Contador de visitas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Triste realidade vivida pelo jornal FOLHA DO ESTADO
===================
Sem acordo com a direção jornalistas deflagram greve por tempo indeterminado



Sem receber há três meses fica difícil produzir matérias...

Em reunião nesta sexta (25), jornalistas da Folha do Estado, terceiro jornal em número de leitores de Mato Grosso, decidiram paralisar as atividades. Os profissionais cobram o pagamento dos salários em dia. Eles alegam que no final deste mês completam três meses de atraso na folha. Enquanto isso, a direção do grupo pede trégua. Sustenta que a empresa passa por um período de vacas magras, com a suposta falta de repasse das verbas publicitárias. O argumento não foi suficiente para convencer os jornalistas. Resolveram cruzar os braços 80% dos profissionais da redação, que conta com 30 jornalistas. A edição deste sábado (26) deve circular normalmente, já que a paralisação começa a partir da meia-noite.

Os jornalistas reivindicaram, até as 17h desta sexta-feira, o pagamento da folha salarial de setembro, porém, não foram atendidos. A direção do jornal alegou que o dinheiro já estava no caixa da empresa, mas não haveria a possibilidade de transferi-lo para contas bancárias. A promessa de que o dinheiro estaria disponível na segunda-feira não agradou aos repórteres, que optaram pela paralisação. Isso porque foi pago o salário atrasado dos profissionais que atuam na gráfica, que deverão trabalhar normalmente nos próximos dias. Apesar disso, há dúvidas em relação a rodagem dos exemplares, diante da falta de material.

Para o presidente do Sinjor, Téo Meneses, trata-se de uma situação lamentável, que chegou ao seu apogeu diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelos profissionais. "O atraso salarial precariza a profissão. Tem pai de família em situação financeira delicada que não agüenta esse transtorno. Essa atitude é exemplar e histórica e manda um recado aos patrões da imprensa de que isso não pode ser aceito", comentou.

Os editores não aceitaram entrar em greve, mas, o movimento de paralisação foi acompanhado pelos repórteres fotográficos. Para segunda-feira (28), está prevista uma nova assembleia dos jornalistas. Se houver o pagamento da folha salarial de setembro, será discutida a possibilidade de retorno às atividades. Com 17 anos de atuação no mercado, o jornal Folha do Estado é um dos mais tradicionais de Mato Grosso. O fundador do jornal, Sávio Brandão, foi assassinado em 2002 após incentivar produções jornalísticas que divulgavam o esquema do crime organizado comandado pelo ex-policial civil, João Arcanjo Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário