Contador de visitas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

"NA MOITA"
============
Jornal revela “império empresarial” de Edmilson Santos, titular da SEFAZ-MT

Edmilson Santos


Sai o aparecido Éder, e começa a pontificar o sorumbático Edmilson. Na moita, sempre calado e discreto, o atual titular da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson dos Santos estaria construindo uma fortuna, como titular de empresas responsáveis pela construção de vários condominios residencias em cidades como Lucas do Rio Verde. De onde vem tanta grana? É uma pergunta que fica no ar, depois das revelações do jornal Centro Oeste Popular, não desmentidas pelo secretário. As revelações coincidem com a explosão do Escândalo da Conta Única, que resultou em várias prisões, na semana passada, inclusive da secretária adjunta do Tesouro Estadual, Avaneth Neves, já liberada pela Delegacia Fazendária. Confira a reportagem, abaixo:


O secretário titular da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), Edmilson dos Santos, é também, um dos maiores empresários do setor da construção civil de Mato Grosso. O secretário vem construindo, nos últimos cinco anos, um verdadeiro império empresarial no lucrativo – e extremamente competitivo – segmento da construção civil e incorporação imobiliária. O conglomerado de empresas do qual Edmilson dos Santos é sócio tem como base principal de atuação a progressista cidade de Lucas do Rio Verde (400 km de Cuiabá).

Conforme a reportagem do CO Popular apurou, Edmilson dos Santos é sócio da Formato Construtora e Incorporadora, junto com o ex-secretário adjunto de administração do estado no governo Blairo Maggi, Romeo Honorato Mendes. A Formato, que tem um capital social de meros R$ 200 mil, no entanto, é sócia de outras cinco construtoras e incorporadoras, cujos capitais sociais indicados em seus contratos de constituição registrados na Junta Comercial de Mato Grosso somam mais de R$ 3,5 milhões. Nada estranho haveria nisso não fosse o fato de que, das cinco empresas associadas à Formato, quatro delas tem “laranjas” como sócios-proprietários, não possuem sede nos endereços indicados nos respectivos contratos e são, na verdade, administradas por um escritório de contabilidade.

Buscando compreender como a empresa de Edmilson Santos e Romeu Mendes, a Formato Construtora e Incorporadora, conseguiu construir um condomínio vertical com três torres em Lucas do Rio Verde tendo um capital social tão baixo, a reportagem do CO Popular deparou-se com uma intrincada engenharia empresarial, cujas amarrações, no entanto, são mais frouxas e bamboleantes do que andaime em obra de barraco em favela.
A reportagem descobriu que a Formato Construtora E Incorporadora, dmistrada formalmente pelo senhor Romeu Mendes, associou-se com as empresas Hokkaido 1934 Participações S/A, com a LG Engenharia e Participações S/A, ambas formalmente representadas estudante de administração, Guilherme Keniti Cavutto Shimada, de 23 anos. Em ambas as empresa, Guilherme Shimada tem como “sócio”, Rogério Avelar Chaves, que, segundo consta, residiria em Sete Lagoas-MG.

A incorporadora LG Engenharia, por sua vez, “gerou” outras três empresas construtoras, as Bosque dos Buritis Ltda; Construtora Bosque dos Buritis II e Construtora Bosque dos Buritis III. Todas estas empresas formam o conglomerado que vem executando os projetos imobiliários capitaneados pela Formato Construtora e Incorporadora em Lucas do Rio Verde. Detalhe a se ressaltar: nenhuma destas empresas funcionam nos endereços indicados em seus contratos de constituição, na Rua das Orquídeas, 474, Sala 103, Jardim Cuiabá. Não funcionam no endereço indicado porque o número 474 simplesmente não existe na Rua das Orquídeas do Jardim Cuiabá, na capital do estado.

Entrevistado por telefone, o empresário Romeu Mendes, sócio de Edmilson dos Santos nos empreendimentos, inicialmente negou que o secretário fosse seu sócio, depois, admitiu que ele foi seu sócio e que tinha saído da sociedade. Mas, confrontado com a copia do contrato social da empresa atualizado, Romeu Mendes preferiu calar-se e não detalhar as relações societária e os negócios que mantém com o titular da Sefaz.
Já o estudante de administração, Guilherme Shimada – cujos pais são servidores da Receita Federal e do Ministério da Fazenda em Cuiabá – foi mais elucidativo na entrevista concedida também por telefone ao CO Popular. O rapaz revelou que “emprestou” o nome para que as empresas Hokkaido 1934 Participações S/A e LG Engenharia fossem registradas como sendo de sua propriedade em sociedade com Rogério Avelar Chaves. O rapaz também admitiu que as empresas são administradas, na verdade, por um escritório de contabilidade por meio de procurações que ele teria passado para o sócio de Edmilson dos Santos, o ex-secretário adjunto de administração do estado, Romeu Mendes.

Guilherme Mashida demonstrou ainda total desconhecimento sobre quem é Sérgio Avelar Chaves, seu sócio de Minas Gerais, bem como que não tinha a menor noção onde poderia estar instaladas as sedes das empresas registradas em seu nome. Ou seja, Guilherme Mashida é, na verdade, um autêntico “laranja” dos senhores Edmilson dos Santos e Romeu Mendes. Procurado de forma insistente pela reportagem do CO Popular, por meio de um telefone, o sócio de Mashida nas empresas LG Engenharia e Hokkaido 1934 Participações S/A, Sérgio Avelar Chaves não atendeu as ligações. O mesmo comportamento foi adotado pelo secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson dos Santos, que também não atendeu a reportagem do CO Popular nem retornou as ligações.

FONTEs: CENTRO OESTE POPULAR (Página do E)







Nenhum comentário:

Postar um comentário