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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

INTERIOR ILHADO!
BR-158 já está intrafegável
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Vereadores do Araguaia reclamam
do abandono



Texto: BBnews
(Lú Gonçalves)



Fotos de Kassu AGUA BOA NEWS



A principal via de acesso à região do Norte Araguaia no Estado de Mato Grosso é a BR 158 que está em processo de asfaltamento em alguns trechos, porém a mesma ainda tem vários impasses como questões ambientais e indígenas, pois a mesma corta ao meio a terra indígena em litígio Maraiwatsede.
O trecho que liga Alô Brasil a cidade de Ribeirão Cascalheira que está sendo construída pelo governo do Estado com a empresa Três Irmão (empresa dos irmão Avalone, inclusive um deles é suplente de deputado) está a passos de cágado, e o asfalto não tem a mesma qualidade que o construído por outras empresas na região.
Nos trechos que não tem asfalto o aproximadamente 250 km está praticamente intrafegável, com enormes crateras, e locais que cabe até mesmo um carro pequeno dentro dos buracos, e o mais complicados são os atoleiros que estão surgindo, o que impossibilita o trafego de provisões para a população que mora na região ao longo da extensão da BR 158.
Para o vereador Lerival Monteiro de Oliveira, o Cabeção é inadmissível o que acontece com a região, “é todo ano deste jeito, quando chega à época da chuvarada ficamos ilhados aqui na região sem poder se locomover, a única saída é de avião, temos ao longo da BR 158 várias cidades e existem cidades que ficam distantes dela, o que é mais difícil ainda, pois não temos as MTs asfaltadas, é uma vergonha uma região rica como a nossa não ser atendida pelo governo como deveria”, afirma.
O projeto é para que até 2014 a BR 158 esteja totalmente concluída pelo governo federal, e a promessa do governo Estadual é que pretende interligar todos os municípios da região com asfalto.



Ferrovia no Nortão MT
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Parecer favorável para ferrovia Cuiabá - Santarém é apresentado por chineses e pelo governador a ANTT
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Um relatório preliminar sobre a construção da ferrovia Cuiabá-Santarém, com apontamentos ambientais, técnicos e econômicos, foi apresentado, nesta quarta-feira (14.12).


Crédito: Secom
































Um relatório preliminar sobre a construção da ferrovia Cuiabá-Santarém, com apontamentos ambientais, técnicos e econômicos, foi apresentado, nesta quarta-feira (14.12), ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, em Brasília. Juntamente ao governador Silval Barbosa, representantes do Banco de Desenvolvimento da China e da empresa China Railway apontaram parecer favorável para a construção do trecho.

Com base nos estudos que vêm sendo realizados por um grupo de técnicos da China Railway nas áreas por onde deve passar a ferrovia, os chineses afirmaram não haver impedimento técnico ou ambiental para a realização da obra. O secretário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, participou da reunião e afirmou que o relatório também aponta um resultado positivo na questão econômica. “A obra se mostrou viável economicamente, pois o volume de carga que justifica o investimento”.
(Fonte: Secom MT)

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