Contador de visitas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011


Morre o primeiro deputado a defender causas ambientais em MT

Valdemir Roberto
24 Horas News

Kazuo Sano (c) na ultima visita a Mato Grosso: homenagem




















Morreu no começo da manhã desta sexta-feira, 18, em Belo Horizonte (MG), o ex-deputado Kazuo Sano, primeiro parlamentar em Mato Grosso a defender causas ambientalistas. Kazuo Sano sofria de diabetes e estava residindo na cidade de Uberlândia. Ele teve infecção generalizada. Familiares informaram que Kazuo foi levado para a capital mineira para submeter a novos tratamentos, mas não resistiu e veio a falecer. O ex-parlamentar já havia perdido as duas pernas, amputadas, devido a doença.

Kazuo marcou época na política de Mato Grosso. Entre o primeiro e segundo mandato, passou a fazer defender as teses ambientalistas. Kazuo era conhecido como “deputado por natureza”. Porém, não obteve sucesso e acabou não constituindo-se para o terceiro mandato.

Filho de imigrantes japoneses, Kazuo foi constituinte do Estado e, junto com Luiz Soares, relator da Carta Magna, aplicou sobre a Constituição de Mato Grosso muitos de suas teses. Muitas delas acabaram suspensas por medidas judiciais. “Foi um deputado a frente do seu tempo” – resumiu o ex-colega Roberto França, ao destacar que as preocupações que movem o mundo hoje já eram defendidas por Kazuo Sano naquele tempo.

Além de França, Kazuo foi deputado na mesma época de José Lacerda, Hermes de Abreu, Willian Dias, João Teixeira, Oscar Ribeiro, Aroldo Arruda, Francisco Monteiro, Moisés Feltrin, entre outros.

Além de defesa do meio ambienta, Kazuo Sano teve participação marcante nas articulações políticas de Mato Grosso. Sua residência, no alto do bairro Bosque da Saúde, era local de constantes reuniões da classe política. De lá saíram vários acordos políticos partidários e também para composições de Governo e da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Kazuo articulou também nomes para o Tribunal de Contas do Estado.

Familiares disseram que antes de seguir para Belo Horizonte, Kazuo pediu para retornar a Cuiabá, onde desejava terminar os seus dias. Em sua ultima passagem pela Capital, ele foi homenageado pela Assembléia Legislativa em sessão requerida pelo então deputado Wilson Khishi destinada a comemorar a presença da Colônia Japonesa no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário