Contador de visitas

domingo, 13 de março de 2011


Apimentadas do EPA (Turma do Epa)


Avessas


Prefeito em exercício de Várzea Grande, João Madureira, tem se revelado melhor que a encomenda. Parece estar cumprindo os requisitos da boa governança. Por enquanto tem desmentido a máxima que de onde menos se espera é que não vem nada mesmo. Mas vamos aguardar...
Vini, vidi, vici

Madureira é um homem simples. Começou a vida com garçom em Campo Mourão (PR). Em Mato Grosso foi motorista do ex-governador Frederico Campos e policial civil. Jeitoso com o povão, faz alguns mandatos que ele se garante como vereador em Várzea Grande.
Inconsoláveis

Quem está coçando o cotovelo de dor é o pessoal da Câmara de Cuiabá. Perdendo até pra Várzea Grande. Vão empatar aonde?
Tigrada

Ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) anunciou em Cuiabá a liberação de R$ 5 milhões para atender os municípios na região Norte em estado de calamidade pública por conta das chuvas. Tirou fotografia com autoridades, deu entrevistas, almoçou e se mandou. Nada de verificar a situação in loco.
Prioridades

Governo gastou uma nota preta e um ano e meio para reformar o prédio do Sebrae cedido à Agecopa. Em frente tem uma escola (José Magno) que foi demolida há quatro anos e ficou apenas o terreno baldio. Ao lado uma quadra de esportes em petição de miséria. Mas o prédio da Agecopa ficou um brinco por dentro.
Sem freio

MP e TCE têm que dar uma olhada na contratação de empresa (com dispensa de licitação) para executar levantamento sócio-econômico que guiará ações da Agecopa para o evento de 2014. O estudo já existe, foi realizado pela Seplan com apoio das secretarias que atuam na ponta. O trabalho demandado pelo diretor Yuri Bastos Jorge pode entrar pro Guiness como o Ctrl C, Ctrl V mais caro da história.
Mister S

Sérgio Ricardo adora fazer seu próprio marketing. Algumas coisas ele cria e a maioria copia. Pegou carona com Murilo na soltura de alevinos, abraçou a bandeira do Xô Multas contra os radares, surfou enquanto pode na onda do gás etc., etc.. Agora ele está distribuindo um saquinho com sementes de crotolária, uma planta cuja flor atrai libélulas, que por sua vez põe larvas em locais com água limpa e parada, tal qual o mosquito da dengue. E a larva da libélula é predadora natural da outra. Pelo menos é o que diz o deputado.
"Disprivinido"

A coluna tem recebido elogios e sugestões para a última nota da sessão diária, dedicada ao anedotário e folclore político e histórico. Agradecemos e publicamos hoje a dica enviada pelo amigo Kaike Rachid Maia, filho do saudoso jornalista J. Maia de Andrade e dona Adelita. O pai era um grande contador de causos. Kaike nos envia esta direto lá das Minas Gerais, sobre o impagável Benedito Valadares: era década de 40 e ele, candidato à reeleição de deputado. Foi fazer visita à Santa Casa em BH e lá encontra um correligionário do interior que disse: "_Deputado, que bão vê o sinhô, parece que foi Deus que ti mandô aqui. Mia muié tá prá ganhá nenê e eu tô meio disprivinido" e fez sinal com o indicador e o polegar que estava sem dinheiro para custear o parto. O espirituoso Valadares não se apertou e respondeu: "_Ô, cumpadre, primeiro quero dar os parabéns procê e pra muié qui cês vão ganhá nenê. Mas socê que tá sabendo faiz nove meis tá disprivinido, magina eu que tô sabendo agora?"

Tico e teco

Sistemas da Sefaz e do Detran simplesmente não se comunicam. A pessoa recolhe a taxa de licenciamento (Sefaz) e continua como inadimplente (Detran). Aí acontece de veículos serem multados e até apreendidos. Depois o cidadão tem que provar documentalmente que o problema não é com ele. Tem trabalho pra recorrer de multas, perde tempo correndo atrás de liberação de veículo (até de frotistas) apreendido. É o caos.
Biruta

A permanente falha nesses sistemas prejudica o cidadão e derruba a receita. O cobertor começa a ficar curto. É aquela velha história: depois que se entra no cúmulus nimbus, o vulgo CB, a manobra fica mais difícil, as turbulências são inevitáveis e ainda tem o risco de pane geral. Apertem os cintos, senhores passageiros. Cadê o piloto?
Babel

Governador até já mandou devolver o software implantado no órgão (Detran) e chamou o titular da Sefaz na responsa. Acontece que fica por isso mesmo, pois as ordens não são cumpridas na ponta. Antes disso tem que ter o aval do partido, do padrinho. O loteamento dos cargos criou um governo de ilhas, sem a marca de Silval. Nessa toada a marca será a ausência e o caos.
Ziriguidum

Diretor da Agecopa Yuri Bastos Jorge, mamado até a guampa, conseguiu a proeza de subir o Barranco Alto, localidade do rio abaixo, com a lancha que pilotava transportando meia dúzia de pessoas. Foi um baita susto, mas ninguém saiu gravemente ferido. Até o helicóptero do Ciosp foi acionado para atender o alcoolizado servidor público. O fato ocorreu na segunda de carnaval.
Miragem

Informação reservada que chegou ao nº 1 dá conta que o príncipe tomou champanhe com o usurário-mor num local com vista pra o rio e a torre. A atitude nos próximos dias vai dar bem o tom do apito que o number one toca. Ou não, como diz Caetano.
Friends to be Friends

A conversa é que o (coronel ou major?) Novack baixou sem avisar na chácara que o promotor Mauro Zaque tem no lago do Manso em sociedade com outras três pessoas. Sem saber se algum outro sócio tinha feito o convite, o promotor foi educado e fez sala para o visitante repentino. Quem viu disse que foi como água no chopp, a maior sem graceira.
Grave

Denúncia consistente contra atos praticados na Seduc circula na área. Caso confirmada a veracidade das informações, o assunto rende até CPI. Deve esquentar a orelha esquerda da secretária Rosa Neide nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário