Contador de visitas

sexta-feira, 5 de março de 2010


Pátio dificulta

O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e pré-candidato ao governo reuniu-se na tarde desta sexta (5) com o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PMDB). Ao que parece, a tentativa de aparar as arestas entre os dois não deu certo. Pátio nem mesmo participou de uma série de inaugurações realizadas no fim da tarde no município.
Controle em aeroportos
O transporte aéreo de mercadorias será o próximo ponto de atenção da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT). Em reunião com empresas do segmento realizada há alguns dias, a fiscalização acordou com o segmento que durante uma semana empresas e Fisco estarão atuando em conjunto na busca de uma metodologia aprimorada para que as operações realizadas via transporte aéreo sejam efetivamente comunicadas à Sefaz. A expectativa é que na primeira semana de abril o novo procedimento de controle já esteja em funcionamento. De imediato, antes da operação conjunta, o Sistema Eletrônico de Controle de Notas Fiscais (EDI Fiscal) foi apresentado como possível modelo de operação. O EDI é um método de transmissão eletrônica de dados feita antes da saída da mercadoria de outras unidades da federação para Mato Grosso. As informações das notas transmitidas são armazenadas no banco de dados da Sefaz. A fiscalização é feita em central de transportadoras ou terminal de carga das empresas no Estado. “Nós queremos ter um controle maior sobre o transporte aéreo. É grande o número de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) que são emitidas para o transporte aéreo e posteriormente são canceladas. Nós vamos utilizar mais esses dados para fazer o cruzamento de informações e evitar que este meio de transporte apresente irregularidades”, destacou o secretário de Fazenda, Eder Moraes. A reunião contou ainda com representantes da Trip e da Varig, com a participação da Superintendência de Fiscalização e da Superintendência de Informações do ICMS. “
Caldart reeleito
Em reunião ocorrida nos dias 25 e 26 de fevereiro em Teresina (PI), o atual Diretor Presidente do Cepromat, Luiz Fernando Caldart, foi reeleito Vice-Presidente Executivo da Associação Brasileira das Entidades Públicas de Tecnologia da Informação (ABEP). A reunião contou com a presença de representantes de vinte Estados e a chapa composta por Paulo Coelho (RJ), Joaquim Costa (Pe), Luiz Fernando Caldart (MT), Eduardo Sguário (SC), Hipólito de Lima (PB), foi eleita por unanimidade.
Riva não para
Depois de ouvido o soberano Plenário, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), fez encaminhar ao secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, indicação no sentido de viabilizar a reforma de pontes, no córrego gameleira e no córrego da fazenda São Luis, entre os municípios de Alto Boa Vista e Serra Nova Dourada, na MT-433. Riva argumenta na solicitação que, dado o intenso tráfego na rodovia que liga os dois municípios, a estrutura está comprometida. “Se faz necessária a reforma sob pena de os prejuízos serem maiores em breve, pois o trânsito é enorme naquela localidade”, disse o deputado.
Emprego de montão
No período de 10 a 24 de março, o Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine/MT) irá recrutar trabalhadores rurais para trabalhar no corte de cana-de-açúcar na região de Cáceres. Serão oferecidas 1.100 vagas na Usina Cooperativa de Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco Ldta (Cooperb), localizada no município de Lambari D’Oeste. O recrutamento será feito no Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Salto do Céu no dia 10 de março, Curvelândia no dia 11, Rio Branco no dia 12, Lambari D’Oeste nos dias 15, 16 e 17 de março, Curvelândia nos dias 18 e 19, Distrito de Caramujo no dia 20 de março, São José dos Quatro Marcos no dia 22 e Mirassol D'Oeste nos dias 23 e 24 de março. Os trabalhadores devem se apresentar munidos da Carteira de Trabalho e documentos pessoais das 8h às 17 horas.
Câncer de pele
Para diminuir os casos de câncer de pele no estado, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 47/10, que modifica o enquadramento dos produtos denominados protetores e bloqueadores solares, eles deverão ser incluídos à categoria de medicamentos e não de cosméticos. O parlamentar resolveu apresentar a proposta depois de analisar que Cuiabá é considerada a Capital do calor e os municípios mato-grossenses atingem em sua maioria, 40 graus Celsius nas épocas mais quentes do ano. “As altas temperaturas da região vêm aumentando o índice de câncer de pele na população”, diz
Mais asfalto
No próximo sábado (06.03), às 8h30, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e o secretário de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, assina ordem de serviço para que sejam asfaltados nove bairros com drenagem de águas pluviais no município de Rondonópolis. O investimento de quase R$ 18 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), será aplicado em 214 mil metros quadrados de pavimentação que vão beneficiar diretamente mais de 10 mil pessoas.
Mulher em foco
Sala da Mulher da Assembleia Legislativa lança nesta segunda-feira (08) a campanha de “Combate à Violência Contra Mulher”. No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, lojistas dos shoppings Pantanal e Três Américas, parceiros na iniciativa, vão participar do projeto, vestindo os manequins das vitrines com a camiseta da campanha. O objetivo é fazer um alerta com relação ao alto índice de mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. Em três anos, 78.168 mulheres foram vitimadas em apenas oito dos 141 municípios do estado.
Chega de trotes
Entrar numa universidade é um ritual de transformação para muitos estudantes. A pessoa deixa o colégio para partir em busca do novo. Nos últimos tempos, o que se tem observado é que esse rito de passagem tem sem transformado em um cenário de guerra, preocupando pais e universitários devido ao alto grau de violência aplicada contra os calouros. Para reverter essa preocupação no estado de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa aprovou, em segunda votação, um projeto de lei do deputado Wagner Ramos (PR), que proíbe a realização do trote estudantil aos alunos “calouros” de escolas superiores e universidades públicas no estado.
Congresso AMM
A Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, por meio das Coordenações Jurídica e de Infraestrutura e Capacitação realizará, nos dias 29 e 30 de março, o IV Congresso Mato-grossense de Direito Municipal. O objetivo é tratar de temas atuais referentes ao direito público municipal, principalmente no que se refere às novas tendências e inovações legislativas e constitucionais e seus efeitos em relação aos municípios. “Eleições 2010 – Exercício da Cidadania” será o tema da palestra de abertura que será proferida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, Evandro Stábile.O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Pedro Ferreira de Souza, afirmou que o congresso já se tornou tradicional na AMM devido a sua importância para os agentes públicos. “O evento é estratégico, pois possibilita o debate com renomados juristas e a troca de experiência entre os participantes”, assinalou.
Pátio zangado?!!!
Nesta sexta, o governador Maggi e o vice Silval inauguraram a pavimentação e urbanização de vias urbanas em Rondonópolis. Também celebraram a arborização e o asfalto do estacionamento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município. Nesta obra, o Estado investiu R$ 796 mil. Eles aproveitaram para inaugurar a nova sede da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES). O evento continua neste sábado (6) em outras obras. Participam nomes importantes da política, como o governador Blairo Maggi (PR) e o ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton sachetti, que atualmente comanda a Agecopa. Pátio e membros do staff não deram as caras e devem manter a postura de ignorar trabalho de Maggi e Silval. (RDNews)
Novinho e complicado
O suplente de vereador e membro da direção nacional da Juventude Socialista do PDT, Samir Ribeiro, é daqueles que não sustenta em pé o que fala sentado. Após articular várias reuniões internas, pregando o rompimento imediato do partido com o prefeito Wilson Santos (PSDB), o rapaz mudou de ideia e defendeu, fielmente, a aliança com o tucano. "As eleições estaduais independem das alianças municipais", tentou justificar. O que chama a atenção é que Samir Ribeiro assinou e protocolou requerimento no PDT de Cuiabá, exigindo o rompimento imediato com o Palácio Alencastro. Ao ser questionado sobre o assunto, tentou intimidar militantes e jornalistas, afirmando que o documento não tinha validade. Se o rapaz faz isso enquanto político jovem, imagine quando chegar na fase adulta. (Mídia News)
Viúva doa pertences
A secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) Terezinha Maggi, recebeu, na tarde desta quarta-feira (03.03), no gabinete da Setecs, a visita da pecuarista Josiane Meires Nardez Viegas, viúva do cirurgião plástico Barão Viegas, que fez a doação de vários equipamentos e materiais cirúrgicos e uma coletânea de materiais didáticos sobre cirurgia plástica. Entre os itens doados estão 27 caixas contendo instrumentos cirúrgicos, como bisturis, afastadores de fibra ótica, pinças, tesouras, cânulas, entre outros; um aparelho (bomba) de oxigênio, um aparelho electrosurgical generator, um sugador, acessórios e instrumentos cirúrgicos avulsos, seringas descartáveis, sacos de lixo cirúrgicos, além de uma coletânea de CDs e fitas de vídeo cassete com conteúdo didático de palestras e eventos na área de cirurgia plástica.
Prefeito "enrolado"
Prefeito Dênio Peixoto (DEM) O prefeito de Planalto da Serra, Dênio Peixoto (DEM), responde a inquérito policial e é acusado de cometer crimes de improbidade administrativa, peculato e formação de quadrilha. A denúncia foi feita por um servidor da própria prefeitura, que fazia parte das comissões de processos de licitações. O funcionário aponta a existência de irregularidades nos processos e alega ter tentado se desvincular da prefeitura em agosto do ano passado. Na época, teria sido mantido em cárcere privado, num hotel em Várzea Grande. Relata também ter sido ameaçado e ter levado um tapa no rosto do secretário de Finanças do município.
Proteção a idosos
O deputado José Domingos Fraga (DEM) indicou ao governo de Mato Grosso, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a necessidade da criação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa – DEPI -na estrutura organizacional da Polícia Civil. A medida visa atender pessoas com idade superior a 60 anos, que demandem auxílio, orientação, encaminhamento a órgãos competentes, bem como acionar a Polícia Judiciária nos casos de lesão corporal, constrangimento ilegal, ameaça, abandono material, apropriação indébita, perturbação da tranqüilidade, do sossego e trabalho alheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário