Contador de visitas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Riva cobra reunião do governador com deputados estaduais

Presidente da AL-MT critica falta de repasses para a área da saúde

Assessoria

Clique para ampliar

Riva cobrou o encontro durante sessão nesta quarta-feira



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PSD), utilizou a tribuna durante a sessão vespertina desta quarta-feira (12) para cobrar uma reunião entre o governador Silval Barbosa (PMDB) e os deputados estaduais para discutir os problemas do Estado.

Riva criticou a falta de repasse do Governo do Estado aos municípios na área de saúde, a paralisação nas obras oriundas de emendas parlamentares e também mencionou a ausência de gestão em órgãos do Poder Executivo Estadual, como na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

As críticas à administração estadual foram iniciadas pelo deputado estadual Ademir Brunetto (PT), que denunciou durante a sessão problema existente em Alta Floresta, onde 40 caminhões carregados de gado estavam parados em função da empresa que emite a Guia de Trânsito Animal (GTA) ter paralisado os serviços por falta de pagamento do Governo do Estado.

Após ouvir as indagações do petista, Riva concordou e opinou que o Governo do Estado deve tomar uma posição firme em relação a algumas situações.

“Disse hoje que estou rouco de tanto reclamar da Sema, Indea e da Empaer. Para ficar claro, a minha crítica não é quanto às instituições ou servidores, e sim com relação a gestão. Na saúde, já vi prefeito chorar ao dizer que não se importa em perder eleição, mas sim em não ter condições de possibilitar atenção básica na saúde para a população, pois o Governo do Estado já fez mais de 50 programações para o pagamento, que não foram cumpridas. E é verdade, pois participei de umas 10 elaborações de cronograma juntamente com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Depois de justificar suas críticas, Riva solicitou ao ainda líder do governo na Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB), que intermedeie uma reunião com o governador, para os deputados estaduais tratarem estas questões urgentes.

“Temos questões urgentíssimas para debater com o governador, pois as obras paradas geram prejuízo aos municípios e a maioria delas é fruto de emendas parlamentares. Essa questão do Indea, apresentada pelo deputado Ademir Brunetto é grave, pois pode parar todo o setor pecuário do Estado. Na Sema, uma das servidoras de credibilidade do órgão me disse que está envergonhada e desanimada, pois não recebem diárias e precisam comprar café e água com dinheiro dos servidores”, contou.

De acordo com Riva, o encontro do governador deve ser realizado com todos os deputados estaduais e não apenas com um grupo de parlamentares. “É importante que providências sejam tomadas, o Silval tem que sentar com o Poder Legislativo e não com um colegiado, pois precisamos encontrar um rumo para algumas situações. Devemos admitir que o Governo do Estado está com dificuldades, mas estas não podem ser eternas. Temos que dar um basta nisso”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário