Contador de visitas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto de Riva isenta ICMS sobre geração de energia alternativa
=================
Outra forma incentivada pela proposta é a geração de energia pelo reaproveitamento de lixo

Secom-AL



Empreendedores que queiram investir em geração de energia a partir da biomassa e eólica terão isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Mato Grosso. É o que determina um projeto de lei apresentado esta semana, pelo deputado José Riva (PP), presidente do Poder Legislativo.

A matéria visa, também, garantir a isenção do imposto para produção e comercialização de equipamentos e sistemas tecnológicos. Riva explica que a geração de energia a partir da biomassa é essencial para o desenvolvimento do estado.

"Segundo pesquisas, com o uso de um terço dos resíduos disponíveis seria possível atender cerca de 10% do consumo, portanto, esta legislação tenta incentivar a eficiência de sistemas e processos de geração de energia, por meio da combustão deste tipo de resíduo", disse o parlamentar.

Outra forma sugerida e incentivada pela proposta é a geração de energia a partir do lixo, por meio do aproveitamento do efeito estufa: o gás metano, que é oriundo da decomposição da matéria orgânica pela ação microbiana, ou da incineração dos resíduos sólidos.

"O uso destes resíduos minimiza o impacto ambiental, reduzindo drasticamente a quantidade de material depositado em aterros sanitários, assim como estimula o aperfeiçoamento e criação de tecnologias apropriadas para este fim", observa Riva.

O deputado argumentou que o impacto financeiro da isenção é mínimo, ou praticamente zero considerando que os tipos de geração de energia limpa que se propõe incentivar são muito pouco utilizadas.


A dura realidade vivida pelo cunhado do senador Blairo Maggi
Depressivo, Josino Guimarães recebe atendimento psiquiátrico na cadeia
=====================
Empresário é acusado de mandar matar juiz; na prisão, ele começa a apresentar problemas psicológicos


MídiaNews

Preso há mais de um mês, o empresário Josino Guimarães, apontado como um dos principais implicados no assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral, apresentou problemas psicológicos e precisou de um atendimento psiquiátrico, na última sexta-feira (10).

Desde o último dia 9 de maio, ele está detido na Cadeia Pública, anexo à Penitenciária "Mata Grande", em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá).

A Secretaria de Estados de Justiça e Diretos Humanos autorizou a entrada de um médico psiquiatra particular na unidade prisional, conforme informou uma fonte ligada à família e que preferiu não se identificar.

Josino Guimarães é acusado de ser o mandante do assassinato do juiz Leopoldino. O corpo do magistrado foi encontrado no Paraguai, em 1999. Nesse caso, o empresário responde a uma ação penal na Justiça Federal e está prestes a ir a Júri Popular.

Além disso, ele é mantido na prisão após ser acusado de integrar um esquema de montagem de uma farsa, com o objetivo de levantar dúvidas sobre a morte de Leopoldino. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF). Com ele, foi preso o delegado Márcio Pieroni, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, um dos responsáveis pelas investigações do caso.

Conforme o MidiaNews apurou, Josino está muito abalado e deprimido com sua prisão, não só pelas condições físicas da cadeia, mas pela mudança de hábito e a rotina do local.

Como foi amplamente divulgado, o empresário é acostumado a morar em mansões e a frequentar ambientes luxuosos, na Capital e em Rondonópolis. Ele é casado com uma irmã do ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR).

Na cadeia, o empresário divide espaço com mais dois detentos. Cada cela possui camas feitas em cimento, com cerca de 4 m² e dispõe de um banheiro com ducha de água fria.

Em função do abalo psicológico, o empresário foi submetido a uma avaliação médica pela equipe que atua na penitenciária. Diante da apresentação de um quadro considerado grave, a família solicitou autorização da Sejudh para uma consulta com um psiquiatra, dentro da cadeia. Caso seja comprovada a depressão, ele deve ser submetido a tratamento.

Alimentação

Ainda de acordo com a fonte ligada à família, Josino enfrenta outro problema, desta vez, em relação à alimentação. Recentemente, ele passou por uma cirurgia bariátrica (destinada a pacientes com diabetes e que auxilia na redução de peso) e precisa de uma alimentação diferenciada, uma dieta que o presídio não oferece.

O sistema prisional oferta a todos os detentos três refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar. Apenas nos dias de visita, às quartas-feiras e aos domingos, Josino come alimentos levados por sua esposa e filhos. Além disso, a família leva roupas de banho e de cama de cores claras, além de objetos de higiene pessoal. O horário das visitas é das 8h da manhã às 16h da tarde.


Homem é morto a tiros na frente da esposa e filhos após briga

Um homem foi assassinado na frente da família após uma discussão com um homem, em frente a sua residência na Rua Generosa do Bairro Jardim Paraguai, no município de Barra do Bugres (168 Km de Cuiabá). O suspeito fugiu logo após o homicídio e ainda está sendo procurado pela polícia.

Segundo as informações do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do município, João Nunes da Costa, de 32 anos, morreu atingido por ao menos dois tiros na frente da esposa e de dois filhos, no último sábado (11).

Quanto ao acusado, identificado apenas como “Bomfim”, fugiu após o assassinato e até o momento não foi encontrado.



Acredita em Saci Pererê e Minhocão?
“Conto os dias e as horas para deixar prefeitura de Cuiabá” diz Chico Galindo

Izabela Andrade e Valdemir Roberto
24 Horas News



O prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo, o Chico Galindo (PTB), tenta a todo custo eliminar o desgaste de sua imagem disse que “conta os dias, as horas e os segundos para deixar a prefeitura”, embora garanta que não há crises internas em sua gestão.

Chico Galindo que assumiu de fato o comando do Palácio Alencastro em 1º de janeiro, e, até o momento, afirma não ser candidato à reeleição em 2012, nos bastidores se movimenta e busca cooptar, como grande aliado, o Partido da República, do deputado federal, Wellington Fagundes. Segundo o prefeito, as articulações têm um único propósito: aglutinar o maior número de partidos a sua base de governo, a fim de estruturar Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo de 2014, afinal, são cerca de R$ 700 milhões aportados nos próximos anos.

Ele nega barganhar cargos para ter o apoio incondicional do PR, Galindo assegura que está em busca de parceiros e o “namoro” com os republicanos já dura mais de um ano. “Wellington é uma grande liderança e já fez muito por Cuiabá” frisou.

Sob o lema “todos por uma Cuiabá”, o prefeito já anuncia o fim de seu mandato com a promessa de ser um grande cabo eleitoral para seu sucessor, “vou sair da prefeitura como um grande prefeito, e, os resultados das melhorias serão vistas em curto prazo”, observou o petebista que também minimizou os problemas ligados à saúde.

Para ele, a situação caótica em dos pacientes no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, já foi sanado e rebateu a denúncia encaminhada, pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos cuja denunciou a inércia dos Poderes Públicos no que tange ao atendimento dos usuários da saúde pública.

“Eles (OAB-MT) estão equivocados em falar que Cuiabá está um caos. Não existem mais filas, não existe gente no chão. Nós cuiabanos, deveríamos olhar para Cuiabá com amor, mas, estão querendo ver a cidade no fundo do poço”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário