Contador de visitas

sábado, 15 de maio de 2010

Reproduzido do site Varanda Cuiabana, do jornalista Pedro Rocha Jucá

DIÁRIO HISTÓRICO DE MATO GROSSO

16/05/1814: Para permitir acesso de Vila Maria (Cáceres) a Vila Bela de Mato Grosso, no período das águas, e cumprindo ordens dadas pelo capitão-general João Carlos Augusto D'Oeynhausen de Grewenbourg, teve início a construção de uma ponte de madeira em Barreiros. Concluída em 1816, a ponte tinha 325 metros de comprimento, assentada sobre 144 esteios de aroeira.

16/05/1884: Os pesquisadores Karl von den Steinen, Otto Clauss e W. von den Steinen, membros da comissão científica alemã incumbida pela Sociedade de Geografia de Berlim para fazer a exploração científica do Rio Xingú, foram recebidos pelo presidente da Província de Mato Grosso. O brigadeiro Manoel de Almeida Gama Lobo D'Eça, Barão de Batovi, ouviu uma exposição, a cargo do primeiro, sobre os planos da expedição. Esses cientistas alemães viajaram dez dias depois, recebendo o apoio de "25 praças de linha", comandados pelo capitão Tupi Ferreira Caldas, "a fim de auxiliarem os exploradores na defesa contra o ataque dos selvagens".

A comissão, conforme disse o Dr. Karl von den Steinen, visava a exploração do Xingu, incluindo estudos geográficos para determinação de coordenadas dos pontos marginais que maior interesse pudessem despertar, sobre natureza da fauna, flora e riqueza mineralógica; e estudos antropológicos; apreciação dos caracteres descritivos e antropométricos dos selvagens encontrados, além de usos, vocabulários, indústrias e artes correlativas; Climatologia da Zona a ser percorrida. Descendo pelo Rio Xingu, eles rumaram para Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário