Contador de visitas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TRISTE FIM PARA DOIS JOVENS MARGINAIS
COMBOIO COM PMS DE MT RESGATA CORPOS DE MATO-GROSSENSES QUEIMADOS VIVOS NA BOLÍVIA


Rafael e Jeferson (detalhe) foram sepultados na cidade de San Mathias, onde ocorreu o linchamento



Uma equipe do Grupo Especializado de Fronteira (Gefron), sob comando do major Agilson Azizes Ferreira, partiu na noite de quarta-feira (15), da sede da unidade, em Porto Esperidião, para a cidade de San Mathias, na Bolívia, que fica a 185 km de distância da cidade brasileira, com a missão de fazer o translado dos restos mortais dos dois brasileiros que foram mortos na Bolívia.

Por determinação do secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, a equipe de policiais foi articular junto às autoridades militares bolivianas a liberação dos restos mortais dos brasileiros, que foram queimados vivos, na última terça-feira (14), por populares na cidade de San Mathias.

Os corpos de Jefferson Max de Castro Lima e Rafael Dias serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Cáceres, de onde posteriormente serão transladados para Cuiabá e liberados às famílias.

CHACINADOS POR POPULAÇÃO REVOLTADA


Jefferson Max de Castro Lima e Rafael Dias, queimados vivos em San Mathias, na Bolívia, cidade localizada a 50 km Cáceres (225 km a Oeste da Capital), eram moradores de Várzea Grande, na área metropolitana de Cuiabá. Os dois foram queimados vivos após serem retirados à força da cela na qual estavam detidos, na Delegacia da cidade. Os dois brasileiros são de acusados de triplo assassinato em San Mathias.

A imprensa boliviana informou que a multidão invadiu a delegacia e levou os brasileiros para a rua. Os manifestantes jogaram gasolina em Dias e em Lima e, depois, atearam fogo. A fúria da população de San Mathas teria começado depois de o chefe de Polícia da cidade, Edwin Rojas, acusou Rafael Dias de ter disparado contra os bolivianos Pablo Parava, Wanderley Costa e Edgar Suárez, depois de uma discussão. Jefferson foi preso suspeito de ser cúmplice do triplo homicídio.

A multidão também incendiou um carro que estava perto da delegacia, por suspeitar que o veículo pertencia aos brasileiros. De acordo com as autoridades de San Mathas, foi impossível conter os manifestantes, pois há poucos policiais na região.

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que o Consulado do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, a segunda cidade mais importante da Bolívia, acompanha o caso. O órgão prepara um relatório sobre o episódio. As informações sobre o caso, segundo o Itamaraty, ainda estão sendo levantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário