Contador de visitas

terça-feira, 5 de setembro de 2017

 PF ENCONTRA MALAS DE DINHEIRO EM APARTAMENTO DE EX-MINISTRO 

Polícia Federal encontrou, nesta terça-feira (5), uma grande quantidade de dinheiro em apartamento que seria utilizado por Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) em Salvador. O ex-ministro cumpre prisão domiciliar na Bahia. A ação faz parte de investigações relacionadas à prática de corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro envolvendo a Caixa Econômica Federal. A busca e apreensão foi autorizada pela 10ª Vara Federal de Brasília. A polícia localizou as caixas e malas de dinheiro em imóvel que fica na Rua Barão de Loreto, no bairro da Graça, área nobre da capital baiana. O apartamento teria sido emprestado ao ex-ministro para que guardasse os pertences do seu pai, já falecido. Durante as investigações sobre Geddel, surgiu a suspeita de que ele estava usando o local para esconder provas de atos ilícitos.

SAVI E OS "TRAMBIQUES" DA "ONG" TIO MAURO


A maioria do Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é favorável a denúncia do Ministério Público (MP) contra o deputado Mauro Savi (PSB) por apropiação indébita através da ONG conhecida como Tio Mauro. Segundo a denúncia, o parlamentar teria firmado convênios com a prefeitura de Sinop para promover o atendimento de pacientes do município que precisassem de tratamento médico em Cuiabá. O Pleno do TJMT aguarda o voto do desembargador Paulo da Cunha para então receber a denúncia contra o deputado. Savi afirmou ao G1 que deve aguardar o voto do magistrado para se manifestar. As irregularidades teriam sido cometidas por meio de dois convênios assinados pela prefeitura com a organização não-governamental. As irregularidades teriam sido cometidas entre maio e novembro de 2009, quando o prefeito de Sinop repassou R$ 77 mil para a instituição. O MPE aponta ainda que, dos R$ 77 mil repassados à ONG, R$ 29 mil ficaram sem comprovação de despesas. O convênio tinha autorização legislativa, mas não atendeu exigências previstas na Lei das Licitações, segundo o Ministério Público, como plano de trabalho com identificação do objeto a ser executados, metas a serem atingidas, plano de aplicação dos recursos financeiros e cronograma de desembolso. O MPE afirma que Savi, como deputado estadual, não poderia receber dinheiro dos cofres públicos.

CONSTRUTORA DELTA E OS ESQUEMAS COM SENADOR WELLINGTON FAGUNDES

 FAGUNDES


Na delação premiada firmada com o MPF, SILVAL  revelou que pediu "ajuda" diretamente a diretores da empresa, que fizeram os repasses em dinheiro vivo, no comitê central de campanha, no bairro Jardim América, em Cuiabá. Silval disse que, numa reunião com Cláudio Abreu e Acácio Falcão, diretores da Delta, em seu gabinete (ele assumiu o Paiaguás com a renúncia de Blairo Maggi, que disputou o Senado), recebeu pleitos da empresa para atuar em Mato Grosso, nas áreas de locação de veículos para a Segurança Pública e concessão de estradas. Segundo ele, outras reuniões com executivos da Delta ocorreram na época – em Cuiabá, Brasília e Rio de Janeiro, sempre com a presença dos dois diretores e do então deputado federal Wellington Fagundes (PR). Em duas ocasiões, Silval esteve com Fernando Cavendish, presidente da empresa. O empresário foi preso em operações da PF, acusado de integrar um esquema de lavagem de dinheiro em várias cidades brasileiras. A Delta já foi citada em diversas investigações da PF, tendo ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira, o ex-senador Demótenes Torres e o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

PORMENORES DA CHANTAGEM DE BEZERRA CONTRA SILVAL

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) entregou a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, comprovantes de depósitos realizados em 2015 no valor de R$ 100 mil, durante sua delação premiada, nesta segunda-feira (04). Os cheques, segundo o ex-governador, seria para quitar dívidas do deputado estadual, Oscar Bezerra (PSB). Silval delatou que o pedido de empréstimo foi pedido em uma reunião no estacionamento de um supermercado no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá e, logo em seguida, fez o depósito. O delator citou ainda que Oscar exigiu o valor de R$ 200 mil e continuaria negociando pagamentos de proprina milionária e que faria ele ser isento no relatório final na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que foi aberta para apurar irregularidades nas obras da Copa do Mundo. A proposta do deputado para retirar Silval da CPI, foi de R$ 10 milhões, segundo o delator. Barbosa afirmou ter concordado com o valor da "pré-propina" e fez duas transferência por meio de TEDs (Tranferência Eletrônica Disponível) na conta da factoring Fama Fomento Mercantil, empresa esta que é sócio com o irmão e tinha uma dívida. Os dois comprovantes de transferência no valor de R$ 100 mil cada foram entregues por Silval à Procuradoria da República. Oscar pediu o valor de R$ 200 mil como sinal para que tivesse a confirmação de que Silval iria negociar com ele e não "passar a perna"

VEREADOR INSISTE EM QUERER A CABEÇA DE EMANUEL

O vereador Felipe Wellaton (PV) apresentou na manhã desta terça-feira (5) uma ação popular pedindo anulação do decreto municipal assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) que concedeu suplementação de R$ 6,7 milhões à Câmara Municipal de Cuiabá. Além disso, ele pede o afastamento do prefeito para que possa se defender das acusações após divulgação de vídeos onde Pinheiro aparece recebendo propina na época em era deputado estadual.

O DIA  EM QUE UM PREFEITO DE VÁRZEA GRANDE LEVOU "TOMBO MILIONÁRIO" DE UM GOVERNADOR DE ESTADO


 Considerado um negócio da China, a transação entre o ex- governador, Silval Barbosa (PMDB) e o ex-prefeito de Várzea Grande, Sebastião do Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PSDB), envolvendo permutas de áreas no ano de 2012, acabou em prejuízo milionário ao empresário. O negócio nasceu da necessidade do Estado desocupar o imóvel onde encontravam-se alojados funcionários da Aeronáutica e seria trajeto do VLT, bem como ampliação do estacionamento do Aeroporto Mal. Rondon. A gestão passada estudava a intenção de desapropriação e foi barrado pelo Brigadeiro, à época, Juniti Saito, que não aceitou e necessitava de local próximo do Aeroporto para alocação dos militares da FAB (Força Aérea Brasileira). Foi então que entrou em cena a Guana Construtora e Incorporadora Ltda, de propriedade do ex-prefeito de Várzea Grande. A negociação foi intermediada pelo então titular da Secopa, Maurício Magalhães, que apresentou a proposta de permuta com duas áreas do Estado de 16,5545 ha e 4,3492 há, respectivamente, situadas na Av. Rubens de Mendonça (Av. do CPA), considerado de alto valor comercial. Tião da Zaeli, ofereceu ao estado 80 Apartamentos em Várzea Grande, com 02 e 03 quartos, e avaliados em R$ 16.505.760,00 (Dezesseis Milhões, quinhentos e cinco mil, setecentos e sessenta reais), já as áreas do Estado foram avaliadas em R$ 16.332.580,00 (Dezesseis Milhões, Trezentos e trinta e dois mil, quinhentos e oitenta reais), e, Tião recebeu ainda uma diferença de R$ 173.180,00 (Cento e setenta e três mil e cento e oitenta reais). Seis meses após fechamento da transação, Tião, realizou tentativa de negociação com o Grupo Assaí Atacadista, numa área de 27 mil M2, ao valor astronômico de R$ 27 milhões, ao estupendo preço de R$ 1 mil o metro quadrado. No entanto, a venda não concretizou-se por um detalhe, a área possuía proprietário. Começou então, a tremenda dor de cabeça do ex-político. Foi quando e entrou no circuito, Vilson Ferreira de Souza, que detinha a posse do imóvel de 11,37 hectares desde 1983, ou seja, há mais de 30 anos. Em 2004 o Estado propôs ação de reintegração de posse e foi julgada improcedente e a área foi regularizada em 1990 pelo INTERMAT em favor do posseiro. Vilson Ferreira veio a falecer e tornou-se sucessora da ação judicial, Maristela de Oliveira Sousa. No curso da ação, o posseiro conseguiu ser reintegrado na área, em 2013, através da decisão do magistrado, Aristeu Dias Batista Vilella. O processo encontra-se em andamento e pendente de recursos.


GOVERNADOR X GRUPO DE COMUNICAÇÃO


Ex-governador Silval Barbosa (PMDB), a exemplo dos demais políticos que ele citou em sua delação premiada como beneficiários em diferentes esquemas de corrupção, tem evitado ao máximo, aparecer em locais públicos. Porém, no dia 18 deste mês, o peemedebista terá que comparecer ao Fórum de Cuiabá para audiência em uma ação penal, às 13h30. Será a primeira aparição do ex-governador desde que sua delação foi homologada pelo Supremo e o teor das denúncias vem estampando manchetes de veículos da imprensa nacional e estadual diariamente. No processo em questão, Silval será ouvido como vítima. Trata-se da ação penal contra os donos do Grupo Milas de Comunicação acusados de praticar extorsão contra políticos cobrando até R$ 300 mil para não denunciarem irregularidades.

JAYME RUFA CACETE EM ADVERSÁRIOS DE LUCIMAR


Derrotados e invejosos, foram os adjetivos usados pelo secretário de gestão de Várzea Grande, Jaime Campos (DEM) para descrever os adversários da prefeita, Lucimar Campos, na manhã desta terça-feira (05.09). Segundo ele, os adversários estão com inveja com tantas obras inauguradas no município. “A gestão da Lucimar é séria, é uma gestão transparente. Os nossos adversários, os derrotados, os invejosos vão morrer de raiva. Porque eles estão com ódio, ódio que não leva a lugar nenhum, porque eles estão abismados de ver o tanto de obra. Dia 20 tem outra. E assim por diante”. Ainda conforme o democrata, ontem (04) ele assinou ordem de serviço para a reforma da biblioteca pública no bairro Cristo Rei, que está abandonada. “A biblioteca virou lixo, virou lugar de malandro, e agora será reformada e transformada em um espaço de estudar, do saber, lá no Cristo Rei”, contou. Jaime também garantiu que em 15 dias a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro seja entregue. “Acabei de cobrar do secretário de administração a concorrência pública da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei. Me falaram que daqui 15 dias vai dar a ordem de serviço. A UPA que vai atender 24 horas por dia a população”, finalizou.

AS MISTERIOSAS LIGAÇÕES DE SILVAL BARBOSA E MAURO MENDES 


O ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), pode ter que se explicar, novamente, sobre fatos investigados na "Operação Ararath", que apura um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos em Mato Grosso. Em depoimento de colaboração premiada realizado a Procuradoria-Geral da República, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), disse que foi avalista de empréstimo no valor total de R$ 3,5 milhões feitos por dois empresários de fomento mercantil a Mauro. O empréstimo, de acordo com Silval Barbosa, foi feito para pagar despesas da eleição de Mendes à prefeitura de Cuiabá, em 2008. Na época, Silval era vice-governador de Mato Grosso. Blairo Maggi, que apoiou a candidatura do ex-prefeito que acabou sendo derrotado por Wilson Santos (PSDB), era o chefe do poder executivo estadual. A nota promissória milionária foi assinada também pelo coordenador financeiro da campanha, Mauro Carvalho. “O colaborador se recorda também que foi avalista de um empréstimo efetuado pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, perante Junior Mendonça no montante aproximado de R$ 2,5 milhões para a campanha para a prefeitura de Cuiabá no ano de 2008. O colaborador assinou a nota promissória juntamente com Mauro Mendes e Mauro Carvalho, chefe financeiro da campanha, não sabendo com Mauro Mendes pagou o empréstimo”, diz trecho da delação.

APÓS NEBULOSA LICENÇA BOTELHO AGENDA REUNIÃO COM COLEGAS DE PROPINA




O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), volta da licença de cinco dias nesta terça-feira (5) e deve se reunir no Colégio de Líderes com os deputados, pela primeira vez, após a divulgação dos vídeos da delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), em que diversos parlamentares aparecem recebendo dinheiro de propina. Até agora, a maior parte dos deputados, incluindo os não citados na delação, preferiu não se manifestar sobre o assunto. Caberá a Botelho uma definição da medida a ser tomada a respeito dos delatados. Dos 24 deputados eleitos, 15, incluindo Botelho, estiveram supostamente envolvidos nas fraudes do peemedebista.


SECRETÁRIO DE PEDRO TAQUES DEU "CANO" EM SILVAL

 Os empresários Marcelo e Carlos Avalone(SECRETÁRIO DE PEDRO TAQUES, NA FOTO), da Construtora Três Irmãos Engenharia Ltda, teriam entregue cerca de R$ 2 milhões em cheques ao ex-governador Silval Barbosa (PMDB), a título de propina do “retorno” dos contratos referentes às obras do programa de pavimentação de rodovias “MT Integrado”. Alguns desses cheques (R$ 800 mil), no entanto, teriam retornado por falta de fundos e acabaram não sendo posteriormente quitados. A revelação foi feita pelo próprio Silval e pelo seu ex-assessor Silvio Araújo nas delações que ambos firmaram com a Procuradoria Geral da República (PGR), homologadas no dia 9 de agosto pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF

NERVOSO, NENEU PINHEIRO CORTA CABEÇA DE SECRETÁRIO


O secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor Figueiredo,(FOTO) entrou de licença pelo período de 90 dias nesta segunda-feira. Neste período, ele será substituído pela advogada Luciana Zamproni, que é secretária adjunta na pasta. De forma prática, a licença de Antenor é uma saída honrosa para a demissão, já que ele não retornará ao palácio Alencastro após o tratamento de saúde. Outra mudança na equipe do prefeito Emanuel Pinheiro é a posse da jornalista Carol Garcia na secretaria adjunta de Comunicação e Inovação, que continuará sob o comando do jornalista José Roberto Amador. Também haverão mudanças no segundo escalão da secretaria de Saúde.

FEDERAIS ATERRORIZAM LARÁPIOS EM MATO GROSSO

Um comboio com cerca de 15 viaturas da Polícia Federal na manhã desta terça-feira gerou alvoroço pelas principais ruas e avenidas de Cuiabá. A explicação é simples: é aguardada uma megaoperação no Estado em decorrência da delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), que envolveu 58 "figurões" em casos de corrupção. Apesar de todo espanto, a aglomeração de viaturas se tratava apenas de uma incineração das drogas apreendidas pela PF em Mato Grosso nos últimos meses.

------------------------------

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

FALHA EM MOTOR DE AVIÃO QUASE MATA DEPUTADOS SÁGUAS E BARRANCO

Um avião da empresa Protaxi que levava a comitiva dos deputados petistas Valdir Barranco (estadual) e Ságuas Moraes (federal) precisou realizar um pouso forçado, no sábado (2), em uma fazenda próxima ao município de Juara. O caso aconteceu, por volta das 8h30, depois da aeronave que decolou de Aripuanã (a 958 quilômetros ao Norte de Cuiabá), apresentar problemas técnicos em um dos motores a 15 minutos de Juara, onde os parlamentares cumpririam agenda política no município de Novo Horizonte. Com um dos motores parado, o piloto decidiu aterrissar na pista de uma fazenda. Além de Barranco e Ságuas, estavam no voo a ex-secretária de Educação e atual chefe de Gabinete do deputado federal, Rosa Neide Sandes, Nelson Borges, assessor da área agrária e Carlos Maranhão, assessor de imprensa. Ninguém ficou ferido.
ELY SANTANTONIO
FATOS&FOFOCAS


=================

Ex-prefeito de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), Juarez Costa (PMDB), recebeu R$ 3 milhões do ex-governador Silval Barbosa, para ajudar a bancar sua campanha eleitoral em 2008. 
==================

Deputado Baiano Filho foi vetado no PMDB . pelo  cacique do partido Carlos Bezerra, a deputada  estadual Janaína Riva e o prefeito cuiabano Emanuel  Emanuel Pinheiro.

====================


Não é Tininho Malheiros (PV) o manda-chuva  na Câmara Municipal de Cuiabá. O seu pai e guru, o ex-deputado e ex-vice prefeito demissionário, João Malheiros (FOTO), despacha, demite, admite, rasga, emenda, prega, arranca: é o  faz-tudo na direção do Parlamento da capital,
=====================

"O Parque Berneck é do povo e da cidade de Várzea Grande", comemorou a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao assinar a escritura definitiva de transferência da área de 26 hectares que coloca a Cidade Industrial como uma das mais privilegiadas entre os 5.7 mil municípios brasileiros, por ter um parque público urbano na área central.

========================


O ex-governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), prestará depoimento no próximo dia 18, às 13h30min, para falar sobre a extorsão  de R$ 200 mil que sofreu do jornalista Antônio Carlos Milas, dono do jornal Centro Oeste Popular.


=====================

O deputado e empreiteiro Nininho (PSD) corre risco de perder a concessão da MT-130, de cuja empresa concessionária Morro da Mesa tem participação acionária. O Estado e o MPE vão reavaliar o processo. Em delação, Silval confessou um esquema ilícito entre ele, Nininho, a Morro da Mesa e ainda os empresários Jurandir da Silva Vieira e Eloi Brunetta.

======================


O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) apresentou um requerimento f no qual comprova que ele não esteve no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) visitando o ex-governador Silval Barbosa (PMDB). O ex-gestor afirmou em sua delação premiada que o parlamentar esteve na unidade com a intenção de pedir dinheiro para aprovar as contas de governo de 2014
=======================


O Projeto de Lei 434/2017 do deputado  Jajah Neves  (PSDB) que obriga o aluno da rede estadual de ensino de Mato Grosso a reparar os danos causados por atos de vandalismo foi apresentado na sessão vespertina da Assembleia Legislativa na última terça-feira (29).

========================

O suplente de vereador por Novo Horizonte do Norte, André Vinícius Dominhaki (DEM), de apenas 19 anos de idade, tomou posse na noite de sexta-feira, 01 de setembro. André assume por 30 dias a cadeira do vereador titular Manoel Pedro da Silva (DEM). 

=========================


O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi (PSD), disse, em entrevista,  que o decreto determinando corte de gastos em todos os órgãos da administração pública deve gerar uma economia de pelo menos R$ 1,5 milhão até dezembro.



Em Mato Grosso o "papo" é outro!
FALANDO À IMPRENSA NACIONAL PEDRO TAQUES MUDA DE OPINIÃO E CLASSIFICA COMO "NOJENTOS" VÍDEOS DE DEPUTADOS RECEBENDO "MENSALINHO"

Lembrando que aqui em Mato Grosso, para não se indispor com aliados "mensaleiros",  da sua base na AL e na bancada federal, o governador foi ameno, bonzinho, e, carinhosamente, apenas pediu "apuração dos fatos" denunciados pelo ex-governador Silval Barbosa.  Já na terra da garoa, o papo foi outro. Duro, grosso, ao estilo Taques procurador... “São nojentos”. Desta forma que o governador Pedro Taques (PSDB) classificou os vídeos em que deputados e prefeitos aparecem recebendo maços de dinheiro, que seria propina para que o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) mantivesse a governabilidade durante a sua gestão. “Isso mostra a degradação da política. mostra que algumas coisas precisam ser mudadas”, ressaltou em entrevista ao Estadão. 'Não tem explicação para os vídeos”, disse o governador, que foi até redação do jornal O Estado de São Paulo (SP), onde deu uma longa entrevista.
DÓIA ENTREGOU PODRES DE SAVI NO DETRAN PORQUE TINHA MEDO DE SER "APAGADO"




FONTE: NOTÍCIAS DO NORTÃO

Dóia (FOTO) tinha medo de ser preso ou de ser assassinado a mando dos chefões que comandavam o esquema de corrupção no Detran-MT, entre eles o deputado estadual Mauro Savi. Essa revelação foi feita a parentes e amigos. O promotor de Justiça Roberto Turin, presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), afirmou que a delação do empresário Antônio Barbosa, irmão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), traz fatos semelhantes aos narrados em 2015 pelo também delator e ex-presidente do Detran-MT, Teodoro Lopes, o “Dóia”. Ambos os depoimentos dão conta de esquemas de corrupção e propina dentro da autarquia, envolvendo a participação de políticos. A delação de Antônio Barbosa foi homologada no dia 9 de agosto pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Já a delação de Dóia está desde 2015 sob responsabilidade do desembargador José Zuquim, do Tribunal de Justiça, mas as investigações continuam sob sigilo. O depoimento de Antônio Barbosa dá conta de que o alegado esquema, envolvendo a empresa FDL Serviços de Registro de Cadastro e Informatização, que posteriormente mudou o nome para EIG Mercados Ltda, teria rendido propinas milionárias a Silval, ao presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB), ao deputado Mauro Savi (PSB), além do ex-deputado federal Pedro Henry (PP), condenado no Mensalão.

 Em troca da colaboração, entre outros benefícios, ele poderia ter a pena reduzida de 1/3 a 2/3, caso condenado, ou até mesmo não ser denunciado na esfera penal. “Esse acordo foi enviado ao Naco. E a partir de lá a gente não sabe o andamento que teve. Sei que está sob sigilo e envolve pessoas com prerrogativa de foro. Muitas vezes pode ser que o desembargador decretou esse sigilo justamente para apurar com mais profundidade e não atrapalhar as investigações”, disse Turin. Conforme o promotor de Justiça, os fatos narrados no pré-acordo possuem similaridade com a narrativa feita por Antônio Barbosa, mais conhecido como “Toninho Barbosa”, à Procuradoria Geral da República (PGR). “Pelo que eu já vi, a delação do Teodoro ‘bate’ mais com a delação do irmão do Silval, o Antônio Barbosa. Mas isso é algo que o Ministério Público vai poder averiguar melhor caso o ministro Luiz Fux compartilhe essas provas”.
SILVAR BARBOSA DESMENTE PEDRO TAQUES 

A defesa do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) disse que as acusações feitas pelo governador Pedro Taques (PSDB) sobre atentado contra a vida do tucano ao Estadão são “levianas e mentirosas”. Além disso, os representantes do peemedebista rebatem a informação de que após a saída de Silval o caixa do Executivo estava apenas com R$ 84 mil. “O real saldo das contas do governo ao final de seu mandato era de seiscentos e dez milhões de reais em 31 de dezembro de 2014, mais setenta milhões de reais inexplicavelmente extornados pelo próprio governador Pedro Taques”, diz trecho da nota, assinada pelo advogado Délio Lins e Silva Júnior. Nessa sexta (1º de setembro), o Estadão publicou uma entrevista com Taques, na qual o tucano disparou, entre outras coisas, que Silval “roubou até os tapetes” do gabinete destinado ao governador no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Em outro trecho, o atual governador disse que Silval é “seu inimigo” e que anda com seguranças porque, inclusive, teria sido ameaçado de morte pelos rivais. A defesa do ex-governador comenta que essa afirmação é infundada porque “ninguém em sã consciência se reúne várias vezes com alguém que ameaça sua vida, tal como o próprio governador admite ter acontecido com Silval ao confirmar várias reuniões entre eles”.
WILSON AVISOU MATO GROSSO SOBRE SILVAL BARBOSA

 O atual secretário das Cidades, deputado Wilson Santos (PSDB), recorda que deixou a Prefeitura de Cuiabá justamente para evitar que Silval roubasse o Tesouro do Estado. “Sim, durante a eleição eu avisava a sociedade: Eu estou deixando a Prefeitura porque nós não podemos deixar cair o governo na mão do Silval. O Silval é corrupto”, argumentou o deputado tucano, entrevista à Rádio Capital FM, com críticas indiretas ao eleitorado mato-grossense.
ELY SANTANTONIO
FATOS & FOFOCAS

Dorilêo Leal (Grupo Gazeta), dizem que temendo MPE e MPF, agora quer, a qualquer custo, se desfazer da rede de rádios e TVs que adquiriu este ano.
================

Marcos Lemos, o Marcão, cotadíssimo para assumir a SECOM da AL-MT.
=================

Neurilan Fraga, AMM, revelou que o irmão deputado estadual, Domingos Fraga (FOTO) só tem dormido à base de fortes sedativos.
=================


Roberto França bateu duro em Silval Barbosa. Não aceitou a estória de ter recebido R$ 1,5 milhão em propinas. 


================

o secretário-chefe da Casa Civil José Adolpho acredita na inocência dos deputados estaduais que foram citados na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e que dão sustentabilidade na Assembleia ao governador Pedro Taques (PSDB).
================

=================


Ex-senador Jayme Campos, em discursos semana passada, em VG: “De malandro, o povo está cansado. Quem não tem compromisso com o nosso Estado, não merece crédito. Recentemente passou uma quadrilha por Várzea Grande, por Mato Grosso”, ponderou Campos, sem citar o nome do ex-prefeito Walace Guimarães (PMDB), cassado em 2015; e do ex-governador Sival Barbosa (PMDB).
=================


O PMDB não deve expulsar o ex-governador Silval Barbosa  do partido. A cúpula peemedebista chegou a cogitar a intenção de uma expulsão, mas agora entendeu não ser mais necessária.


==========================

Num processo crescente de parceria com os municípios, o governo Pedro Taques repassou R$ 213,17 milhões às 141 prefeituras do Estado, referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de julho.


====================

Líder do PSD na Assembleia, o deputado Gilmar Fabris classifica como fofoca os rumores que as relações entre o governador Pedro Taques (PSDB) e o vice Carlos Fávaro (PSD) estejam estremecidas.
=====================

R$ 300 MIL EM DINHEIRO VIVO NAS MÃOS DE SILVAL, NO PAIAGUÁS

O empresário Giovani Guizard (FOTO)i, preso na “Operação Rêmora” que desmantelou um esquema de corrupção da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no ano de 2016, já operava com pagamento de propinas desde a gestão passada. A revelação consta na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Em um dos depoimentos, Silval revelou que designou o ex-secretário adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Valdísio Viriato, para arrecadar propina oriunda do programa MT Integrado com empreiteiros. Os recursos eram utilizados para pagar dívidas aos deputados estaduais. “Valdisio entregava tais valores, em sua maioria, em dinheiro vivo, mas, em certas ocasiões, recebia também em cheques, os quais não se 208 recorda os emitentes. Não sabe dizer de quais empresas Valdisio recebia, pois pegava direto o dinheiro das mãos dele”, contou o ex-governador. Algumas vezes, o ex-governador tomava empréstimos com operadores financeiros para pagar o “acerto” com os deputados. Isso porque, o ex-adjunto da Sinfra atrasava o recolhimento dos valores com as empreiteiras. Em 2014, Valdísio Viriato saiu de férias e deixou a arrecadação da propina sob responsabilidade de Giovani Guizardi, dono da Construtora Dínamo. Silval contou ter recebido diretamente das mãos dele. “E, certa ocasião, quando Valdisio ia viajar, indicou ao colaborador a pessoa de Giovani Guizardi para fazer o repasse direto a Silvio. Foram 300 mil repassados a Silvio em seu gabinete, onde Giovani e seu pai deixaram uma mochila com o dinheiro em espécie”, diz a delação
PRESIDENTE DA AMM: "NÃO SINTO VERGONHA DO MEU IRMÃO" 


 O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, saiu em defesa do irmão, deputado José Domingos (PSD) e disse publicamente que ‘nunca sentiu e nem sente vergonha de seu irmão’. Quanto à postagem mencionada, Neurilan disse que trata-se de um desabafo em um momento difícil que envolve sentimentos familiares. “Posso ter expressado palavras indevidas, porém tenho por convicção da sua idoneidade, do seu caráter, da sua índole, do seu comportamento como bom pai, bom irmão, bom amigo e pessoa humanitária que ele é’.
APONTADA LIGAÇÃO DO MINISTRO GILMAR MENDES COM  MAFIOSOS DE MT






FONTE: VALOR ECONÔMICO

Embora não tenha sido citado pelo ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) no acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o nome do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), passou a ser um dos mais mencionados nos bastidores da política local. Poucos se sentem à vontade para falar abertamente sobre ele. Mas autoridades do meio político, do Ministério Público e do Judiciário passaram os últimos dias listando episódios questionáveis do governo Silval que se aproximam do magistrado. Classificada como "monstruosa" pelo também ministro do STF Luiz Fux, que dias atrás a homologou, a delação de Silval provocou um terremoto político no Estado de proporções inéditas. A confissão de dezenas de esquemas de corrupção envolveu o ministro da Agricultura e ex-governador, Blairo Maggi (PP), o atual governador, Pedro Taques (PSDB), dois dos três senadores locais, deputados e ex-deputados federais, representante do tribunal de contas e todos os deputados estaduais da legislatura anterior, entre eles o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB). O aspecto mais chamativo foram os vídeos gravados de forma escondida por Silval mostrando parlamentares de diversos partidos, um após o outro, recebendo maços de dinheiro dentro do uma repartição. Segundo o delator, era um "mensalinho", uma tradição na relação com os representantes da Assembleia para garantir apoio às matérias de interesse da gestão e evitar investigações contra o seu governo corrupto. Um dos episódios envolvendo o nome de Gilmar lembrado na semana passada foi o da inusitada aquisição por parte do governo Silval de uma faculdade particular criada pelo ministro, uma irmã e outros três sócios no fim dos anos 90. A União de Ensino Superior de Diamantino (Uned) foi montada no pequeno município de Diamantino, região central do Mato Grosso, cidade natal do magistrado e onde seu pai e um irmão já foram prefeitos. Conforme mostrou uma reportagem da agência "Pública" em junho, a estatização da faculdade é alvo de inquérito civil no Ministério Público Estadual, que apura as circunstâncias da operação. Na época da criação, um dos parceiros de Gilmar na empreitada foi o pecuarista Marcos Antônio Tozzatti, ex-assessor e atual sócio do ministro Eliseu Padilha (PMDB) numa fazenda de gado e, junto com ele, alvo de investigação por crime ambiental. A Uned operou 13 anos enfrentando dificuldades por causa da inadimplência. Até que em 2013 Silval resolveu comprá-la. Para isso, mobilizou os deputados estaduais que precisaram aprovar uma norma para dar autonomia para a Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat) realizar a aquisição.

 Na época, a Assembleia era comandada pelo notório José Riva (PSD), que responde por mais de uma centena de processos e ganhou fama como "o maior ficha suja do país". Ao custo de quase R$ 8 milhões, a faculdade particular virou pública e deixou de cobrar mensalidade. Aumentou o número de alunos, mas vive até hoje em situação precária, sem concurso e com professores improvisados. Não há evidência de que Gilmar tenha participado das negociações. Ele saiu do negócio anos antes da transferência. Na cerimônia de inauguração da unidade estatizada, porém, o ministro do STF apareceu em Diamantino ao lado de Silval e de Riva. O campus foi batizado com o nome de seu pai, Francisco Ferreira Mendes. No mesmo ano da estatização, Silval agraciou Gilmar com a medalha de honra ao mérito do Estado. Conforme registrado na ocasião, o ministro agradeceu afirmando que era "amigo de muitos anos" do agora delator, figura com quem costumava ter "conversas muito proveitosas". Hoje, a expectativa no Estado é que Riva faça delação. A informação de que ele estaria negociando para isso foi confirmada ao Valor por uma autoridade que pediu para não ter o nome identificado.

sábado, 2 de setembro de 2017

ANTES DE SILVAL OUTROS DOIS DELATORES ENTREGARAM ESQUEMA DE PROPINAS MILIONÁRIAS ENVOLVENDO O TRIBUNAL DE CONTAS

O  esquema de pagamento de propina a cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), no valor de R$ 53 milhões, que foi delatado pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB), já havia sido confirmado por outros dois delatores de escândalos de corrupção em Mato Grosso. Delatores das operações Sodoma e Seven, o ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, e o ex-presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), corroboraram a versão de Silval, em depoimentos prestados no ano passado aos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Em sua colaboração premiada à Procuradoria Geral da República (PGR), homologada em agosto pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), Silval afirmou que os beneficiários da propina foram os conselheiros Antonio Joaquim (presidente do TCE), Sérgio Ricardo, José Carlos Novelli, Waldir Teis e Valter Albano. Eles são acusados de receber R$ 53 milhões em propina, por meio de 36 notas promissórias, para a liberação de obras do MT Integrado, o programa de pavimentação da gestão de Silval.

APANHADO NA "FLAGRA" PREFEITO CUIABANO CORRE DO POVO FEITO DIABO FUGINDO DA CRUZ


Emanuel Pinheiro (PMDB), o prefeito de Cuiabá que adorava gravar vídeos no Facebook e divulgar fotos das reuniões e compromissos políticos que integram sua agenda como gestor público, sumiu das redes sociais. Neneu, para os mais íntimos, sumiu também dos locais públicos e sequer deu o ar da graça na Orla do Porto no último domingo durante as apresentações culturais promovidas pela Prefeitura da Capital com shows gratuitos do cantor Daniel, grupo Flor Ribeirinha e Orquestra Sinfônica da UFMT.

DEPUTADO FÁBIO GARCIA ACUSADO DE SURRUPIAR ÓLEO DIESEL

O deputado federal Fábio Garcia (PSB), ex-diretor da termelétrica Pantanal Energia, foi citado em depoimento do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), à Procuradoria Geral da República (PGR), no acordo de delação. Segundo Silval Barbosa, ele teria sido beneficiado com a venda de óleo diesel que supostamente teria sido doado ao estado.Em 2011, a termelétrica foi arrendada pela Petrobrás, mas o negócio não previa a utilização do óleo diesel armazenado na usina. A empresa teria doado o estoque para o governo de mato grosso. À época, a doaçao foi intermediada por Fábio Garcia, então diretor da empresa. Na delação, Silval Barbosa diz que o parlamentar e o ex-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, forjaram essa doação, venderam o combustível e ficaram com o dinheiro. O ex-governador declarou que não se recorda se a venda foi de 900 mil litros ou se foram R$ 900 mil em óleo diesel


"MELZINHO" DE PEDRO TAQUES LIBERADO PARA "ABELHINHAS" DO TCE

O desembargador José Zuquim Nogueira, da Turma de Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), mandou a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) liberar dados do setor de controle de exportações para auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A liminar foi concedida no último dia 28 e o governo do estado já foi notificado da decisão. O TCE ingressou com ação judicial para ter acesso aos dados de exportação do estado após um levantamento  apontar  evasão tributária devido a operações fictícias de exportações, num esquema envolvendo milionárias "maracutaias".

COM  R$ 6,7 MILHÕES PREFEITO COMPROU SILÊNCIO DA CÂMARA DE CUIABÁ


O jornalista e marqueteiro Antero Paes de Barros detonou no Rádio, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) nesta sexta (01). Antero disse que o acordo feito com a Câmara de Vereadores para barrar uma CPI inviabilizou o governo de Emanuel. O comentário foi ao ar na coluna Preto no Branco, na Rádio Capital FM. "Perdeu a governabilidade", disse. Para Antero, agora, o prefeito fica nas mãos dos vereadores. Antero Paes de Barros se revoltou com a informação sobre o repasse de R$ 6,7 milhões que a prefeitura fez para a Câmara no dia seguinte ao arquivamento do pedido de CPI da propina.


SILVAL: "ANTÔNIO JOAQUIM SABIA QUE O DINHEIRO ERA  PROVENIENTE DE PROPINA"

Antônio Joaquim - presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) - sabia que o dinheiro da compra de uma fazenda por R$ 10 milhões de sua propriedade era proveniente de propina. É o que afirma Silval Barbosa, em sua delação premiada. Segundo o ex-governador, Joaquim também sabia que Silval era o principal comprador da propriedade, apesar de todo negócio ter sido feito com Wanderlei Faccheti Torres, proprietário da empresa Trimec. Ele também foi o responsável por arrecadar a propina utilizada para comprar a fazenda.

"FILHA DE JUÍZA" APLICAVA GOLPES EM MATO GROSSO

As publicações no Facebook geraram um caso de polícia na cidade de Sorriso (398 km de Cuiabá). De acordo com uma reportagem do programa policial “Cidade Alerta”, da TV Record de Sorriso, uma jovem identificada como Joara Pimentel (FOTO) é suspeita de aplicar golpes de estelionato em duas pessoas. Segundo duas postagens na rede social Facebook, uma de um morador de Sinop e outra de uma mulher da cidade de São Paulo, a jovem estaria praticando golpes. Para passar credibilidade, ela se apresentava como filha de uma juíza da Segunda Vara Criminal de Sinop.

PS DE CUIABÁ ENTREGUE ÀS TRAÇAS E ABANDONO

Um caminhoneiro de Barra do Garças, Odilon Pereira da Fonseca, 40 anos, fez um desabafo esta semana. Ele gravou um vídeo dentro do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá mostrando  DEZENAS DE PACIENTES AMONTOADOS EM CORREDORES. "Uma vergonha para todo Estado!". Desabafou.
).

MINISTRA REJEITA PEDIDO DE EX-SECRETÁRIO

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, negou pedido de liminar em habeas corpus requerido pelo ex-secretário de Estado de Fazenda, Marcel de Cursi, para suspender a ação penal relativa a primeira fase da Operação Sodoma da Polícia Civil. A decisão foi dada na segunda-feira (28) e ainda cabe recurso.
DEPUTADO NININHO CONTINUA "MAMANDO" NO GOVERNO

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) disse no acordo de delação premiada ter recebido R$ 7 milhões em propina para assinar a concessão da MT-130, entre Rondonópolis e Primavera do Leste, a 218 km e 239 km de Cuiabá. De acordo com o ex-governador, o valor foi negociado com o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, e um representante da concessionária Morro da Mesa. A delação de Silval já foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). E a concessão permanece ativaa na gestão Pedro Taques (PSDB).


LUCIMAR CAMPOS E UM GRANDE PACOTE DE OBRAS PARA VG

 A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, anunciou um grande pacote de obras para a região que engloba quase uma dezena de bairros. “Nos próximos dias vamos lançar o edital de concorrência pública para a construção de uma escola estadual, de 15 salas de aula, quadra coberta, refeitório, que será construída pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura no bairro Gonçalo Botelho. A terraplanagem do terreno está feita, e juntamente com essa obra, a prefeitura vai asfaltar outras cinco ruas no local, para facilitar a mobilidade e melhorar as condições de vida para cada um dos moradores”. Além da escola, uma creche - de um total de 16 novas unidades que serão construídas pelo Município – será levada à comunidade do Residencial Gilson de Barros e vai atender à demanda da região, completou a prefeita durante a abertura do ‘Prati-Cidade’. O Município está fazendo um levantamento para a realização de um grande mutirão para regularização fundiária na região que segundo a prefeita deverá levar a escritura definitiva das casas a cerca de 7 mil famílias.

DETRAN USADO PARA PAGAR DÍVIDAS DE DEPUTADOS

O esquema de pagamento de propinas no Governo Silval Barbosa (PMDB) se estendeu a vários órgãos – entre eles, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Na delação feita ao MPF, o ex-chefe de Gabinete, Sílvio Araújo, disse que recebeu R$ 800 mil de uma empresa que fabricava placas de veículos, entre o fim de 2012 e o começo de 2013.  Dos R$ 800 mil da propina, Sílvio disse que utilizou R$ 300 mil para repassar a deputados da base aliada do Governo, para pagamento de dívidas

.ARQUIVADA DENÚNCIA SOBRE "TRAMA DIABÓLICA" DE RIVA


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) arquivou a denúncia sobre o suposto atentado tramado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva contra ele mesmo. A denúncia  foi feita pelo irmão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Toninho Barbosa
FRIGORÍFICO SE DIZ INOCENTES QUANTO AS ACUSAÇÕES DE SILVAL

Por meio da assessoria de imprensa, o friogrífico Marfrig informou que todo os fatos relacionados à empresa, apontados na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), foram "exaustivamente investigados pelo MPE-MT". E a conclusão é de que não há crime praticado "por pessoas vinculadas ao grupo".  Silval citou um esquema envolvendo a sua gestão e o Marfrig, entre 2010 e 2011: pagamento de propina em troca de incentivos ficais. Os valores repassados ao Governo, segundo ele, giraram entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões

BLAIRO MAGGI PREPARADO PARA DEIXAR O MINISTÉRIO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi (PP), disse que está preparado para deixar o cargo. A declaração ocorre após alguns lideres dos partidos que dão sustentação ao governo do presidente Michel Temer (PMDB), começar a pressionar o PMDB por mais espaço. "Ninguém conversou comigo. Mas se quiserem o meu cargo, entrego na hora.", disse o ministro que se encontra em viagem à China.


CARLOS BEZERRA LEVOU R$ 500 MIL PARA VOTAR EM EDUARDO CUNHA!
 

A JBS entregou para a Procuradoria Geral da República documentos que registram repasses ilegais para vários parlamentares, incluindo o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB). O peemedebista teria recebido R$ 500 mil, valor que seria uma bonificação para políticos que apoiaram a candidatura do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) à presidência da Câmara. As informações foram divulgadas no Jornal Nacional desta sexta (1º de setembro). Os pagamentos da empresa aos agentes públicos giraram em torno de R$ 30 milhões. Mais de 200 deputados teriam sido contatados entre novembro de 2014 e janeiro de 2015 para fazer parte do esquema.

JORNALISTA ANTONIO CARLOS MILAS COLOCADO EM LIBERDADE

O desembargador Luiz Ferreira da Silva determinou a soltura do empresário da comunicação, Antônio Carlos Milas de Oliveira dono do Grupo Milas Comunicação, preso durante a Operação Sodoma sob a acusação de extorquir o grupo do ex-governador Silval Barbosa para não publicar matérias apontando irregularidades e esquemas existentes na gestão do peemedebista. O magistrado entendeu que Milas pode cumprir medidas alternativas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. Ele destacou que o jornalista já está preso há 250 dias, sem que haja previsão de quando a instrução criminal será finalizada.
JAYME SEM QUALQUER ENVOLVIMENTO COM  DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO

Por enquanto, somente quatro dos 11 integrantes da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional no período em que Silval Barbosa (PMDB) governou o Estado (2010-2014) passaram ilesos pela delação premiada do peemedebista. Dos senadores, apenas Jayme Campos (DEM) não foi citado em situações que configuram corrupção. Sem mandato e atuando como secretário de Assuntos Estratégicos na gestão da esposa, a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos (DEM), Jayme até brincou com a situação quando questionado sobre as articulações para as eleições de 2018. Predisse que a delação de Silval seria um verdadeiro “tsunami” e recomendou que é preciso aguardar para saber que não estaria preso ou usando tornozeleira eletrônica antes de definir os candidatos.


EMPRESA DE CONSULTORIA REPASSAVA PROPINAS DO DETRAN A MAURO SAVI

Mauro Savi recebia propina do Detran através de empresa de consultoria, denunciou Silval Barbosa. O deputado Mauro Savi liderava um esquema no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), na gestão Teodoro Lopes,  para desviar dinheiro da autarquia através de uma empresa de consultoria. Os repasses feito pela empresa giraram em torno de R$ 400 mil a R$ 500 mil, desse valor metade era destinada ao deputado Mauro Savi.

MAURO CRITICA PSDB NACIONAL MAS NÃO DEFINE RUMO DOS DISSIDENTES

O ex-prefeito Mauro Mendes (PSB) afirmou que a participação da Executiva Nacional do PSB no retorno de Valtenir Pereira (PSB) ao partido e a presidência regional da sigla em substituição ao deputado federal Fabio Garcia (PSB) foi uma “presepada”. Sem confiança na direção nacional, ele crava que uma debandada é certa, mas o destino do grupo ainda não está decidido.