamos vivendo uma situação difícil, pois meu filho também está desempregado e eu cuido de um netinho de seis meses. Estamos fazendo o que dá, atrasando inclusive o aluguel. Mas não sei até quando”, disse desestimulada com o posicionamento do governo. Também apoio administrativo educacional interino, Rogério está “correndo atrás” para sobreviver. A esposa produz pão caseiro e esta tem sido a única fonte de renda da família, composta ainda por dois adolescentes, de 10 e 15 anos. “No quadro de isolamento nossas encomendas variam dia sim dia não. Até o mês passado conseguíamos em média R$ 800,00”, relata. Esse novo enfrentamento que o Sintep/MT faz com o governo Mauro Mendes está sustentado nas mesmas defesas feitas durante a greve, "Educação não é gasto, é investimento. O governo não admite que assegurar emprego é garantir uma economia saudável e a sobrevivência dos mais vulneráveis", conclui o presidente.
GOVERNADOR DESMORALIZADO
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que, devido às decisões da Justiça derrubando decretos estaduais, as medidas contra o combate e prevenção ao novo coronavírus será de responsabilidade dos prefeitos, e que o governo do estado não questionará. A declaração foi feita durante entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (6). No dia 26 de março, Mendes assinou um decreto permitindo o funcionamento do comércio, desde que os estabelecimentos sigam as normas de segurança, prevenção e combate ao coronavírus. No entanto, no mesmo dia, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), decidiu manter comércio fechado. Três dias depois, o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, determinou que o comércio e transporte de Cuiabá sigam o decreto municipal. A decisão atendeu parcialmente um pedido liminar da Prefeitura de Cuiabá contra o governo do estado. Já na última sexta-feira (3) outra decisão de Perri suspendeu outros dois efeitos do decreto estadual que limita autonomia sobre quarentena de municípios durante combate ao coronavírus no estado. No pedido, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, questionou a limitação da quarentena apenas a pessoas de um grupo de risco e o condicionamento da atuação dos municípios às normativas estabelecidas pelo governo estadual. Mauro Mendes afirmou que o decreto era uma forma de orientar os municípios sobre as medidas durante o período de pandemia do novo coronavírus. “O Ministério Público e o Tribunal de Justiça entenderam que isso é um papel dos municípios, então, a partir de agora, quem vai abri e fechar comércio ou qualquer atividade, serão os prefeitos. Se mantiver aberto ou fechado, é responsabilidade deles. É uma decisão da Justiça e o governo não vai questionar isso”, declarou.
MENDES CONFORMADO
O governador Mauro Mendes (DEM) reafirmou nesta segunda-feira (06) que não pretende recorrer das decisões judiciais que derrubaram parte de seus decretos sobre o fechamento de estabelecimentos comerciais no Estado. As liminares, que atenderam a um mandado de segurança da Prefeitura de Cuiabá e a um pedido feito pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, em uma Ação Declaratória de Inconstitucionalidade (ADI) proposta na semana passada, dão autonomia para que os prefeitos decidam sobre a quarentena em seus respectivos municípios. “Nós estamos orientando o procedimento técnico que deveria ser tomado em Mato Grosso. É impensável imaginar que você possa adotar o mesmo procedimento do estado de São Paulo em Cuiabá ou até mesmo em cidades que não têm nenhum caso confirmado, muito menos casos suspeitos. O Governo do Estado deu uma orientação de como isso deve acontecer, porém, o MP e o TJ entenderam que isso é papel dos municípios. Então, a partir de agora, quem vai abrir ou fechar comércio ou qualquer atividade são os prefeitos. Se mantiver aberto, responsabilidade deles, se fechar, responsabilidade deles. Esse é o entendimento do MP e do TJ e o Governo não vai questionar”, declarou o governador.
quinta-feira, 19 de março de 2020
MATO GROSSO ABANDONADO
========
ATOLEIROS EM RODOVIA ESTADUAL ISOLAM CIDADES

Fotos mostram atoleiros ao longo da MT 322, principalmente no trecho próximo ao distrito de Espigão do Leste, interior de São Félix do Araguaia. Nas fotos carretas atoladas e os motoristas sem ter o que fazer. O distrito é uma das regiões mais prósperas do Norte Araguaia com o desenvolvimento das lavouras de grãos. Apesar das potencialidades agrícolas a estrutura das estradas pouco avançou. Os produtores rurais e motoristas precisam enfrentar a lama e as pontes de madeira.
========
ATOLEIROS EM RODOVIA ESTADUAL ISOLAM CIDADES

Fotos mostram atoleiros ao longo da MT 322, principalmente no trecho próximo ao distrito de Espigão do Leste, interior de São Félix do Araguaia. Nas fotos carretas atoladas e os motoristas sem ter o que fazer. O distrito é uma das regiões mais prósperas do Norte Araguaia com o desenvolvimento das lavouras de grãos. Apesar das potencialidades agrícolas a estrutura das estradas pouco avançou. Os produtores rurais e motoristas precisam enfrentar a lama e as pontes de madeira.
DEPUTADO RUFA CACETE EM MAURO MENDES
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em anular a eleição suplementar ao Senado, do dia 26 de abril, o deputado federal e candidato à vaga José Medeiros (Podemos), aproveitou para disparar críticas ao governador Mauro Mendes (DEM), por meio de sua conta no Twitter. “Acabo de saber que a eleição para Senado em Mato Grosso, foi suspensa. Fechar aeroporto, proibição de voos e transportes vindos de locais com alto índice de contaminação o governador não teve. Adiar a eleição para beneficiar aliados, tenta desde antes do vírus atravessar atlântico", publicou
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em anular a eleição suplementar ao Senado, do dia 26 de abril, o deputado federal e candidato à vaga José Medeiros (Podemos), aproveitou para disparar críticas ao governador Mauro Mendes (DEM), por meio de sua conta no Twitter. “Acabo de saber que a eleição para Senado em Mato Grosso, foi suspensa. Fechar aeroporto, proibição de voos e transportes vindos de locais com alto índice de contaminação o governador não teve. Adiar a eleição para beneficiar aliados, tenta desde antes do vírus atravessar atlântico", publicou
domingo, 15 de março de 2020
30 fazendas do senador e completo descaso do governador
Para moradores interioranos o governador Mauro Mendes não passa, hoje, de um grande mentiroso, caloteiro e embromador descarado. Indignado com o caos em que se transformou um trecho de 120 km da BR-174, especialmente neste período chuvoso, Rogério Rivas, morador há 15 anos em Cotriguaçu, gravou um vídeo neste sábado, em um dos pontos críticos. E logo ali de frente, onde se posicionou de pé e externou sua revolta gesticulando o tempo todo, é que está localizada a fazenda Santa Clara, uma das quase 30 propriedades rurais do senador Jayme Campos. O que motiva maior revolta dos motoristas é que, enquanto encaram atoleiro, avistam do lado uma pista de avião asfaltada da fazenda de Jayme. Rogério cobrou providências dos políticos, chamando-os de demagogos, e lembrou que toda época de eleição muitos prometem lutar pelo asfaltamento, mas nada se concretiza. Por causa dos atoleiros, o trecho entre Castanheira e Juruena estava intransitável neste sábado, formando filas de carretas e carros de passeio.
Para moradores interioranos o governador Mauro Mendes não passa, hoje, de um grande mentiroso, caloteiro e embromador descarado. Indignado com o caos em que se transformou um trecho de 120 km da BR-174, especialmente neste período chuvoso, Rogério Rivas, morador há 15 anos em Cotriguaçu, gravou um vídeo neste sábado, em um dos pontos críticos. E logo ali de frente, onde se posicionou de pé e externou sua revolta gesticulando o tempo todo, é que está localizada a fazenda Santa Clara, uma das quase 30 propriedades rurais do senador Jayme Campos. O que motiva maior revolta dos motoristas é que, enquanto encaram atoleiro, avistam do lado uma pista de avião asfaltada da fazenda de Jayme. Rogério cobrou providências dos políticos, chamando-os de demagogos, e lembrou que toda época de eleição muitos prometem lutar pelo asfaltamento, mas nada se concretiza. Por causa dos atoleiros, o trecho entre Castanheira e Juruena estava intransitável neste sábado, formando filas de carretas e carros de passeio.
sexta-feira, 6 de março de 2020
Acorda, governador!
FALTA COMBUSTÍVEIS, REMÉDIOS E GÊNEROS ALIMENTÍCIOS NO INTERIOR DE MATO GROSSO!


O abandono total das rodovias que ligam o interior à Cuiabá, patrocinado pelo governo Mauro Mendes, somado ao intenso volume de chuvas no está prejudicando o abastecimento nos postos de combustíveis, com mais intensidade na região Noroeste de Mato Grosso. O transporte de cargas na BR-174 e rodovias estaduais que cortam a região está comprometido e, por causa disso, em muitos estabelecimentos o combustível já está em falta. A situação da rodovia piorou desde o último domingo (1). Depois da formação de atoleiros em trechos entre Juruena, a 893 km de Cuiabá, e Castanheira, a 780 km da capital, a rodovia ficou intransitável. Além disso, o Rio Vermelho transbordou em trecho da mesma região, e bloqueou a passagem sobre a ponte. Por causa disso, o transporte de cargas para a região está comprometido. No Distrito de Conselvan, que fica a 80 km de Aripuanã, no norte do estado, o combustível já está em falta. Em um dos principais postos de combustíveis do distrito, o estoque de gasolina acabou no domingo . Um dia depois, acabou o diesel. Caso os fornecedores não consigam chegar com as cargas, o etanol disponível para o distrito só deve durar até esta terça-feira (3). Uma rodovia que poderia servir como rota alternativa para as transportadoras é a MT-183, entre Aripuanã e Juína. No entanto, como a rodovia não é pavimentada, as condições são precárias. O Rio Azul transbordou após as chuvas. A ponte sobre o rio ficou danificada e a estrada está debaixo d’água e cheia de buracos.
FALTA COMBUSTÍVEIS, REMÉDIOS E GÊNEROS ALIMENTÍCIOS NO INTERIOR DE MATO GROSSO!


O abandono total das rodovias que ligam o interior à Cuiabá, patrocinado pelo governo Mauro Mendes, somado ao intenso volume de chuvas no está prejudicando o abastecimento nos postos de combustíveis, com mais intensidade na região Noroeste de Mato Grosso. O transporte de cargas na BR-174 e rodovias estaduais que cortam a região está comprometido e, por causa disso, em muitos estabelecimentos o combustível já está em falta. A situação da rodovia piorou desde o último domingo (1). Depois da formação de atoleiros em trechos entre Juruena, a 893 km de Cuiabá, e Castanheira, a 780 km da capital, a rodovia ficou intransitável. Além disso, o Rio Vermelho transbordou em trecho da mesma região, e bloqueou a passagem sobre a ponte. Por causa disso, o transporte de cargas para a região está comprometido. No Distrito de Conselvan, que fica a 80 km de Aripuanã, no norte do estado, o combustível já está em falta. Em um dos principais postos de combustíveis do distrito, o estoque de gasolina acabou no domingo . Um dia depois, acabou o diesel. Caso os fornecedores não consigam chegar com as cargas, o etanol disponível para o distrito só deve durar até esta terça-feira (3). Uma rodovia que poderia servir como rota alternativa para as transportadoras é a MT-183, entre Aripuanã e Juína. No entanto, como a rodovia não é pavimentada, as condições são precárias. O Rio Azul transbordou após as chuvas. A ponte sobre o rio ficou danificada e a estrada está debaixo d’água e cheia de buracos.
Do jeito que o Diabo gosta
QUER VIVER NO INFERNO? VENHA PARA MATO GROSSO E DEPENDA DE SUAS RODOVIAS, ABANDONADAS PELO GOVERNADOR MAURO MENDES E PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO!


Atoleiros na BR-174 comprometem transporte em Mato Grosso. Quem vive e produz na região se diz abandonado pelo poder público, tanto pelo Governo Estadual (Mauro Mendes), quanto pelo Federal (Jair Bolsonaro). A estrada aberta há 4 décadas ainda não tem asfalto e não há previsão para início das obras. Caótica! Esta é a situação da BR-174, principal estrada que corta o noroeste de Mato Grosso. Desde o início do ano quem precisa passar pela rodovia, começa a viagem sem ter a mínima ideia de quanto tempo a viagem irá durar. Sem asfalto, a “174” é um retrato do quanto a falta de infraestrutura compromete o desenvolvimento de uma região. Especialmente na época de chuvas, quando dificilmente dá para escapar dos atoleiros. Aberta há cerca de 40 anos, ainda tem muitos trechos de chão. Aproximadamente 322 quilômetros entre os municípios de Castanheira, Juruena e Colniza (do Km 815 ao Km 1137) aguardam a chegada do asfalto… que ainda não tem data certa para dar as caras por lá. Esta ausência de ações concretas reforça o sentimento de abandono entre os moradores e produtores da região. É o que afirma Marcos Antônio Belizário de Lima, pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Juruena. “Estamos cansados de tantas promessas que não saem do papel. Estamos cansados desta falta de respeito com quem vive aqui”, desabafa. Segundo ele, há pelo menos 30 pontos de atoleiros ao longo da estrada. A entrega de cargas está atrasada e o risco de desabastecimento é constante. “O frigorífico aqui em Juruena está operando com ‘uns 20%’ da capacidade. Só tem abate quando os caminhões com gado conseguem chegar à indústria”, afirma.
De quem é a responsabilidade? O futuro da BR-174 passa por um convênio firmado há quase 7 anos, entre o Dnit e a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso. O “TT-143/2013” engloba a elaboração de estudos ambientais, projetos de engenharia e a execução da obra de implantação e pavimentação do trecho entre o KM 815 e o KM 1137. O investimento previsto gira em torno de R$ 685 milhões. Segundo o Dnit, entre 2013 e 2016 foram transferidos R$ 40,3 milhões para a conta do convênio com o Governo de Mato Grosso. Desse montante R$ 15 milhões seriam referentes a garantias de execução de programas ambientais indígenas e R$ 25,3 milhões à elaboração de projetos. A informação é de que o Governo Federal aguarda a conclusão dos projetos de engenharia e a obtenção do licenciamento pela convenente para disponibilizar novos recursos. Ou seja, “a evolução do empreendimento depende da aprovação dos estudos ambientais e de componentes indígenas por parte da Funai e da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso”. Antes disso, “não é possível apontar uma data” para que o projeto saia do papel.
QUER VIVER NO INFERNO? VENHA PARA MATO GROSSO E DEPENDA DE SUAS RODOVIAS, ABANDONADAS PELO GOVERNADOR MAURO MENDES E PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO!


Atoleiros na BR-174 comprometem transporte em Mato Grosso. Quem vive e produz na região se diz abandonado pelo poder público, tanto pelo Governo Estadual (Mauro Mendes), quanto pelo Federal (Jair Bolsonaro). A estrada aberta há 4 décadas ainda não tem asfalto e não há previsão para início das obras. Caótica! Esta é a situação da BR-174, principal estrada que corta o noroeste de Mato Grosso. Desde o início do ano quem precisa passar pela rodovia, começa a viagem sem ter a mínima ideia de quanto tempo a viagem irá durar. Sem asfalto, a “174” é um retrato do quanto a falta de infraestrutura compromete o desenvolvimento de uma região. Especialmente na época de chuvas, quando dificilmente dá para escapar dos atoleiros. Aberta há cerca de 40 anos, ainda tem muitos trechos de chão. Aproximadamente 322 quilômetros entre os municípios de Castanheira, Juruena e Colniza (do Km 815 ao Km 1137) aguardam a chegada do asfalto… que ainda não tem data certa para dar as caras por lá. Esta ausência de ações concretas reforça o sentimento de abandono entre os moradores e produtores da região. É o que afirma Marcos Antônio Belizário de Lima, pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Juruena. “Estamos cansados de tantas promessas que não saem do papel. Estamos cansados desta falta de respeito com quem vive aqui”, desabafa. Segundo ele, há pelo menos 30 pontos de atoleiros ao longo da estrada. A entrega de cargas está atrasada e o risco de desabastecimento é constante. “O frigorífico aqui em Juruena está operando com ‘uns 20%’ da capacidade. Só tem abate quando os caminhões com gado conseguem chegar à indústria”, afirma.
De quem é a responsabilidade? O futuro da BR-174 passa por um convênio firmado há quase 7 anos, entre o Dnit e a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso. O “TT-143/2013” engloba a elaboração de estudos ambientais, projetos de engenharia e a execução da obra de implantação e pavimentação do trecho entre o KM 815 e o KM 1137. O investimento previsto gira em torno de R$ 685 milhões. Segundo o Dnit, entre 2013 e 2016 foram transferidos R$ 40,3 milhões para a conta do convênio com o Governo de Mato Grosso. Desse montante R$ 15 milhões seriam referentes a garantias de execução de programas ambientais indígenas e R$ 25,3 milhões à elaboração de projetos. A informação é de que o Governo Federal aguarda a conclusão dos projetos de engenharia e a obtenção do licenciamento pela convenente para disponibilizar novos recursos. Ou seja, “a evolução do empreendimento depende da aprovação dos estudos ambientais e de componentes indígenas por parte da Funai e da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso”. Antes disso, “não é possível apontar uma data” para que o projeto saia do papel.
quinta-feira, 5 de março de 2020
REVOLTADO COM "GROSSA TRAIÇÃO" DEPUTADO COLOCA GOVERNADOR ABAIXO DE "BOSTA DE CACHORRO"O deputado federal José Medeiros (Podemos) acusa o governador Mauro Mendes (DEM) de tentar adiar a eleição suplementar ao Senado para beneficiar seu candidato, o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD). Para mostrar sua revolta, o parlamentar distribuiu um áudio, em vários grupos de Whatsapp, em que desfere pesadas críticas contra o chefe do executivo estadual, colocando-o abaixo de "bosta de cachorro". No áudio, Medeiros diz que a estratégia de Mendes é levar a eleição suplementar para ser realizada juntamente com as eleições municipais, em outubro. “O governador quer eleger o candidato dele. Chega na eleição de prefeito, qual prefeito que vai querer ficar contra o governador. O cara vai trabalhar igual jumento para eleger o candidato do governador. Isso desequilibra o pleito”, comentou. Medeiros ainda cita que o chefe do Paiaguás tentou fazer uma gambiarra para colocar Fávaro no lugar de Selma, até que a eleição suplementar fosse realizada. E levanta suspeita do Governo citar o “coronavírus” no pedido encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para que a suplementar ocorra com as municipais.
PODEROSO,AUTORITÁRIO, GOVERNADOR SURPREENDE ALIADOS COM TRAIÇÃO

Ao buscar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) na manhã da quarta-feira (4) pedindo que suspenda a eleição suplementar ao Senado marcada para o dia 26 de abril, o governador Mauro Mendes (DEM) não comunicou nenhum pré-candidato, inclusive, seus aliados mais próximos. A informação é do ex-governador e ex-deputado federal Júlio Campos, pré-candidato à vaga de senador pelo partido de Mendes. Ele afirmou que todos foram surpreendidos pela atitude inesperada do governador e agora terão que se reunir para tomarem um posicionamento oficial de forma conjunta. "Foi uma decisão que nos pegou de surpresa. É um assunto que tinha que ser conversado até com os pré-candidatos, já que estamos todos nos organizando. A convenção nossa é dia 11, já contratamos o local, convidamos toda a delegação do interior de Mato Grosso, está vindo ônibus, comitiva com os companheiros democratas", disse Júlio Campos. Ainda de acordo com o democrata, os demais representantes de Mato Grosos também não sabiam do pedido com antecedência. "A bancada federal está estupefata em Brasília, senadores e deputados federais de Mato Grosso e os candidatos também. Mas a gente foi pego de surpresa e vamos aguardar pra ver o que vai ocorrer", afirmou.

Ao buscar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) na manhã da quarta-feira (4) pedindo que suspenda a eleição suplementar ao Senado marcada para o dia 26 de abril, o governador Mauro Mendes (DEM) não comunicou nenhum pré-candidato, inclusive, seus aliados mais próximos. A informação é do ex-governador e ex-deputado federal Júlio Campos, pré-candidato à vaga de senador pelo partido de Mendes. Ele afirmou que todos foram surpreendidos pela atitude inesperada do governador e agora terão que se reunir para tomarem um posicionamento oficial de forma conjunta. "Foi uma decisão que nos pegou de surpresa. É um assunto que tinha que ser conversado até com os pré-candidatos, já que estamos todos nos organizando. A convenção nossa é dia 11, já contratamos o local, convidamos toda a delegação do interior de Mato Grosso, está vindo ônibus, comitiva com os companheiros democratas", disse Júlio Campos. Ainda de acordo com o democrata, os demais representantes de Mato Grosos também não sabiam do pedido com antecedência. "A bancada federal está estupefata em Brasília, senadores e deputados federais de Mato Grosso e os candidatos também. Mas a gente foi pego de surpresa e vamos aguardar pra ver o que vai ocorrer", afirmou.
Assinar:
Postagens (Atom)