José Riva busca apoio de José Sarney para emancipação de 20 distritos no Estado
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) se reúne nesta quinta (8), com o presidente do Senado, José Sarney, em Brasília, para tratar do poder legislador das Assembleias Legislativas e entregará ofício onde registra apoio à regulamentação da Emenda Constitucional nº 15/1996, para que o Congresso Nacional vote a lei complementar que devolva aos estados a autonomia na emancipação de novos municípios. Atualmente, Mato Grosso possui 20 distritos prontos para serem reconhecidos como municípios sendo 5 deles no Nortão: Nova Fronteira (Tabaporã), União do Norte (Peixoto de Azevedo), Paranorte (Juara), Japuranã (Nova Bandeirantes). Os demais são Salto da Alegria (Paranatinga), Capão Verde (Alto Paraguai), Nova Floresta (Porto Alegre do Norte), Guariba (Colniza), Nova União (Cotriguaçu), Santa Clara do Monte Cristo (Vila Bela), Rio Xingu (Querência), Espigão do Leste (São Félix do Araguaia), Novo Paraíso (Ribeirão Cascalheira), Boa Esperança do Norte (Nova Ubiratã), Cardoso do Oeste (Porto Esperidião), Santo Antônio da Fontoura (São José do Xingu), Ouro Branco do Sul (Itiquira), Conselvam (Aripuanã), Veranópolis (Confresa) e Brianorte (Nova Maringá).
No documento, Riva destaca que já se passaram mais de 10 anos e ainda não foi editada a lei complementar federal para definir o período que poderão tramitar os procedimentos tendentes à criação, incorporação, desmembramento e fusão de municípios.
Caso das universitárias presas com quadrilha da pesada em MT
Advogado afirma que jovens de Nortelândia presas em Tangará são inocentes
Procurado pela reportagem do site Repórter News, de Nortelândia (MT), o advogado Lussivaldo Fernandes de Souza, que defende as jovens Dayane Gonçalves Ferreira e Jenifer Aline França, afirmou que suas clientes são inocentes e que tiveram a infelicidade de estarem mal acompanhadas no momento da abordagem feita pela autoridade policial. Elas foram presas em flagrante numa operação policial realizada na madrugada do último domingo (05.06), e estão sendo acusadas dos crimes de roubo, receptação e formação de quadrilha.
Lussivaldo Fernandes deve protocolar nas próximas horas um pedido de liberdade provisória sem fiança em favor das duas jovens. Na defesa ele alega que as requerentes são pessoas honestas e simples, e que pela primeira vez, deixaram o convívio com seus familiares em Nortelandia, onde sempre residiam, para então morarem com amigos de seus familiares na cidade de Tangará da Serra, a fim de cursarem o 3º grau na Faculdade Pública UNEMAT.
“As jovens são vítimas e não bandidas é o que provaremos no curso das investigações, pois, a autoridade policial, as colocaram nas mesmas condições dos delinqüentes presos na mesma oportunidade, dando voz de prisão por estarem a seu entendimento no cometimento dos crimes apontados no auto de prisão em flagrante delito, o que não é verdade” afirmou Lussivaldo Fernandes.
O Repórter News falou também por telefone com o delegado responsável pelo caso, Edmar Faria Filho, titular da Roubos e Furtos de Tangará e Diretor do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), afirmou que na casa das jovens foram encontradas uma grande quantidade de produtos, oriundos da atividade de furtos e roubos praticados recentemente em Tangará da Serra.
O delegado disse ainda que com uma das jovens foi encontrado um aparelho celular, que teria sido recebido como presente, mas que as mesmas declararam não ter conhecimento de que os objetos encontrados tinham origem ilegal. Ele ressaltou que levando em consideração as circunstâncias encontradas e os elementos apurados no flagrante foi mantida a prisão de todos os envolvidos, inclusive de Dayane e Jenifer.
Entenda o caso:
A Polícia Militar prendeu na madrugada de domingo (05.06) cinco pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de assaltantes que vinha agindo em Tangará da Serra desde a última sexta-feira.
Após trabalhos de investigação, a Polícia Militar chegou até uma residência na Rua 14 do Jardim Uirapuru, que estava sob responsabilidade de Jenifer Aline França, 22, natural de Juína, e Dayane Gonçalves Ferreira, 20, natural de Nortelândia. A casa servia de base para a quadrilha, segundo confirmaram as duas mulheres.
No local também foram presos Djonnys Douglas Lamarques, 19, natural de Paranatinga; Marcelo Rodrigo Silva da Costa, 19, natural de Jaru (RO), e Ryan Gomes Matos, 18, natural de Cuiabá. Além das prisões, os policiais apreenderam vários cheques que totalizavam cerca de R$ 10 mil, eletrodomésticos, equipamentos eletro-eletrônicos como câmeras fotográficas e notebooks, celulares e dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário