Contador de visitas

sábado, 3 de setembro de 2011

Ely Santantonio
Curto&Grosso


Thelma e Antero correndo risco de expulsão


As manifestações públicas do ex-senador Antero Paes de Barros e da ex-primeira-dama Thelma de Oliveira em favor da pré-candidatura do empresário João Dorileo Leal (PMDB) à Prefeitura de Cuiabá, em 2012, causou indignação na militância tucana e até na Executiva Municipal do PSDB. O líder comunitário Valmir Molina, titular da Executiva tucana, anunciou que vai exigir uma posição firme e urgente do Diretório Estadual em relação ao compromisso de ambos, com o pré-candidato do PSDB ao Palácio Alencastro, deputado estadual Guilherme Maluf. Sendo que, em caso de radicalismo, ambos sejam até mesmo penalizados com a expulsão.


Ainda sobre o "quebra-pau" envolvendo Eder e Brito


O governador Silval Barbosa (PMDB) negou neste sábado (03), em Lucas do Rio Verde, uma das paradas da expedição "Rota da Integração" (Cuiabá-Santarém), que vá exonerar o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito de Lima, em função do enfrentamento entre os dois durante audiência pública realizada ontem na Assembleia Legislativa para debater o modal de transporte para Cuiabá e Várzea Grande. "Eu não demito ninguém", afirmou Silval, após não ter mais como evitar o assunto com os jornalistas que o acompanham na expedição. O governador não quis se aprofundar sobre a polêmica envolvendo a Agecopa, chegando a manifestar certa irritação com a insistência da imprensa. Na prática, nem o governador não tem o poder de exonerar os diretores da Agecopa, mas sim de indicar sua exoneração à Assembleia Legislativa, que deverá aprová-la ou reprová-la.


Notícias do Estradeiro


Em Lucas do Rio Verde, segundo município em que a comitiva da expedição ‘Rota da Integração’ Cuiabá – Santarém parou neste sábado (3), o prefeito municipal, Marino Franz, também apresentou os índices econômicos destacando que a produção agrícola é o forte da economia local e que o milho é o “carro-chefe”.


30 milhões de toneladas


Conforme Marino Franz, para a safra 2012 a produção será de 21 milhões de toneladas e que têm projeção de atingirem entre 2018 e 2020 30 milhões de toneladas. A região de Lucas do Rio Verde compreende 21 municípios, todos desenvolvendo a agricultura. “Esta Rota da Integração não vai prospectar só o Estado de Mato Grosso, mas o Pará e até outros estados vizinhos”, avaliou o prefeito.


Potencial produtivo


O governador Silval Barbosa relembrou que na última viagem internacional, em que passou pela China, pôde apresentar um pouco do potencial mato-grossense, principalmente no setor produtivo. Os chineses mostraram interesses desde então para conhecerem o Estado. “Ele possuem uma produção muito rudimentar e ter a oportunidade de conhecer ‘in loco’ as nossas plantações, as máquinas e o desenvolvimento regional os deixam ainda mais encantados, porque não tinham a noção dos que temos e plantamos aqui”, disse Silval.


Olho na Ferrovia da Integração


Um dos chineses a integrar a comitiva, o engenheiro Cair Xudong lembrou que, por meio de um consorcio com o banco de desenvolvimento econômico e social da China, já construíram 90 quilômetros de estradas em seu país e que se consideram capazes de concluir o projeto da Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico), da qual Lucas será a central de cargas. Na segunda-feira (05.09), mais oito chineses, representantes da instituição financeira na China, se encontrarão em Santarém (PA) à comitiva.


redução no custo do frete


Silval Barbosa assinalou que o Governo de Mato Grosso não medirá esforços para fazer da Fico uma realidade e, além desta ferrovia, a Cuiabá-Santarém, apenas para escoar a produção regional e tornar o Estado ainda mais competitivo no mercado do agronegócio, melhorando a logística que possibilitaria entre uma série de benefícios ao produtor, a redução do frete.

....................


Nenhum comentário:

Postar um comentário