Contador de visitas

quinta-feira, 26 de março de 2009


Comissão de Educação da AL debaterá crise

da Unemat com comunidade acadêmica

O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, deputado estadual Alexandre Cesar (PT), convocou a próxima reunião da comissão para quarta-feira (1º de abril) com a presença da comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O objetivo é encontrar uma solução para contornar a crise administrativa instalada na instituição pela falta de cumprimento de leis por parte da reitoria.
No ano passado, a AL aprovou em tempo recorde três leis dispondo sobre a reorganização interna da Unemat, a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Subsídios dos servidores e professores e a destinação de novas fontes de financiamento. Porém, a atual gestão da Unemat não tem cumprido as mudanças aprovadas no II Congresso Universitário pela comunidade acadêmica, dificultando e retardando o processo de autonomia da instituição.
“As resoluções do Congresso Universitário não foram adotadas e me parece que não há interesse em reunir o Consuni para torná-las oficiais, pois isso reduziria o poder do reitor. No entanto, a decisão está dada: descentralização já. É inviável deixar os campi na dependência apenas da sede da Unemat em Cáceres, ás vezes enfrentando uma distância de mais de 700 quilômetros”, disse Cesar da tribuna durante a sessão vespertina desta terça-feira (24/03). O parlamentar ainda lembrou aos demais deputados, que por duas vezes requereu explicações por parte do reitor Taisir Karim sobre a não aplicação das mudanças acordadas no Congresso, mas não obteve qualquer resposta.
Os assuntos específicos a serem tratados na reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto serão definidos em Assembleia Geral no campus da Unemat de Cáceres na terça-feira (31/03). Mas a presidente da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Maria Ivonete de Souza, adianta que devem ser incluídos na pauta o movimento ‘fora Taisir’, o estrangulamento do calendário acadêmico e a luta pela implementação imediata das deliberações do Congresso Universitário. “Vamos comparecer em comitiva com delegações dos onze campi da Unemat”, confirmou Ivonete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário