Contador de visitas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

GRUPO CONTINENTAL DE COMUNICAÇÃO
Silval Barbosa é dono de 73 rádios e TVs em Mato Grosso
=============
A IMPRENSA DE MATO GROSSO CRIA CORAGEM E DENUNCIA "CACIQUES" QUE USAM VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO PARA TRAMBIQUES, ACERTOSESCUSOS COM ÓRGÃOS PÚBLICOS E PROMOÇÃO PESSOAL
=============
GOVERNADOR SILVAL BARBOSA E FAMÍLIA DOMINAM O MERCADO EM MT


Fonte: MT24HORASNEWS (SORRISO)



Emissoras de rádio e TV se transformaram em trampolim para empresários e políticos se manterem na vida pública, ocupando cargos eletivos.Entre os homens da mídia estão os deputados federais Wellington Fagundes, Roberto Dorner e Júlio Campos. O governador Silval Barbosa e vários deputados estaduais lideram lista de donos de concessões na área de comunicação no Estador, onde figuram também prefeitos e outras pessoas que já ocuparam mandatos. Nem todos ps veículos estão registrados em nome dos verdadeiros donos.

Para não se exporem, muitos fazem contratos com terceiros. Assim, não apenas usam as emissoras para autopromoção, como "faturam" no próprio poder público. Dessa forma, eles conseguem, principalmente através do pool de rádios, levar suas mensagens para municípios longínquos, especialmente no período de campanha eleitoral.

O deputado federal de seis mandatos Wellington Fagundes (PR) possui rádios e TV em Tangará da Serra, Barra do Garças, Jaciara e Rondonópolis, onde reside e já disputou cadeira de prefeito duas vezes e perdeu. Há mais de duas décadas, Júlio Campos explora concessões de TV. Dorner é proprietário da afiliada TV Rondon em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis.

Barbosa na liderança absoluta

Silval Barbosa é um dos que mais expandem suas redes de comunicação.É dono de ao menos 73 emissoras de TV e de rádio, quase todas no Nortão. Em Matupá, onde foi prefeito, possui uma TV e uma rádio. Em Guarantã do Norte são duas rádios, uma AM e outra FM. O governador também tem TV em Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde e Colíder. Possui rádios ainda em Paranatinga, Diamantino, Mirassol D´Oeste e Vila Rica.

Entre os deputados estaduais donos de emissoras estão Sérgio Ricardo e o licenciado José Domingos (DEM), ex- secretário de Desenvolvimento Ruralre Agricultura Famíliar, com uma TV afiliada do SBT em Sorriso, onde foi prefeito por três mandatos. O presidente da Assembléia José Riva comanda uma TV em Juara, onde começou na vida pública como prefeito. O ex-deputado Otaviano Pivetta tem sociedade com uma TV de Lucas do Rio Verde, onde também foi prefeito por dois mandatos, enquanto Maksuês Leite (PP) se tornou dono da TV Cuiabá (Rede TV!) e Dilceu Dal Bosco (DEM) conduz duas emissoras de TV, uma em Sinop e outra em Nova Mutum. O ex-vice-governador Oswaldo Sobrinho possui emissoras no Nortão. Só em Sinop são duas rádios.

Polêmica e "jeitinho"

Embora seja proibido, políticos continuam donos de veículos de comunicação. A Constituição determina que, após a posse, parlamentares não poderão ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que "gozem de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público".Ou seja, pela Constituição, os políticos não podem ser donos de concessões dadas pelo Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário