Contador de visitas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MAIS POLÊMICA ENVOLVENDO EDER MORAES
===============
SENADOR COMPARA SECRETÁRIO A "BODE CHEIRANDO MAL"
===============
E MAIS:
Taques volta a atacar Eder e acusa Silval Barbosa de cúmplice caso não o demita



Pedro Taques e Eder Moraes


Fonte: Repórter MT e MídiaNews

O senador Pedro Taques (PDT) detonou hoje, durante entrevista ao programa Cidade Independente (Rádio Cidade FM) o secretário extraordinário da Copa, Eder Moraes. Taques, além de afirmar que Eder é um mentiroso patológico, pediu que o governador o demita de seu Staff. “Por que o governador não manda esse cidadão embora? O bode está dentro da sala e está cheirando mal”, afirmou. Taques também disse que se o governador não der uma "peia" em Eder, será cúmplice dele. Na semana passada, Eder chamou taques de personalidade com trastorno bipolar (quando uma pessoa tem oscilações de humor; vai da euforia à tristesa em segundos). Já Taques foi além e rebateu dizendo que tal transtorno tem tratamento, pontuando que Eder sofre de mal pior, o transtorno de caráter, que não tem cura nem tratamento. Pelo jeito as coisas vão esquentar ainda mais nos bastidores, já que Taques está de olho nas eleições de 2014 e Eder, segundo fontes do RepórterMT, estaria mesmo de olho é numa vaga no Tribunal de Contas, quando a Copa passar.

Mais informações sobre o "bafafá", extraidas do site MídiaNews



O senador Pedro Taques (PDT) defendeu hoje (27) a demissão de Éder Moraes da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo). Ele também rebateu as acusações de que estaria trabalhando contra a realização da Copa do Pantanal em Cuiabá.

Em entrevista concedida à Rádio Cidade, Taques cobrou do governador Silval Barbosa (PMDB) uma postura "mais firme" - e questinou o porquê do secretário ainda não ter sido demitido.

“Por onde Éder passou, todos os atos que ele fez, merecem investigações. A pergunta que não quer calar é: por que o governador não manda esse cidadão embora? Ele (Silval) está sendo engabelado por um mocinho que vai acabar com os sonhos dos cuiabanos”, afirmou Taques.

Para o senador, depois da extinção da Agência da Copa (Agecopa) e a criação de uma secretaria, o governador assumiu a responsabilidade total para a realização da Copa do Mundo e precisa dar um “freio” no secretário. "Ou ele correrá riscos de se tornar cúmplices das ações de Éder", disse.

“O Éder vai transformar o senhor Silval em réu em um monte de processos”, afirmou.

O embate entre ambos começou na semana retrasada, após o pedetista subir à tribuna do Senado Federal e cobrar transparência e explicações de Éder e do governador a respeito das obras da Copa.

Éder afirmou que Taques é um “traficante do medo” especialista em “ameaçar pessoas”. Disse também que Taques sofre de transtorno bipolar.

Em seguida, o senador retrucou, dizendo que "transtorno bipolar é uma doença que tem tratamento e cura, mas que o mesmo não pode ser dito de alguém com “desvio de caráter"”.

“Bipolar é um transtorno que possui tratamento. Agora, para desvio de caráter e de honestidade, o remédio é processo e cadeia”, afirmou.

"Mentiroso patológico"

Na entrevista desta segunda-feria, Taques reclamou da postura de Éder, de não conceder informações a respeito das obras que deverão ser feitas na Capital e disse acreditar que nem mesmo haveria projetos já elaborados pela Secopa, "apenas discursos".

“Não adianta o Éder afirmar que quem faz pergunta pra ele está contra a Copa. Ele está tentando esconder sua incompetência, querendo jogar a sujeira para baixo do tapete O que existe é um mentiroso patológico tomando conta da Copa. Você vai ver, várias vezes, esse moço, que vai acabar com os sonhos dos cuiabanos, dizendo que todos os projetos estão prontos, mas ninguém viu”, disse o senador.

"Não tenho medo de ninguém"

O senador afirmou que estaria sendo ameaçado e que essa era a única saída encontrada por Éder para não dar explicações que foram solicitadas a ele a respeito dos projetos da Copa do Mundo.

“Não adianta mandar recadinho para mim e para a deputada Luciane Bezerra (PSB), eu já combati o crime organizado e não tenho medo de ninguém. Ele (Éder) tem que explicar muitas coisas. Não abro mão de minhas prerrogativas por causa de ameaças de que vai contratar pessoas para escrever artigos para jornais e sites de Mato Grosso. Podem escrever o que quiser”, afirmou.

Taques reclamou que a Copa do Mundo não se resume às obras de mobilidade urbana e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e criticou a falta de debates sobre o assunto.

O senador afirmou que vai enviar, nesta segunda-feira (27), um questionário ao governador Silval Barbosa sobre o VLT, perguntando sobre quem assinou o projeto, quanto a implantação irá custar detalhadamente e quanto o cidadão terá que desembolsar para pagar a passagem.

“Nosso objetivo é fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Todos precisam trabalhar para a realização da Copa. Faço hoje várias perguntas hoje por escrito ao governador do Estado (sobre o VLT). Não adianta mostrar foto do Google. Queremos que essa copa nos orgulhe. Não queremos passar vergonha”, afirmou.


Medo


O senador afirmou que Éder estaria com medo e que, por isso, vai continuar fiscalizando todas as ações e obras da Secopa em Cuiabá. Segundo ele, em todas as outras cidades escolhidas para sediar o Mundial a transparência predomina, e ele apenas quer fazer o mesmo em Cuiabá.

“Se ele está com medo, é porque a chapa está 'chiando', ela está quente. Essas pessoas não devem dormir direito com medo de que alguém chegue às 6h da manhã cumprindo mandados de busca e apreensão e de prisão”, disse.

Taques afirmou que não está querendo criar empecilhos para o andamento das obras, mas também não quer que haja desperdício de dinheiro público.

“Eu sou senador e vou exercer meu mandato, vou fiscalizar. Não sou despachante de orçamento da União. Estou trabalhando e quero a Copa, mas qualquer pergunta que você faça sobre a Secopa e as obras, dizem que você quer colocar ‘pau na estrada’”, reclamou.

Patrimônio

Para Taques, somente os demais diretores trabalhavam na Agência e foram demitidos para a permanência de Éder, que estaria se negando a divulgar informações até mesmo para o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

O pedetista ainda fez uma breve análise dos últimos cinco anos da atuação de Éder Moraes no Governo, desde sua participação no MT Fomento até sua passagem pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) até a sua nomeação para a Agecopa – transformada em Secopa, posteriormente.

Taques questionou o patrimônio construído pelo secretário durante todos esses anos e cargos, afirmando que gostaria de saber se eles condizem com os salários ganhos por ele nesse período.

“O programa MT 100% Equipado aconteceu quando ele era secretário de Fazenda. Depois, teve as cartas de crédito. Quem fazia os cálculos das cartas? O secretário de Fazenda. Na Agecopa, pagou R$ 2 milhões para a Globaltech, uma empresa de fachada. Esse cidadão precisa ser investigado”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário