Contador de visitas

sábado, 15 de março de 2014

CALOTE BARBOSIANO atiça Fantasma da Fome, ocasiona desespero e ameaça novas paralisações de médicos, anestesistas e outros profissionais da Saúde MT já há quatro meses sem receber salários

 A situação é de penúria no interior de Mato Grosso, onde profissionais da Saúde Estadual sob a ameaça constante de até passar fome caso mercados se neguem a continuar vendendo "fiado", desconfiados da fonte dos salários de seus clientes, o governo Silval Barbosa, cujo mandatário já é conhecido dentro e fora do Estado como "Rei do Calote". O texto a seguir é do FOLHAMAX, dos competentes Cláudio Moraes e Maksuês Leite. Confira:

 Médicos de 3 hospitais públicos gerenciados pelo Instituto Pernambucano de Saúde e Assistência Social (Ipas) estão há 4 meses sem receber salários e o atendimento aos pacientes pode ficar comprometido nos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colíder e Metropolitano (Várzea Grande). Profissionais relatam que o último repasse integral de valores da Organização Social de Saúde (OSS) para os especialistas ocorreu em outubro do ano passado. Em novembro, conforme a denúncia, ocorreu o último pagamento e de forma parcial. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) desconhece a situação, mas garante que vai investigar. Anestesistas das 3 unidades estão entre os profissionais que não recebem. Vinculados a Cooperativas dos Médicos Anestesiologistas do Estado Mato Grosso (Coopanest-MT), os especialistas ainda não falam em paralisar as atividades. Porém, a administração destaca que cada vez menos anestesis-tas se disponibilizam para realizar o serviço. Além disso, a situação gera um déficit negativo para a instituição que mantém imóvel nas cidades do interior para receber os médicos que saem da Capital para atender nas outras cidades. A Coopanest-MT arca ainda com o transporte.A cooperativa afirma que o Ipas se comprometeu a pagar assim que recebesse do governo do Estado, o que deveria ocorrer até hoje.

 Na segunda-feira, os anestesistas se reú-nem em assembleia ordinária e devem discutir o assunto e as providências cabíveis. Os anestesistas que atendem no Hospital Metropolitano receberam pela última vez somente metade do salário, no mês de novembro. Quinze médicos da especialidade integram o quadro de funcionários que tem a missão de realizar pelo menos 170 cirurgias por mês: 120 ortopédicas e 50 gerais, conforme relatório de contratação da SES.No mês passado, a Secretaria lançou ainda mutirões de atendimentos em vários segmentos da saúde. A maioria dos procedimentos depende da presença de anestesista para ser realizada. O Hospital Regional de Colíder recebeu repasse parcial de 75% e os 15 médicos que atuam na cidade aguardam os valores em atraso. Conforme a Coopanest-MT, a estrutura do interior não favorece o profissional em nada e os atrasos colaboram com o desinteresse em prestar o serviço. “Os médicos deixam suas casas e famílias para prestar o atendimento nas outras cidades”. Outros 15 anestesistas da Coopanest-MT atendem no Hospital Regional de Alta Floresta. Nesta unidade, cerca de 35 médicos das outras especialidades ameaçam paralisar atividades por falta de pagamento. Alegam estar sem receber há meses. O último pagamento efetuado ocorreu no dia 7 de março e somente 20% do valor de contrato. O Ipas assumiu a gerência do hospital no primeiro semestre de 2012 e desde então os funcionários sofrem com os atrasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário