Contador de visitas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

AS SACANAGENS QUE ROLAM DENTRO DOS CHAMADOS "GRANDES" SITES DE MATO GROSSO
(FUNCIONÁRIOS SÃO PAGOS PARA FICAR l2 HORAS POR DIA ACESSANDO O PRÓPRIO SITE E POSTANDO COMENTÁRIOS)


Esta semana foi cheia de novidades. Descobri que eu, Ely Santantonio, sou famoso na internet. Foi uma surpresa e tanto. Nada comparável ao Lula, Roberto Carlos, mas bem mais famoso que muita gente famosa no Estado. Por que será?.... Descobri também que o trambique rola solto nos chamado grandes sites de notícias de Mato Grosso, a maioria deles sediada na Capital. Não vou citar nomes porque não quero me indispor com Romilson Dourado, Marcos Coutinho, Ramon Monteagudo, Edilson Almeida, Gustavo de Oliveira - site e jornal, Isabela Correa, etc., etc.). Todos pessoas honradas e que certamente não se enquadram nesse artifício maléfico que a mim, Ely Santantonio, foi denunciado na quinta-feira passada.
Na minha época conheci alguns "picaretas" que imprimiam dois ou três exemplares de jornal para receber da SECOM-MT. Eu mesmo, testemunha ocular do pecado, algumas vezes recorri ao artifício para pegar alguns trocados do Gamelinha, Paulo Leite, Paulo Guimarães e Mauro Cid, que passaram pelo órgão na gestão do governador Júlio Campos. Pegava pouquinho, mas acabei gostando, quase me acostumando a essa notável linha de picaretagem. Época de ouro para Ivaldo Lúcio, J. Ma ia, Adelino Praeiro, Benedito Alves Ferraz, João Pedro Marques, Pedro Rocha Jucá e outros grandes d a época, que publicavam jornais com tiragem elevada (para aquele momento - Cuiabá tinha pouco mais de lOO mil habitantes).
Hoje, a era de ouro é dominada pelos sites. E os chamados grandes, segundo a denúncia que me foi encaminhada, que alegam ter 200 mil, trezentos mil ,até 1 milhaode acessos diários, com dezenas de pessoas postando comentários em suas matérias, na realidade, na nua e crua realidade, costumam pagar estagiários (salário mínimo ou em outros casos marmitas, passes de ônibus e uma graninha no final de semana para o cineminha, clubinho, etc.) para ficar de 8 a l2 horas por dia acessando o próprio site e postando comentários com nomes fantasiosos e até anônimos. As vezes, e são muitas, cansados de inventar comentários, os talentosos estagários (existe melhor escola de jornalismo que essa?.... Com dois meses qualquer neófito se torna capaz, graças ao uso do criativo artifício redacional centenas de vezes ao dia, de entrevistar o Papa ou até mesmo o Elvis no Céu) recusam os tais comentários, deles próprios, certamente, por "ferirem" a ÉTICA do site. Durma com
uma abobrinha dessa!
Quando alguma autoridade adentra ao recinto de tão luxuosos sites, o dono (ou donos) providencia de imediato um guaranazinho ralado e um gelolzinho extra, para que o pobre estagiário (ou a dupla) trabalhe em dobro.Tenha fôlego e alivie as dores dos dedos.Quase sempre trabalhando em salas inacessecíveis até para outros funcionários. Trata-se de SEGREDO DE ESTADO. Quem viu, ficou abismado. O contador de acessos (100 vezes mais sofisticado que o meu, que leva minutos para detectar a presença de um incauto do outro lado, acessando ou só enchendo o saco), dispara luzinhas coloridas e parece até querer falar, ocorrendo até, no momento, as famosas "sobrecargas". E o político ou empresário, satisfeito por ver seu dinheiro bem aplicado (sabia que 60 por cento das matérias "de interesse público" são pagas? Que os ACERTOS estão enriquecendo muita gente que até pouco tempo atrás andava de ônibus?) saem felizes do local, satisfeitos com tudo que acabaram de ver. Pobres otários!
Nada contra. Todo mundo tem direito a viver bem, morar com conforto, desfrutar de mordomias próprias de novos ricos. Agora, por favor, parem de arrotar números fantasiosos de até 500 mil e 1 milhão de acessos diários. No ano passado, quando pela primeira vez resolvi investir na internet, fiquei entusiasmado quando meu funcionário (na época) me mostrou o exorbitante número de 1OO mil acessos (mais que o site OLHAR DIRETO, na época) diariamente.Cheguei a publicar o absurdo no meu Diário do Povo, todo orgulhoso, crente que era verdade. Quase abandonei o jornal impresso. Depois fiquei sabendo que o rapaz, na tentativa de me agradar, passava noite a dentro atualizando páginas (cada clique, descobri, vale por um ACESSO). Fiquei revoltado e aproveitei os processos da senadora Serys Marly (tem filhas milionárias, mas, a exemplo do falecido Dante de Oliveira, arrota pobreza nos quatro cantos do Estado), o pavor do funcionário (sites registrados em seu nome) diante da pressão da Polícia Federal, que invadiu minha casa no Jardim Presidente, e parei com tudo. Meu filho, posteriormente, criou estes novos blogs e, ele próprio, com auxílio de outros funcionários, que já trabalhavam comigo na época, passaram a alimentar os "veículos" com notícias diversas. Número de acessos (outra vez essa palavra estranha, não me lembro de nenhuma outra - talvez por estar com algumas doses na cabeça) da vez em que a Serys "fechou" meus sites. De verdade, fiquei sabendo: 4O . Números de quando meu filho e funcionários ficaram reproduzindo matérias frias de outros sites: 8, 10, no máximo 12 diariamente. Quase desisti de vez, mas meu garotão continuou firme. Resolvi reacreditar no projeto, só que pedi: "Vou escrever nessa PORCARIA, todos os dias, mas quero números reais. Se tiver uma única pessoas nos lendo em 24 horas, que seja somente ela". E apesar dos vários telefonemas que tenho recebido, bem mais que no passado, ainda fico meio cismado. O número de contactantes aumentou. Há quatro dias pedi que instalasse um contador,partindo do ZERO para os blogs mais conhecidos (Liberal, Diario do Povo e Diário do Estado) visível aos olhos das pessoas e aos meus. Não quero saber de gráficos fajutos, indicando 100, 200, 300, 5OO, 8OO mil e até 1 milhão de "clicadas". De qualquer forma, qualquer sacana aí fora pode clicar várias vezes nos blogs para me animar, fazendo-me esquecer das manchetes garrafais nos meus malfadados jornais impressos. Eu aqui, escrevendo madrugada afora, crente que estou sendo muito lido, quando menos de 10 pessoas (outra vez) se divertem com as babaquices que escrevo. Êta mundo cão! Só para finalizar: aqui não improviso comentários e até agradeço ao fato de ninguem faze-lo. Basta ler as informações e cair fora. Vão comentar no RDNews, Odocumento, Olhar Direto, 24horasnews, MídiaNews, Diário de Cuiabá, Folha do Estado, Gazeta Digital e outros poderosos de plantão. Por favor, contribuam para o descanso dos ESTAGIÁRIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário