Contador de visitas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Comunitários poderão orientar um terço das emendas parlamentares de José Riva e Eliene Lima

A aplicação de pelo menos um terço das emendas parlamentares dos deputados federal Eliene José Lima (PP) e estadual José Geraldo Riva (PP) serão destinados a municípios do Vale do Rio Cuiabá, sob orientação do movimento comunitário da Capital. O compromisso foi firmado por José Riva, durante reunião com mais de 2.000 líderes de bases populares e organizações sociais, na Associação dos Servidores da Secretaria de Infra-Estrutura (Assinfra), na noite desta segunda-feira (20/09).

“Neste ato, faço o compromisso aqui, com o movimento comunitário: vou destinar um terço de minhas emendas para obras sugeridas pelos líderes comunitários, na Lei Orçamentária Anual, priorizando infra-estrutura básica e o social”, assegura ele.

Riva garantiu que o deputado federal Eliene Lima firma o mesmo compromisso: destinar um terço de suas emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) a investimentos na Baixada Cuiabana, seguindo orientação do movimento comunitário.

“É uma honra receber apoio tão qualificado, em Cuiabá, onde sempre tive dificuldade de inserção nas comunidades. Agora creio que teremos uma melhor distribuição dos investimentos”, reconhece Riva.

O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, recorda que, há menos de dois meses, compromisso idêntico foi firmado pelo movimento comunitário com o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o deputado federal Carlos Abilcail (PT), candidatos ao Senado pela coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar.

“Maggi e Abicalil já se comprometeram em destinar um terço de suas emendas ao OGU para a Baixada Cuiabana, prioritariamente em propostas apresentadas pelo movimento comunitário”, recorda o presidente da Ucamb.

A expectativa de investimentos maciços do governo de Mato Grosso e da União, a partir de 2011, principalmente por causa da Copa do Pantanal 2014, tende a mudar radicalmente – para melhor – a realidade nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

O presidente da Associação dos Moradores do Jardim União, Laudecir Trindade, o ‘Toti’, lembra que, se a comunidade tivesse um defensor com a envergadura política de Riva, certamente as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) teriam sido concluídas. “Ficamos apenas no ‘quase’: obra ‘quase’ pronta, comunidade ‘quase’ atendida... Porque as obras, infelizmente, não chegaram ao final”, critica ‘Toti’ Trindade.
A anciã Faustina Francisca Rodrigues Machado, 78 anos, do Grupo da Melhor Idade do Coxipó, mesmo tendo facultado o direito de votar, por causa da idade, avisou que irá às urnas, em 3 de outubro, para sufragar Riva e Eliene. “Ele tem projeto para a terceira idade e isso nos interessa muito”, afirma Faustina Francisca, que votou, pela primeira vez, em Getúlio Vargas para a Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário