Contador de visitas

terça-feira, 21 de setembro de 2010



Mesmo provocado, Silval manteve linha propositiva em debate


Da Assessoria

O governador Silval Barbosa (PMDB) foi o grande vencedor do debate Eleições 2010 realizado nesta segunda-feira (21) pela TV Record Regional, Canal 10, empresa do Grupo Gazeta de Comunicação. O candidato da Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar foi autêntico, firme e propositivo ao responder aos questionamentos do mediador, o jornalista Antônio Carlos Silva, e também às críticas dos candidatos adversários. Todos os três - Mauro Mendes (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Marcos Magno (Psol) - fizeram as chamadas “pegadinhas” sem conseguir êxito em nenhuma das tentativas. O debate teve duração de pouco mais de duas horas e foi transmitido para os 141 municípios do Estado pela emissora de televisão e também pela Rádio CBN AM 590.

Silval não sucumbiu às provocações dos outros candidatos e manteve-se no campo das propostas sem deixar de contrapor às informações equivocadas dos adversários e fazer os devidos esclarecimentos. No estúdio, o goverador elencou as conquistas da gestão Blairo Maggi/Silval Barbosa até o momento em que o comando do Poder Executivo passou para as mãos do candidato. Ele ainda teve a oportunidade de colocar suas propostas para as áreas da educação, saúde, indústria e comércio, turismo e gestão. O governador chegou ao evento às 21h24 acompanhado da primeira-dama Roseli Barbosa. Logo depois, foi a vez do candidato à vice na chapa de Silval, o deputado federal Chico Daltro (PP).

Pauta nacional - Silval Barbosa afirmou que uma de suas primeiras providências, caso seja reeleito, será reunir a bancada federal em torno de temas de interesse do Estado, tais como construção do Hospital Federal de Cuiabá, hospital-escola que assumirá as atribuições do Hospital Universitário Júlio Müller, as obras de ampliação e reforma do Aeroporto Marechal Rondon, implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, recursos para concluir a interligação asfáltica de 100% dos municípios da capital com o interior, investimentos em escolas técnicas, ligação ferroviária do Estado e, principalmente, cumprir os prazos estabelecidos pela FIFA para as obras da Copa 2014. “Vamos trabalhar para incluir recursos no Orçamento Geral da União para essas obras de infraestrutura”, completou.

Maquinário - Durante o debate, o governador voltou a reafirmar que o Estado tomou todas as providências necessárias decorrentes de irregularidades no processo licitatório para a aquisição de maquinários e que o erário não sofreu prejuízos. Destacou que o próprio governo encaminhou o caso à Delegacia Fazendária e ao Ministério Público Estadual (MPE) para que fosse apurado com lisura. “As empresas citadas já devolveram o dinheiro aos cofres e todos os envolvidos foram afastados assim que constatamos o problema. Mais de 15 mil km foram recuperados nos assentamentos e regiões produtivas”, completou.

Educação - O governador voltou a elogiar os profissionais da educação, sobretudo pelos resultados alcançados pelo Estado no ano passado. A educação de Mato Grosso conquistou o 5º lugar nas séries iniciais do ensino básico e o 2º lugar nas séries finais do ensino fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na área da educação, Silval ainda destacou a proposta de levar a Unemat para cidades-pólo do Estado, tais como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop e implantar o curso de Medicina no campus Cáceres. Outra meta do governador é climatizar 100% das salas de aula e levar uma universidade federal para Rondonópolis. “Quero agradecer aos profissionais da educação pelas conquistas do Estado nessa área e dizer que continuaremos valorizando a categoria, assegurando investimentos no setor”, avisou.

Indústria e comércio - Na área da geração de emprego e renda, Silval Barbosa lembrou que continuará com a política de incentivos fiscais visando o aporte de indústria e que a concessão obedece a critérios técnicos. O governador esclarece que o Plano de Governo para os próximos quatro anos contempla, no item Indústria e Comércio, a verticalização da economia para agregar valor aos produtos de Mato Grosso. “Os incentivos fiscais obedecem a critérios rigorosos e justos, de forma a assegurar o fomento da economia mato-grossense a médio e longo prazo”, avalia. E lembrou que todas as empresas beneficiadas necessitam cumprir metas estabelecidas como contrapartida ao recebimento da concessão. Graças a essa política, muitas empresas como a Vicunha vão se instalar no Estado gerando emprego e renda.

Saúde – Silval reafirmou seu compromisso de promover investimentos na área da saúde, com percentuais superiores ao teto constitucional de 12% e, que a partir de 2011, a proposta é aplicar mais 15% da arrecadação estadual na área. Em seu plano de governo voltado para saúde, o governador destacou a construção do Hospital Metropolitano do Cristo Rei, em Várzea Grande, irá funcionar ainda este ano, com 70 leitos, 100% custeado pelo Estado. Além disso, o governo de Mato Grosso está fomentando o novo Hospital Federal de Cuiabá (hospital-escola), além dos planos de construir o Hospital Estadual da Criança e fortalecer os hospitais regionais do Estado. Outra proposta, em parceria com o governo federal, é trazer as UPAs 24 horas.

Agecopa – O candidato do PMDB ressaltou o legado que a Copa de 2014 deixará para Mato Grosso com as obras de infraestrutura, tais como criação, na região metropolitana, de corredores, viadutos, trincheiras (passagens subterrâneas), ampliação de pistas e construção de pontes, pavimentação de 100% das ruas e avenidas de Cuiabá. Outro item é a implantação do BRT (Bus Rapit Transit) assim como da arena Multiuso – espaço que substituirá o Estádio Verdão – e das obras de ampliação e reforma do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. “Estamos alinhados com o governo federal e esse bom relacionamento é fundamental para que Mato Grosso tenha estas e outras conquistas”, ponderou o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário