Contador de visitas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


OURO, DROGAS E "GRILOS" MOTIVAM "GUERRILHAS" E CLIMA DE TERROR NO INTERIOR DE MATO GROSSO!!

====================

Polícia Militar deve intervir para evitar confronto em garimpo no MT

====================

Recentemente um homem foi baleado e atingido no Hospital Regional de Alta Floresta. Clima é de tensão e brigas entre facções rivais

Fonte: ExpressoMT

Crédito: Ronaldo BezerraGarimpo movimentou grandes quantias nas décadas de 70 e 80 no norte de MT


Policiais militares sediados em Alta Floresta, 880 km da capital, devem por fim a um risco de confronto armado numa região garimpeira localizada entre Mato Grosso e o Estado do Pará. Um grupo de militares se deslocou até a região do Juruena neste fim de semana e há informações de que homens da Força Tática da PM/MT estaria pronta para agir.

A situação se agravou nos últimos dias, depois que um homem foi baleado e encaminhado para atendimento em Alta Floresta. Ele tinha passagem pela polícia e possível envolvimento com os grupos armados no garimpo. De acordo com o site NativaNews, de Alta Floresta, os relatos feitos por moradores da localidade são de que o clima é tenso, com brigas entre facções rivais motivadas por disputas de terra, extração de minérios e até tráfico de drogas.

“Eles não vivem no Juruena, esse grupo vive no Novo Astro, agora que estão querendo se envolver no Juruena, por causa de uma terra que eles pegaram de uma viúva, eles querem dominar a região todinha por causa do produto que eles vendem”, denunciou um morador que pediu para não ser identificado, temendo represálias.

A disputa maior, segundo o denunciante, é motivada pelo tráfico de drogas. Um homem, identificado apenas por Danilo e que liderava uma facção, foi morto no Novo Astro. Um outro traficante, que atua no Juruena, estaria marcado para morrer. “Eles querem eliminar ele pra ficar sozinhos na área, eles querem um ponto de apoio lá, pra eles vender as coisas que ele vendem lá, a droga”, frisou.

A região garimpeira viveu seu auge entre os anos 70 e 80. Apesar da redução na exploração de minérios, centenas de pessoas permaneceram no local, desenvolvendo outras atividades. Estima-se que atualmente são cerca de 700 moradores. “É perigoso pra gente que vive lá no Juruena”, disse o denunciante, que reside na localidade desde a década de 80. Ele disse que o movimento no comércio local caiu significativamente, já que as pessoas têm medo de um confronto entre as facções.

Na última semana, houve tiroteio e um barraco foi incendiado. Os moradores se sentem intimidados, já que os homens andam armados com armas de grosso calibre, coletes a prova de balas e pistolas. Há menores no grupo que atua no tráfico de drogas.

“A polícia pra resolver o problema lá, tem que ir no mínimo a cada oito dias”, pede o morador

Nenhum comentário:

Postar um comentário