Contador de visitas

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

AS PRISÕES QUE ABALARAM O GOVERNO TAQUES NESTA QUARTA

FONTE: FOLHAMAX

A personal trainner Helen Christy Lesco, esposa do coronel da Polícia Militar, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, também foi presa na “Operação Esdras”, que cumpre 8 mandados de prisão por conta dos grampos ilegais no Estado. Ela é acusada de interferir nas investigações realizadas pela Polícia Civil e foi detida quando trabalhava numa academia na avenida do CPA, em Cuiabá.
Além dela, foram presos o secretário de Justiça e Direitos Humanos, coronel Airton Benedito Siqueira Junior, o próprio Evandro Lesco, e o sargento João Ricardo Soler. Ainda foram detidos o secretário afastado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas e o ex-secretário da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques.
O empresário José Marilson da Silva, dono da empresa que vendeu o "Sistema Sentinela" ao grupo, também foi detido. O major Michel Ferronato também teve a prisão decretada, mas ainda não foi encontrado. Ele estaria em viagem ao estado de Goiás.
Houve ainda a decretação da prisão do advogado Marciano Xavier das Neves. Todavia, ela pode ser substituída por medidas cautelares caso ele pague a fiança de R$ 9.370,00. 
O corregedor da PM, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, também foi alvo da operação. No entanto, ele foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento. 
As prisões foram requeridas pela delegada Ana Cristina Feldner, que preside o inquérito dos grampos ilegais na Polícia Civil de Mato Grosso. O desembargador Orlando Perri foi o responsável por decretá-las.
Buscas e apreensões nos endereços dos investigados também foram determinadas. As investigações estão em segredo de Justiça e não há os motivos para o envolvimento de cada um dos presos.
NOME DA OPERAÇÃO
Esdras é um personagem da tradição judaico-cristã que liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram de Babilónia em 457 a.C. . Descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de Moisés) entendido na lei de Moisés.
O esquema de grampos ilegais em Mato Grosso veio a tona em maio deste ano, por meio de reportagem do programa Fantástico. Ele tem como base uma denúncia do ex-secretário de Segurança Pública, promotor Mauro Zaque, à Procuradoria Geral da República.
Segundo a denúncia, membros da Polícia Militar e outros integrantes do alto escalão do Executivo estadual eram os responsáveis pelas interceptações telefônicas ilegais. Diversas figuras do Estado foram grampeadas irregularmente desde 2014. Teriam sido alvos da irregularidade políticos com mandatos, assessores, advogados, jornalistas, policiais, entre outros.
A denúncia aponta que os grampos eram concedidos por meio do esquema de “barriga de aluguel”, no qual o Núcleo de Inteligência da Polícia Militar solicitava interceptações de eventuais criminosos – no caso, uma quadrilha de tráfico de drogas e, posteriormente de assaltantes – e incluía os nomes de outros alvos, que não tinham relação com os crimes.
Na denúncia encaminhada por Zaque, é relatado que os grampos eram solicitados a um juiz de Cáceres pelo Ministério Público Estadual, com base em pedidos da Inteligência da PM. No entanto, outros magistrados do Estado também teriam concedido quebras de sigilo ilegais, sem perceber que entre eles havia terminais sem relação com o crime.
Desde as denúncias, foram instaurados inquéritos na Polícia Militar e na Polícia Civil de Mato Grosso. Já se encontravam presos por conta dos grampos o ex-comandante da PM, coronel Zaqueu Barbosa e o cabo Gérson Luiz Correia Junior.
O tenente-coronel Januário Batista e o coronel Ronelson Barros também foram preso pelo caso. Hoje, Januário já se encontra solto, enquanto Ronelson está em prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.
LISTA DOS PRESOS
1) Airton Benedito Siqueira Junior - secretário de Justiça e Diretos Humanos
2) Rogers Elizandro Jarbas – secretário afastado de Segurança Pública
3) Evandro Alexandre Ferraz Lesco – coronel da PM e ex-secretário da Casa Militar
4) Paulo César Zammar Taques – advogado e ex-secretário da Casa Civil
5) José Marilson da Silva - empresário 
6) Hellen Christy Lesco – personal trainner e esposa de Evandro Lesco
7) João Ricardo Soler – sargento da Polícia Militar de Mato Grosso
PAGAMENTO DE FIANÇA
Marciano Xavier das Neves - advogado
MANDADO DE PRISÃO DECRETADO
1) Michel Ferronato - major da PM
CONDUÇÃO COERCITIVA
1) Carlos Eduardo Pinheiro da Silva – coronel e corregedor da Polícia Militar de Mato Grosso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário