Contador de visitas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ANÁLISE

1º de março deve ser dia de duras decisões para Silval

Governador lança curso de Medicina nesta quinta, mas tem muito a explicar sobre assuntos polêmicos do governo

divulgaçãoSilval Barbosa: governador de MTSilval Barbosa: governador de MT
DA REDAÇÃO

O governador Silval Barvbosa (PMDB) vai aparecer em público, ou pelo menos para a imprensa, na manhã desta quinta-feira (01/03), quando fará, juntamente com o reitor da Unemat Adirano Silva, o anúncio de abertura do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no Campus de Cáceres.

Silval fará o anúncio em Cáceres, às 20h. Em princípio estava marcado para a Sala de Reunião Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, às 9h00, com a publicação do edital do Vestibular 2012/2, mas houve mudança na agenda. Além do curso de Medicina, com 30 vagas semestrais, a Unemat também passa a ofertar outros três novos cursos: Engenharia Elétrica (50 vagas) no campus de Sinop, Geografia (40 vagas) em Colíder, e Administração (40 vagas) em Juara.

Distoante dessa alegria, que é comemorar uma grande inciativa e conquista por parte do Palácio Paiaguás, Silval Barbosa, mesmo em Cáceres, não deve escapar de ter que responder certas perguntas de jornalistas ávidos por outros assuntos polêmicos, que pautaram os cadernos de política desde a semana passada.

A principal questão deve ser em torno das críticas feitas pelo senador Pedro Taques (PDT) que acabaram por atingir Silval - e o pedido do senador para demitir Éder Moraes, da Secopa. Como Silval reagiu às declarações do senador? Éder Moraes continuará firme e forte no governo?

Outra saia justa é a inegavel saída do PSD, de Riva, do time do Paiaguás. A saída dos seus membros das secretarias do governo de Silval acontece, justamente, neste primeiro de março. Como Silval resolverá essa questão? Já têm substitutos? Ainda sonha com a permanência de Riva e seus comandados no governo? A impressão que se tem é que o governo não acredita muito nessa debandada, caso contrário já teria anunciado os novos nomes.

E não para por aí. O governo de Silval Barbosa está longe de ter um céu de brigadeiro pela frente. A cada instante surge uma turbulência nova. Nesta quinta também ocorre a saída de Osmar Carvalho da Secretaria de Comunicação do Estado. Algo que também foi mal explicado, tanto pelo governo, quanto pelo secretário que sai.

Agora, outras duas pastas do governo viraram alvos de críticas na Assembleia. O MT Saúde e a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana são acusadas de má gestão. O plano de saúde passa por séria crise de qualidade e credibilidade e já causa muito mal estar no funcionalismo público, que se vê humilhado pela falta de atendimento nos hospitais credenciados ao plano.

Resta a Silval ter muito preparo e serenidade nesta quinta-feira para convencer com respostas claras todos os pontos cegos da administração, que teimam em deixar sua gestão sob fogo constante e à beira de um colapso. Tomara que consiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário