Contador de visitas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

UM PROJETO DO DEPUTADO SÉRGIO RICARDO
Lago do Manso terá parque destinado a piscicultura


Após praticamente 12 anos de pesquisas sobre a piscicultura no Lago do Manso (localizado a 86 km de Cuiabá), o projeto de criação do parque aquícola no local sairá do papel depois da criação e aprovação do projeto pelo Ministério do Meio Ambiente. A previsão é que o parque tenha 447 hectares ( 1 % do lago ) espalhado em diversas áreas de seu perímetro de mais de 700 km.

O projeto destina, ainda, 50% do terreno aos pequenos produtores que se enquadram nos moldes da agricultura familiar e a outra metade, aos empreendedores interessados. De acordo com Ricardo Sarmento, integrante da cooperagricultor, cooperativa que vem estudando e lutando pela criação do parque, a existência deste local para pesquisa é um ganho que viabiliza muitos estudos, amplia o turismo na região e possibilita um ganho econômico enorme. . “Nós somos o celeiro do Brasil. O Manso tem vários predicados que asseguram que não somente a piscicultura assim como toda a economia do entorno do local”, afirma.

Ele lembra que o projeto nasceu da simples vontade de empreender. No ano de 2000, ele conseguiu a autorização junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para implantação de um projeto piloto de criação de peixes em tanque rede. “Na época, criávamos pintado, mas as condições do Manso não eram das melhores e tivemos dificuldades. Mas a partir dali, passamos a estudar o terreno, os peixes e investir na piscicultura”, garante. (Assessoria da 1a. Secretaria - SECOM- AL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário