Eduardo Gomes, do MT Aqui, com um olhar diferente sobre o panorama político de Mato Grosso, hoje!
======================================================
BOM DIA, HOJE É QUINTA-FEIRA, 5 DE AGOSTO DE 2010
Verdades:
Porteira que passa um boi, passa boiada. O desembargador José Jurandir de Lima, aposentado compulsoriamente pelo CNJ por prática de crime de nepotismo quer voltar ao Tribunal de Justiça pela mesma porta que devolveu à magistratura seus pares aposentados por outros crimes
Da Série Ex: a dentista Lilian Karla Azevedo (PDT) foi casada com o deputado estadual Daltinho de Freitas (PMDB) e não conseguiu registrar sua candidatura à Assembleia Legislativa
Rabo de palha: em entrevista no rádio Otaviano Pivetta disse que a Assembleia é sumbissa ao governo, mas saiu pela tangente evitando comentar a cassação de José Riva limitando-se a dizer que cada um tem seu CPF
O pedido de registro de candidatura a deputado estadual de Francisco Vuolo descarrilou
KIRARRINHA TEM BOM NATAL
Se ao invés de prefeito de Dom Aquino o republicano Eduardo Zeferino fosse carroceiro ou pedreiro estaria na cadeia, que é lugar de pedófilo; nada contra a prisão de pedófilos que exercem profissões humildes e também nada a favor da liberdade do xará
Bumerangue: juízes estão reassumindo a magistratura; vai recomeçar tudo
KIRRARINHA FORA
A corda continua roendo para o lado mais fraco. O vereador por Pontes e Lacerda, Lourivaldo Rodrigues Morais, vulgo Kirrarinha (DEM), tentou registrar candidatura para deputado estadual, mas por unanimidade o TRE negou tal pedido. Contra Kirrarinha pesa o fato de que sua prestação de contas enquanto candidato a vereador em 2008 foi rejeitada. Em outras palavras foi o mesmo que aconteceu com o candidato tucano ao governo e Pinóquio Wilson Santos, que obteve o devido registro.
O “não” do TRE a Karrarinha foi a assepsia que o Democratas não quis fazer, porque tal político deu um tapa no rosto da repórter de televisão Márcia Pache, no final de junho, nas dependências do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (cis), em Pontes e Lacerda, sem que o delegado lhe desse voz de prisão.
BOI DE PIRANHA
Gilmar Fabris (DEM) não obteve no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o registro de sua candidatura à reeleição para a Assembleia.
Veterano deputado estadual em plenário Gilmar foi o único integrante da atual bancada estadual que recebeu cartão vermelho.
Certamente Gilmar recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, como sempre acontece, no frigir dos ovos estará nos palanques atrás de votos.
Em tempo: a tranca ao registro de Gilmar foi o processo que o condenou por compra de votos no município de Poxoréu.
ETA CHICA!!!
Lei em Mato Grosso garante: Chica é candidatíssima
Sorte teve a deputada estadual Chica Nunes (eleita pelo PSDB e agora convicta filiada ao DEM). O TRE acolheu o pedido de registro de Chica, que agora está com tudo e não tá prosa.
Para reavivar a memória coletiva Chica presidiu a Câmara Municipal de Cuiabá do biênio 2005/06 e deixou um rombo superior a R$ 6 milhões.
O Ministério Público denunciou Chica por alguns crimes cabeludos, e dentre eles o de formação de quadrilha, corrupção e outros capazes de deixar corada até a mais petrificada das estátuas. Recentemente o Tribunal de Justiça quebrou o sigilo bancário da deputada, para facilitar a apuração do rombo na Câmara Municipal de Cuiabá quando de sua presidência.
Mais: Chica também cometeu crime de infidelidade partidária, a exemplo do que fez seu ex-colega de legislatura na Assembleia Legislativa, Walter Rabello, que trocou o PMDB pelo PP e foi cassado por esse ato num processo The Flash jamais visto por essas bandas.
BATOM
Na minha Rondonópolis o PR não é Clube do Bolinha. Lançou para a Assembleia a empresária loura Claudia Fagotti, que nesta foto de assessoria aparece entre duas raposas: Wellington Fagundes (esq) e Blairo Maggi, no lançamento de seu comitê, ontem, naquela cidade.
OFICIALMENTE
Ponto final.
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), que teve o diploma de deputado estadual cassado, mas que ainda não foi notificado oficialmente da sentença proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é candidato à reeleição.
Hoje, o TRE homologou seu pedido de registro de candidatura.
Candidatos a deputado estadual progressistas comemoram a vitória do correligionário, que será puxador de votos para eles.
Riva recebeu com naturalidade o registro de sua candidatura. “Quem não deve não teme”, limitou-se a dizer.
QUARTETO CADA UM POR SI
Fatura liquidada. Hoje, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acolheu os pedidos de registros de candidaturas de Wilson Santos (PSDB) com Dilceu Dal’Bosco (DEM) de vice, e do magnata Mauro Mendes (PSB/FIEMT e aliados) com Otaviano Pivetta (PDT) de vice.
Com os registros de Mauro e Wilson os quatro nomes que disputam o governo estão homologados, pois anteriormente Marcos Magno (PSOL) e Silval Barbosa (PMDB com a turma da botina) obtiveram seus respectivos registros.
Agora, falta somente combinar com o eleitor.
EM NOME DA LEI
O magnata Mauro Mendes (PSB/PDT/PV/PSB) tendo por companheiro de chapa o deputado estadual Otaviano Pivetta é oficialmente candidato ao governo. Isso foi o que decidiu hoje, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que acolheu seu pedido de registro de candidatura. Anteriormente Silval Barbosa (PMDB e coligados) e Marcos Magno (PSOL) também registraram suas candidaturas. Somente o tucano e pinóquio convicto Wilson Santos aguarda o julgamento de seu pedido.
JUSTIÇA MUITO TARDIA
O diploma de vereador por Cuiabá, de Ivan Evangelista (PPS), foi cassado pela juíza da 55ª Zona Eleitoral, Ana Cristina da Silva, por crime de captação ilícita de sufrágio (a manjada compra de votos). Ivan pode recorrer da sentença.
A condenação de Ivan mostra a lentidão da Justiça Eleitoral em Mato Grosso. O crime foi perpetrado em 2008 e o vereador cumpriu 19 dos 48 meses de seu mandato. Nesse período Ivan exerceu plenamente suas prerrogativas e inclusive participou das sessões que cassaram os mandatos de seus colegas Ralf Leite (PRTB), por quebra de decoro, e Lutero Ponce (PMDB), por improbidade administrativa (formação de quadrilha, corrupção, etc.). Nesse contexto cabe bem a pergunta: Ivan tinha legimitidade para cassar mandatos sendo eleito à base de corrupção eleitoral?
NA MOSCA
O magnata e candidato a governador Mauro Mendes (PSB/PDT/PV/PPS) visita hoje a Expoeste de Pontes e Lacerda, que é a maior feira agropecuária da região Oeste.
Pontes e Lacerda está em festa na semana de seu aniversário de fundação (data que se comemora amanhã) e recebe turistas de seu entorno. Mauro vai aproveitar bem sua presença por lá e fará exatamente o que Silval Barbosa (PMDB/PR/PT/PP e nanicos) não fez no sábado passado, quando ali esteve. Silval foi a Lacerda para se reunir com sua coordenação local, mas sua visita foi beija-flor, porque tinha que decolar para Cáceres, onde faria reunião.
Silval perdeu boa oportunidade de conversar com a população de Lacerda e vizinhança. Segundo o Sindicato Rural do município, naquela data 15 mil pessoas passaram pelas catracas do parque de exposições.
ALTO LÁ!!!!
Riva é danado. Depois de se despedir da presidência da Assembleia Legislativa e do cargo de deputado que foi cassado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral, José Riva (PP) recuou. Disse que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal para continuar cumprindo o mandato. Mais: acrescentou que não foi notificado do acórdão do TRE que o cassou. Em tempo: no jogo do bicho e na lei somente vale o que está escrito.
ESSE É ADILTON SACHETTI, O POLÍTICO QUE PRESIDE A AGECOPA
Adilton Sachetti insiste em quebrar a neutralidade política que o cargo de presidente da Agecopa exige. Na terça, à noite, Adilton estava no gargarejo quando da inauguração do comitê de campanha do compadre – dele – Blairo Maggi e Silval Barbosa, em Rondonópolis, onde foi prefeito (2005/08).
Subir ao palanque Adilton não subiu, mas circulou de cabeça levantada entre o eleitorado na festança do compadre Blairo. Espero que a Assembleia Legislativa tome providências quanto a isso exonerando Adilton da Agecopa, imediatamente.
O que Adilton faz é análogo ao que Júlio Campos fazia quando conselheiro do Tribunal de Contas do Estado: Júlio participava das reuniões do DEM e a imprensa noticiava tal fato com naturalidade.
Se a Assembleia não tiver força para dar cartão azul a Adilton melhor seria que os deputados renunciassem coletivamente.
ONIPRESENTE
A ex-guerrilheira Dilma Rousseff bota a cúpula da coligação de Silval Barbosa e Blairo Maggi de orelhas em pé. A candidata petista ao Planalto deixa claro que em Mato Grosso terá dois palanques.
Como se sabe esse posicionamento de Dilma deixa Silval em saia justa, porque ficará difícil explicar ao eleitor que a companheira o apóia e ao mesmo tempo afaga politicamente seu adversário e magnata Mauro Mendes (PSB).
Mulher de temperamento forte, Dilma não aceita pitaco em suas decisões e ninguém vai mudar sua decisão de botar um pé na canoa de Silval e outra na de Mauro.
DEBANDADA?
Fidelidade partidária à parte, o prefeito republicano de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues de Freitas, bateu demorado papo político com o deputado estadual democrata e candidato a vice-governador Dilceu Dal’Bosco, no corredor dos gabinetes dos deputados, na Assembleia Legislativa, ontem, pela manhã.
Manoel certamente apoiará a chapa Wilson Santos/Dal’bosco ao governo pela coligação Jonas Pinheiro (PSDB/DEM/PTB e nanicos), apesar de seu partido compor a aliança liderada por Silval Barbosa (PMDB) para governador e Blairo Maggi (PR)/Carlos Abicalil (PT) ao Senado.
Às favas com a fidelidade partidária.
CARTÃO VERMELHO
Francisco Vuolo, vereador republicano por Cuiabá e candidato a deputado estadual está com a corda no pescoço. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou seu pedido de registro de candidatura com duas fundamentações: documentação incompleta e reprovação de suas contas enquanto candidato à Câmara Municipal em 2008.
Quanto a papelada Vuolo mandou dizer por meio de sua assessoria que “não há problema”, porque a legislação permite a complementação dos papéis necessários. Porém, quanto ao nó das contas rejeitas o candidato não se pronunciou, e por prudência não deveria mesmo fazê-lo, porque a prestação de contas foi feita à época certa, mas com o inconveniente detalhe das irregularidades constatadas pela Justiça Eleitoral.
Pode até acontecer, mas parece bem difícil que Vuolo registre sua candidatura, por mais recursos que apresente.
MAIS CARTÃO
Também por falta de documentação do candidato, o TRE negou o pedido de registro de candidatura do vereador pepista por Cuiabá, Leve Levi, para deputado estadual.
SEM ALTERNATIVA
Maria Izaura, prefeita pedetista reeleita de Alta Floresta, revelou a um grupo de amigos que somente apóia a candidatura de Mauro Mendes (PSB) ao governo por questão de disputa de espaço político doméstico.
Izaura gostaria de apoiar Silval Barbosa (PMDB) por duas fortes razões: ambos são moradores no Nortão e o vice de Silval, Chico Daltro (PP), é seu colega economiário (ambos foram funcionários da Caixa Econômica Federal). Porém, para não compartilhar palanque com seu adversário ferrenho Romoaldo Júnior (PMDB), que é candidato a deputado estadual, a prefeita optou pelo magnata Mauro Mendes.
O entendimento de Izaura é correto: a prefeita não poderia mesmo fortalecer Romoaldo, que seguramente será candidato a prefeito de Alta Floresta em 2012 e consequentemente será oposição ao grupo político por ela liderado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário