Contador de visitas

segunda-feira, 5 de março de 2012


NOVO ESCÂNDALO
Deputados cobram explicações do desvio de R$ 50 MILHÕES na Conta Única do Governo de MT
================
LUCIANA BEZERRA: "Desde que o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, passou pela Sefaz, começou a existir um poder paralelo no governo onde ele manda e desmanda. Ele deixou uma herança lá na Secretaria, ele deixou gente dele lá, que são técnicos em finanças”
================
DILMAR DAL BOSCO lamentou a recusa da Sefaz em fornecer informações requeridas pelo gabinete dele, sobre arrecadação de tributos e comparou, irritado: “Para dar informação para um deputado eles alegam sigilo, mas para permitir que servidores alterem senhas e manipulem o dinheiro público eles permitem”
================
PERCIVAL MUNIZ quer esmiuçar informações de que uma servidora de carreira teria senha para administrar as despesas feitas pela Sefaz , mas que teria desviado recursos da Conta Única




O desvio de recursos na Conta Única do Estado (R$ 50 milhões) já intriga parlamentares da oposição na Assembleia Legislativa. O democrata Dilmar Dal Bosco, por exemplo, espera mais informações solicitadas por ele para pedir o afastamento dos servidores envolvidos em esquema milionário de desvio de dinheiro público dentro da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). “Temos que cobrar do Ministério Público providências também e exigir que o governo afaste esses servidores suspeitos de desviarem dinheiro público”, adiantou o deputado, fazendo alusão à reportagem do HiperNoticias, publicada nesta segunda-feira (05), lembrando os 10 anos em que o “esquema” ocorre na Sefaz e rotatividade dos ”mesmos servidores que se intercalam no comando da Conta Única nesse tempo.” Dilmar ainda lamentou a recusa da Sefaz em fornecer informações requeridas pelo gabinete dele, sobre arrecadação de tributos e comparou: “Para dar informação para um deputado eles alegam sigilo, mas para permitir que servidores alterem senhas e manipulem o dinheiro público eles permitem”, disse. O parlamentar acrescentou que já foi bancário e sabe que “quando se dá um cartão para um servidor, aquilo ali é pessoal e intransferível e quando havia casos de atitudes ilícitas, o servidor respondia pessoalmente pelas falhas”.

Além disso, um requerimento de autoria do deputado Percival Muniz (PPS), que também foi assinado por Dal Bosco, pedindo informações sobre a sindicância aberta no início do ano pela Sefaz, que teve o objetivo de apurar a responsabilidade de desvio de recursos da Conta Única foi aprovado pelo parlamento e encaminhado à secretaria.
Percival considera “grave esse desfalque nas contas do Estado” e por conta de uma sindicância interna em andamento, para se apurar responsabilidades, “o assunto deve ser tratado com mais transparência”. O socialista quer esmiuçar informações de que uma servidora de carreira teria senha para administrar as despesas feitas pela Sefaz , mas que teria desviado recursos da Conta Única. "Essa questão está nebulosa", alertou Percival, destacando que o Ministério Público (MPE) está acompanhando o caso.

A deputada Luciane Bezerra (PSB) já adiantou que a Sefaz será o seu “principal alvo” de fiscalização neste ano e, inclusive, já criou uma equipe técnica para levantar dados sobre a situação atual da Conta Única do Estado. A parlamentar salientou que desde que o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, passou pela Sefaz, “começou a existir um poder paralelo no governo onde ele manda e desmanda. Ele deixou uma herança lá na Secretaria, ele deixou gente dele lá, que são técnicos em finanças”, afirmou a deputada, que adiantou está mantendo reuniões constantes com seu grupo de apoio com o intuito de aprofundar mais sobre os indícios de irregularidades na conduta dos servidores da Sefaz. O mesmo adiantou o deputado Zeca Viana (PDT) que inclusive nessa tarde se reúne com técnicos tributaristas e jurídicos para apurar mais amiúde o desvio de recursos da Conta única. (Fonte: Hipernotícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário