Contador de visitas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

CIDADE SE MOBILIZA CONTRA DESMANDOS DO GOVERNO TAQUES PARA EVITAR FECHAMENTO DE HOSPITAL 
Resultado de imagem para charge homem de camisola
 As entidades representativas da sociedade civil organizada de Sinop, sensibilizadas com a situação da população que pode ficar sem atendimento na Saúde Pública a partir desta segunda-feira (8), estão cobrando o Governador Pedro Taques para que resolva a situação pendente com o Hospital Santo Antônio. Foi elaborado um oficio em que 20 entidades da cidade destacam que “Se existiram erros no passado eles devem ser corrigidos e o poder público terá o apoio de toda sociedade ao corrigir os erros, inclusive envolvendo o Ministério Público neste assunto, mas não se destrói um trabalho de décadas usando a burocracia e investigações como desculpas. É necessário, mais do que nunca, não se omitir, estar presente, atuante, resolvendo o problema. Se for para punir, puna-se, mas não se prejudique quem mais precisa (a população)”. 

 Assinam o oficio a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), a Ordem dos Advogados (OAB), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Sindicato dos Madeireiros (SINDUSMAD), o Sindicato Rural, a Associação dos Criadores (ACRINORTE), a Associação Médica, o Conselho Regional de Odontologia (CRO), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AENOR), o Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (CODENORTE), a Associação dos Reparadores de Veículos (ARVES), o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários (CEARPA), a Associação dos Loteadores (AELOS), a União Sinopense das Associações de Moradores de Bairros (USAMB), a Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES), MITRA DIOCESANA, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Sindicato dos Jornalistas (SINDJOR) e as Lojas Maçônicas de Sinop. O oficio foi elaborado depois de uma reunião da administração do Hospital Santo Antônio com as entidades, em que foi explanado sobre a situação em que se encontra o Hospital, que está desde fevereiro negociando novo contrato do SUS com a Secretaria Estadual de Saúde. O Hospital Santo Antônio é o maior e melhor estruturado de nossa região, atendendo mensalmente pelo SUS: 160 nascimentos de crianças; 360 seções de Quimioterapia, 500 consultas oncológicas; 60 cirurgias oncológicas; 80 cirurgias gerais e tendo 60% de ocupação das UTIs por pacientes do SUS. Mas por causa da falta de contrato com o Governo a UTI infantil fechou as portas no mês de março. Já aconteceram 83 demissões nos últimos meses e mais poderão acontecer. A direção afirma que a partir desta segunda-feira não serão atendidos pacientes do SUS no Hospital. “O que nos preocupa é que se o Hospital Santo Antônio paralisar mesmo o atendimento do SUS o Hospital Regional de Sinop não vai conseguir absorver toda a demanda existente e a população menos favorecida ficará ao léu. Por isso entramos nesta luta, uma luta em defesa da vida”, disse o presidente da CDL Sinop Luciano Chitolina. 

 Além do Governador Pedro Taques também vão receber o mesmo oficio o secretário estadual de Saúde Marco Aurélio Bertúlio das Neves, o prefeito de Sinop Juarez Costa, o senador Wellington Fagundes, o deputado federal Nilson Leitão, os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Baiano Filho e Silvano Amaral, além do presidente da Câmara de vereadores Mauro Garcia e todos os vereadores da cidade. “Este é um problema de todos e todos devem se envolver, saúde pública é caso de vida ou morte, não podemos nos omitir, precisamos agir e é isso que estamos fazendo”, finalizou o presidente Luciano Chitolina. (TEXTO: DANIELA MELHORANÇA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário