Contador de visitas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Para evitar prisões governador Silval enviou 

filho e irmão para um lugar seguro, em São 

Paulo


Rodrigo Barbosa

(Mídia News)

Em um depoimento prestado no último dia 24 de abril, à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF), o empresário Júnior Mendonça afirmou que circulava nos bastidores a informação de que o governador Silval Barbosa (PMDB) estaria preocupado com uma próxima fase da Operação Ararath.

E que, por um determinado período, teria enviado seu filho Rodrigo Barbosa, e seu irmão, Toninho Barbosa, para a cidade de São Paulo.

O objetivo, segundo apurou a reportagem, seria “protegê-los” de uma eventual “batida” da Polícia Federal – e evitar que ambos fossem expostos pela imprensa, em uma possível busca e apreensão, ou até mesmo prisão preventiva.

Nos bastidores, a informação é que Rodrigo Barbosa e seu tio Toninho Barbosa atuariam em suposta intermediação de contratos com o Governo do Estado. 

Toninho seria conhecido como “eminência parda” de Silval – e faria contatos com empreiteiras e empresas prestadoras de serviço, com contratos vultosos.

Além disso, Rodrigo Barbosa atuaria ainda em outras áreas, sempre representando negócios da família, em que o pai, por ser governador de Estado, não poderia figurar como sócio.

A área de mineração seria um dos focos dessa suposta atuação, especificamente em garimpo de ouro, em Mato Grosso e outros Estados. 

Trecho do depoimento em que Júnior Mendonça cita filho e irmão do governador:


Garimpo
Recentemente, o filho e o irmão de Silval teriam adquirido uma extensa área de terra, nas proximidades de Cuiabá, de uma autoridade no Estado. O objetivo seria extrair ouro da propriedade. 

Júnior Mendonça citou Silval, o filho e o irmão em mais um depoimento da delação premiada. 

Por meio de contrato, ele se comprometeu em colaborar com o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça para tentar reduzir sua eventual pena.

Ele é acusado de ser o epicentro de um suposto esquema que lavou dinheiro público em Mato Grosso. 

Nas delações, além de Silval Barbosa, que foi alvo de busca e apreensão em seu apartamento, e detido pela Polícia Federal, no dia 20 de maio, ele citou vários deputados estaduais, empresários, empreiteiros e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Na ocasião em que foi alvo da Operação Ararath, o governador Silval Barbosa recebeu voz de prisão e foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal. Ele possuía em seu apartamento um pistola, calibre 380, com documentação vencida. 

Após pagar fiança de R$ 100 mil, ele foi liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário