segunda-feira, 3 de maio de 2010
A face NEGRA de um empresário milionário: BOMBA detonada agora à tarde pelo jornalista José Marcondes, o MUVUCA, do Megadebate!
Pérsio Briante e o valor de uma empregada doméstica com 4 filhos
(Megadebate, 03.05.2010)
O empresário Pércio Briante, dono da Extra Caminhões e do jornal Circuito Mato Grosso, foi nos jornais dizer que não devolverá dinheiro ao Estado, mesmo tendo embolsado um valor superior ao que seria correto, e honesto.
O amor de Briante pelo dinheiro não é nenhuma novidade. Para quem armou para uma simples empregada doméstica, mãe de 4 filhos, que teve a infelicidade de trabalhar nas suas empresas no ano passado, não se trata de novidade conhecer esta terrível e macabra história, que mostra a capacidade de um ser humano em pisar e maltratar outro, em nome do lucro - ou apenas uma ninharia - que qualquer cristão julga não valer a pena, quando se é obtido do sefrimento de alguém tão humilde.
A acusação dá conta que Pérsio Briante teria armado uma situação escabrosa para se livrar de uma simples indenização trabalhista contra sua própria empregada doméstica.
O fato ocorreu no ano passado, quando Biante precisou de uma zeladora em seu jornal, Circuito MT, e a saída foi chamar a dedicada Silvia do Carmo Santos, 28 anos, analfabeta, com 4 filhos para criar, que já trabalhava em sua outra empresa, a Extra Caminhões.
Silvia aceitou trabalhar no CircuitoMT. Aceitaria trabalhar em qualquer lugar, devido sua necessidade extrema.
Ocorre que passado alguns meses de trabalho no jornal, Biante teria dado férias para Silvia, que não entendeu muito bem porque havia 'ganho', sem sequer saber se tinha direito, ainda, ou se estava no prazo, ou quiçá 'merecia'.
Como todos aqueles que mal sabem ler e escrever, Silvia aceitou e assinou tudo que Briante pedia. No caso em tela, ele não pedia, mandava, com a mesma empáfia e arrogância com a qual foi na rede Globo dizer que não vai devolver nenhum dinheiro a mais pago pelo governo no caso da aquisição das máquinas superfaturadas, mesmo que saiba que este dinheiro 'a mais', não lhe pertençe.
Mesmo sabendo que este dinheiro vem do trabalho meu e seu. Do imposto que nós, a sociedade, pagamos para o governo, e por uma suprema ironia, erro ou malversação, foram parar no bolso deste homem.
Além de não pagar os direitos trabalhistas da senhora Silvia, Briante fez publicar em jornal, um suposto abandono de emprego da pobre funcionária, mesmo tendo induzido a mesma a se ausentar.
Quando Silvia retornou, qual não foi sua surpresa, ao deparar com um aviso de que ela não poderia mais trabalhar ali por ter abandonado o emprego.
Silvia foi embora sem direito a nada, nem salário, nem acerto de contas, nem emprego e 4 filhos para criar.
Briante economizou, com isso, algo em torno de R$ 2.000,00 - dinheiro que poderia alimentar a senhora Silvia e seus filhos pequenos por muito tempo.
Todas as acusações feitas nesta coluna são verdadeiras e comprovadas. E a prova disso está no processo 01324-2009-001-00-2.
O caso foi julgado neste exato momento 14:00 desta segunda 03/05/2010, e acompanhado de perto por esta coluna. Nenhum representante de Briante compareceu no Fórum Trabalhista em frente ao Shopping Pantanal e o juiz deu ganho de causa para a empregada doméstica.
O valor da indenização que Silvia receberá fica entre R$ 6 e 10 mil reais.
Mas este valor não paga as lágrimas que Silvia derramou, ao receber a notícia de que venceu uma causa conta um empresário que negocia milhões todos os dias.
Não paga também a dor que passou num dia qualquer, quando deixou seus filhos em um lugar qualquer e foi trabalhar para lhe dar-lhes de comer, quando alguém, não se sabe com que alma ou falta de remorso, lhe avisou que suas férias significavam 'abandono de emprego'.
Um emprego que nunca abandonou!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário