Contador de visitas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Oposição engana população ao não reconhecer obras, diz Silval

BRUNO GARCIA
Mídia News

O candidato à reeleição, governador Silval Barbosa (PDMB), considerou "um absurdo" e "um artifício" as declarações do seu adversário, o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), de que o Estado não fez investimentos importantes na Capital, na atual gestão e na administração de Blairo Maggi (PR).

"A verdade é que as obras do Governo não são reconhecidas pela oposição", declarou o peemedebista, em entrevista ao programa "Tribuna do Ouvinte", da Rádio Cultura de Cuiabá, nesta segunda-feira (26).

Quanto ao desafio, lançado publicamente pelo próprio Wilson, de que Silval não seria capaz de citar três grandes obras do Governo em Cuiabá, o candidato classificou o questionamento de "medíocre", assinalando que essa estratégia do tucano é uma tentativa de manipular a população. "Falar que não conseguimos citar três obras é um absurdo. É achar que o povo é cego, achar que o povo não enxerga essas obras", disse Silval Barbosa.

O peemedebista listou algumas obras, destacando a construção de seis mil casas em Cuiabá, ampliação do programa Luz para Todos, construção do Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, recuperação da Avenida Beira-Rio, recuperação de parte do Centro Histórico e duplicação da rodovia entre Cuiabá a Chapada dos Guimarães. "Uma lista de obras que contou com recursos do Governo. E muitas não tiveram sequer a participação da prefeitura, que foi comandada pelo candidato do PSDB", disse.

Silval ainda provocou Wilson ao afirmar que o que seria o grande trunfo eleitoral do ex-prefeito, a construção da Avenida das Torres, na verdade, trata-se de uma obra conjunta, na qual, segundo ele, os Governos Estadual e Federal foram que garantiram a maior parte dos recursos.

"Outra obra que o Wilson só sabe falar dela é a Avenida das Torres. Ela só existe porque o Estado investiu R$ 10 milhões e buscou, junto ao Governo Federal, mais R$ 8 milhões. É uma obra do Estado", afirmou.

Copa do Pantanal

Entre outros feitos do atual Governo, Silval Barbosa destacou como o mais importante a garantia de Cuiabá como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. "Consolidaremos o desenvolvimento de Cuiabá com a garantia da Copa do Mundo. É uma luta do ex-governador Blairo Maggi [PR] e do PMDB. A oposição também não quer reconhecer isso", declarou.

O candidato revelou que a escolha de Cuiabá para ser uma das 12 sedes do Mundial de 2014 - que, para ele, será um instrumento de transformação da Capital, agora virou palanque de discurso de adversários, principalmente, de Wilson Santos.

"O ex-prefeito quer ser dono da Copa. Ele [Wilson] tem falado pelo interior do Estado da luta difícil para trazer a Copa. Isso é uma coisa impressionante", afirmou. Para o governador, Wilson Santos, ao falar, move uma "fabrica de mentiras".

PAC

Silval Barbosa admitiu que trabalhará para que o Governo assuma o comando do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) da Capital, especialmente, nas etapas que são feitas em parceria com a prefeitura. "O Estado não pode ficar omisso. Não podemos mais protelar datas: já foi um ano, dois anos... Vamos ficar empurrando isso até quando?", questionou.

Ele declarou que já conversou com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), e esteve em Brasília articulando para que as obras tenham seqüência. O programa está parado desde outubro do ano passado, após suspeita de fraudes nas licitações, apontadas pela Polícia Federal, na Operação Pacenas.

"Não podemos deixar isso acontecer. Foi uma luta nossa, o dinheiro está ai e temos que rever a forma de licitação, e achar uma solução. Não vamos deixar que esses recursos deixem de ser aplicados", afirmou Silval.

O governador ainda fez um alerta sobre a possibilidade de se mudar o sistema de aplicação desses recursos. Quando nada, segundo ele, o Governo Federal pode direcionar o dinheiro do PAC para outros Estados que estão com as obras em estágio avançado, e Mato Grosso ficar no prejuízo.

"Não podemos perder esse dinheiro e a sociedade ficar sem os benefícios de saneamento", completou Silval.

Outro lado

O ex-prefeito Wilson Santos não foi localizado para falar sobre as declarações do governador Silval Barbosa. Ele não atendeu às ligações para seu celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário