Contador de visitas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MT é o estado que mais desmatou
Divulgação

A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados (km²) de floresta em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 448 km² de desmate, houve queda de 43%. Na comparação com o mês de agosto, entretanto, quando foram contabilizados 164 km² de derrubadas, houve aumento da área desmatada.

O estado onde foram registrados mais desmatamentos, em setembro, foi Mato Grosso, com 110 km². Em seguida está o estado de Rondônia, com 49,88 km² e em terceiro, o Pará, com 46,94 km². O estado onde houve o menor registro de desmatamento foi Tocantins, com 2,24 km². No estado do Amapá não foi detectado desmate.

Vendaval e fortes chuvas causam prejuízos e pânico em Nortelândia e Arenápolis


Uma forte chuva que caiu no final da tarde de ontem, domingo (30.10) nos municípios de Arenápolis e Nortelândia, por volta das 17hs, causou um grande tumulto nas duas cidades, principalmente em Nortelândia, onde casas foram destelhadas, muros derrubados, árvores que inclusive caíram sobre carro, casas e nas ruas. Centenas de casas foram atingidas, e muitos moradores perderam aparelhos eletroeletrônicos, camas, colchões, sofás, documentos e outros utensílios domésticos.

Em Arenápolis, por exemplo, as instalações de um motel ficaram completamente destruídas, causando um grande prejuízo ao proprietário do estabelecimento localizado no Bairro Campina, e várias casas sofreram com ventos que podem ter atingido quase 100 km por hora, inclusive com chuva de granizo. Hoje pela manhã proprietários que tiveram de lojas e casas avaliavam os prejuízos causados pelo forte temporal.

O prefeito municipal Farid Tenório, frisou que embora o vendaval tenha sido forte, não foi registrado casos graves, havendo apenas prejuízos materiais e lamentou que muitas pessoas acabaram passando a noite assustadas, temendo que o temporal se repetisse.

“De fato houve um susto e um pânico geral na população, principalmente naquelas que estavam sendo atingidas e nas que moravam nas proximidades, mas graças a Deus o vendaval e a chuva não demoraram muito”. Frisou o prefeito de Arenápolis.

Em Nortelândia muitas pessoas abandonaram suas casas em meio ao temporal, se abrigando em locais mais seguros e outros ficaram no meio da rua sem saber o que fazer. Uma arvore localizada de frente a um Posto de Gasolina caiu sobre um veículo que estava estacionado próximo a ela, telhados foram arrancados e se espalharam por cerca de mil metros do local, além dos padrões, coberturas e arvores. Para se ter uma idéia, as pessoas não conseguiam enxergar a 5 metros de distância e muitas ruas ficaram alagadas atingindo casas e comércios.

Nesta segunda-feira (31.10) era grande o número de pessoas concertando os estragos e avaliando os prejuízos causados por uma tempestade que não se via há vários anos na cidade e na região. Muitas residências ficaram praticamente sem o telhado.

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, disse que ficou assustado com o temporal e lamentou que as pessoas tiveram prejuízos, porém, registrou o fato positivo de não ter havido nenhuma morte por conta das fortes chuvas e do vendaval que assolou a cidade por aproximadamente uma hora.

“Estamos avaliando os prejuízos materiais causados, muitas repartições ficaram completamente inundadas, equipamentos foram queimados e danificados e ainda não temos um raio-x completo da situação” informou Fraga.

Algumas obras da administração municipal foram atingidas, como as coberturas da arquibancada do Estádio Municipal “Edésio Marques” e do Viveiro Municipal que ficaram totalmente destruídas, além de telhados e muros de repartições públicas.

Se você internauta possui fotos do temporal de Nortelândia ocorrido neste domingo, nos envie pelo e-mail repórter_news@hotmail.com e arenapolisnews@hotmail.com . As fotos serão publicadas em nosso site com seu nome, basta enviar seu nome completo junto com as fotos.
















Por: Edivaldo de Sá
Fonte: Repórter News

Nenhum comentário:

Postar um comentário