Contador de visitas

quarta-feira, 26 de maio de 2010



Mato Grosso Hoje!


Justiça feita... Janete Riva e outros 65 são libertados pelo TRF de Brasília!

O desembargador Fernando Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal (TRF), da 1ª Região, em Brasília, concedeu, no começo da noite desta quarta-feira (26), habeas corpus para 38 pessoas acusadas de fraude ambiental em Mato Grosso e que foram presas pela Polícia Federal, durante a Operação Jurupari, no último dia 21.

Desembargador age com a razão e não vê porque mantê-los presos

Depois de analisar, individualmente, os pedidos, Tourinho decidiu estender o benefício a todos os 65 acusados que estão presos na Polinter e em presídios no Interior de Mato Grosso. Ainda há dúvida sobre se o benefício vale para os que não foram presos e não entraram com HC preventivo.

Advogados mostraram em Brasília os verdadeiros motivos da "operação"

Ontem, de acordo com informações apuradas pelo MidiaNews, o grupo de advogados que impetraram com os pedidos de habeas corpus no TRF teve uma reunião com o desembargador Tourinho Neto e fez uma exposição de motivos sobre a operação da PF.

Punida com prisão por ser mulher de José Riva?

"Essa demonstração de como tudo aconteceu foi fundamental para a decisão do desembargador", disse o advogado Válber Mello, que defende a empresária Janete Riva, mulher do presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP).

Aos poucos todos serão colocados em liberdade

Agora, os advogados se movimentam para que os habeas corpus sejam cumpridos e seus clientes, os 65 que estão presos, sejam soltos. Dos presos, 33 estão em Cuiabá, 27 em Sinop, um em Brasília, um em Belo Horizonte, um no Espírito Santo e dois em São Paulo.

Questionamento de advogado foi importante para decisão tomada

O advogado Alexandre Nery, um dos que defendem Janete Riva, questionou a decisão do juiz Julier Sebastião, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, que foi derrubada pelo TRF. "Decisões de juízes que não são fundamentadas tecnicamente, que possuem intenções visivelmente políticas, o Tribunal jamais iria permitir que perdurassem", declarou ele ao MidiaNews.

Também ex-secretário de Maggi colocado fora das grades

Entre os beneficiados, além de Janete Riva, estão o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, Luiz Henrique Daldegan, o chefe de gabinete do governador Silval Barbosa, Sílvio Ribeiro, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Ubiratan Spinelli, e seu filho, o empresário Rodrigo Spinelli, além do ex-prefeito de Tabaporã, Paulo Rogério Riva, e o empresário Carlos Antônio Azóia, irmão e genro do deputado Riva, respectivamente. Os dois últimos eram considerados foragidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário