Contador de visitas

sábado, 8 de maio de 2010


Eder Moraes Tiro pode sair pela culatra: Empresariado que financia manifesto pedindo a cabeça de Eder Moraes na Casa Civil poderá vê-lo de volta à Secretaria de Fazenda combatendo com mais rigor notórios sonegadores de impostos!... (Por trás da ação de manifestantes ligados a setores da Máfia do Combustível e ao ex-prefeito Wilson Santos estaria a preocupação com o crescimento da candidatura de Silval Barbosa nas pesquisas e a possibilidade de Eder sair candidato a prefeito de Cuiabá em 2012)

(Fonte: RD News)

Apesar dos recentes ataques da oposição, o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, demonstra empolgação com a perspectiva de concorrer à Prefeitura de Cuiabá em 2012. Em seu estilo polêmico, ele também ameaça voltar ao comando da pasta da Fazenda, onde atuou por quase três anos na gestão Blairo Maggi (PR). Fontes ligadas ao Palácio Paiaguás revelam que a mudança é cogitada pela equipe do governador Silval Barbosa (PMDB) para conter as pressões de segmentos empresariais, liderados pelos distribuidores de combustíveis, que cobram a revisão da carga tributária e a exoneração de Eder, responsável pela implantação de medidas de combate à sonegação fiscal. “O tiro dos empresários pode sair pela culatra. Se continuarem pressionando, há um entendimento para que o Eder retorne à secretaria de Fazenda”, afirma uma fonte ligada ao peemedebista.

Considerado o “homem forte” de Silval, o secretário é alvo de críticas por não deixar o staff em meio ao escândalo da aquisição de máquinas com preços superfaturados, que derrubou Geraldo de Vitto (Administração) e Vilceu Marchetti (Infraestrutura). Como a atuação de Eder teria ficado restrita à mediação do empréstimo obtido pelo Estado com o BNDES, Silval entende que não há motivos para exonerá-lo.

Respaldado pelo governador, o secretário passou a ser um dos nomes cogitados por lideranças comunitárias para disputar o Palácio Alencastro em 2012. O secretário não fala sobre o assunto publicamente, mas interlocutores afirmam que ele tem em mãos uma pesquisa em que aparece com 18% da preferência do eleitorado. “É um índice significativo para quem não chegou sequer a colocar o nome na disputa. Os adversários sabem disso. Não estão tentando eliminar o chefe da Casa Civil, mas sim um potencial candidato à prefeitura em 2012”, analisa uma fonte ligada ao secretário.

Com o apoio de 77% das lideranças comunitárias de Cuiabá, Eder é o responsável por capitanear o limite de crédito para as obras da Agecopa. Presidentes de bairros chegam a saudá-lo como o 'prefeito da copa'. “Nós vamos indicar o vice na chapa do Eder. O movimento comunitário nunca teve esta oportunidade”, comemora o presidente do bairro Cidade Alta, Paulo César Camargo.

O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, diz que Eder tem o perfil necessário para gerir a cidade pela experiência em finanças públicas. “Ele entende do fisco. É uma pessoa que sabe buscar a estrutura financeira para viabilizar obras públicas. Por incompetência do Wilson Santos (pré-candidato do PSDB ao governo), Cuiabá sofre hoje, por exemplo, as consequências. Perdemos obras importantes. Hoje vemos esgoto a céu aberto e, apesar da inauguração da ETA Tijucal, falta água tratada nos bairros 1º de Março, Altos da Gloria e Doutor Fábio”, elenca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário