Quentes do Muvuca (Megadebate)
Justificando
Queridos leitores,
A pedido (informal) da CPI, estivemos visitando algumas PCH's nesta quarta-feira, fato este que se tornará corriqueiro, em função dos conhecimentos que temos a respeito, devido nossa experiência na área.
Pela tarde, também a convite, conhecemos uma metodologia de exercício mental que chegou a Cuiabá e está dando o que falar. Dividiremos a novidade com vocês logo, logo.
O dia do colunista encerra com o acompanhamento da sessão vespertina na Assembleia Legislativa. A sessão estava esvaziada, em função da viagem do carequinha que tudo manda, e está sendo acompanhado pelo governador Silvla Barbosa. Embora não tenha faltado aqueles discursos eloquentes do deputado Percival Muniz, que tudo critica.
Todas as informações serão publicadas ainda hoje (ou amanhã, sei lá!), e só não a fizemos antes porque não dispomos de notebook. Que dó, que dó, que dóóóóó, que dó!
______
Mas não há de ser nada. O 'Senhor' me falou que uma alma senível irá doar um Ipad para este colunista não ficar sem atualizar mais esta coluna.
Amém!
Os sem candidatura
"Ficha limpa deverá valer para o ano que vem"
Isso quer dizer o seguinte: Oscar Bezerra, que vem a ser esposo da deputada Luciane Bezerra, não poderá concorrer à prefeitura de Juara, como pretendia.
A lista dos impedidos em 2012 é extensa!
Éder Moraes veste Prada
O ritmo de trabalho do novo diretor da Agecopa, Éder Moraes, tem levado alguns diretores a estafa. Sua metodologia é comparada ao filme 'O Diabo veste Prada', passado recentemente na televisão.
A diferença, segundo um assessor da Agência, entre ele e o ex-presidente, Yênes Magalhães, por exemplo, é que Éder faz diversas reuniões ao dia, não deixa ninguém parado e se pede algo para algum funcionário, este tem que cumprir a ordem em questão de minutos, caso queira permanecer na função.
*O filme: Comandada pela impetuosa e obcecada editora Miranda Priestly (Meryl Streep) considerada a Dama de Titânio da moda mundial, Andy Sachs (Anne Hathaway), vê sua vida virar do avesso ao ter que se transformar em uma workaolic para cumprir todas as missões dadas pela chefe, caso queira se manter no emprego.
_________
Segundo se comenta nas rodas bem informadas, já tem diretor distribuindo currículum-vitae por aí.
Pingue...
Os Vereadores de Cuiabá foram visitar a Arena Panatanal na semana passada e foram barrados pelos gerentes da obra.
Reclamaram aúfa do Presidente da Agecopa, Éder Moraes, que exigiu pré-agendamento e equipamentos de segurança adequados para que eles entrassem na obra...
... Pongue
Atravessado com Éder, o diretor de Infra-Estrutura, Carlos Brito, recebeu os vereadores na Arena ontem, o que rendeu ao diretor inúmeros eleogios na sessão de hoje.
O que nenhum vereador sabia é que Brito os atendeu a mando de Éder Moraes, que na verdade é quem manda mesmo nessa bagaça!
Ciumeira
Dizem por aí...
Que alguns vereadores de Cuiabá até choram quando vêem os homens da prefeitura trabalhando em Cuiabá.
O problema é que o Programa Multiação da Prefeitura, capitaneado pelo Secretário de Infra-Estrutura, Paulo Borges, começa ser visto em toda a cidade e isso causa ciumeira entre os nobre vereadores, que ao invés de ir trabalhar também, ficam metendo o pau em quem está fazendo acontecer.
Que tal deixar o ar condicionado e pegar no cabo da enxada (ir para as ruas), como está fazendo o Secretário do prefeito Galindo?
Pau no Borges
A sessão de hoje na Câmara de Cuiabá teve uma pauta só: Pau no Secretário de Infra-estrutura, Paulo Borges.
Chico 2000 pediu 'pelo amor de Deus', que alguém lhe desse o número do telefone de Borges, já que não consegue falar com o Secretário.
Domingos Sávio disse que Borges não atende porque está resolvendo seus problemas de reeleição e já fez, inclusive, seu pé de meia;
Misael Galvão reclamou que não consegue ter seus pedidos atendidos e convocou a presença de Borges na Câmara;
Antônio Fernandes idem.
Washington Barbosa ibidem.
Constatação I: Todos os vereadores reclamantes também estão preocupados com suas respectivas reeleições.
Constatação II: Por todas as críticas recebidas, significa que Paulo Borges, que é concorrente direto dos reclamantes, está fazendo um bom trabalho frente a Secretaria, com o Programa Multiação.
Constatação III: A coluna resolveu conferir e ligou para o secretário (à cobrar)... Para surpresa dos presentes, o Secretário atendeu parcimoniosamente, ouviu a musiquinha irritante da chamada à cobrar, e ainda conversou com a Coluna.
Constatação IV: Será que os vereadores não estão ligando para o telefone errado?
Afastamento
A terça começa hoje com a possibilidade do afastamento dos vereadores Néviton Fagundes e Totó César, ambos do PRTB, da Câmara de Cuiabá. O presidente da Casa, Júlio Pinheiro, está sendo procurado esta manhã para receber a notificação do TRE e cumprir a determinação.
O partido puniu os vereadores por não terem pago anuidade há mais de nove meses.
Assumiriam em seus lugares Xavier e Macrean.
Testa de ferro
Quatro PCH's que estão sendo construídas próximo a cidade de Jaciara (uma perto da outra) pertencem, na teoria, a um suposto grupo de São Paulo.
No entanto, técnicos da Sema ouvidos pela Coluna confidenciaram que um reconhecido representante de um político da capital que está exercendo mandato em Brasília, é quem faz as vezes na hora de resolver as questões desses empreendimentos.
Diz-se nas rodas da Sema que este grupo de São Paulo não passa de testa de ferro desse importante político mato-grossense.
Pai da criança
O Programa Multiação da prefeitura resolveu o problema da propaganda ao citar o nome da Agecopa e Governo do Estado nas inserções televisivas.
Porém
... Nas ruas, as placas de obstrução de vias com a inscrição 'Homens trabalhando', só continua levando o nome da Prefeitura, embora o Governo tenha entrado com uma contrapartida de R$ 20 milhões, dos 40 que estão sendo gastos.
Educação parada II
O deputado Ezequiel Fonseca perdeu o timing e jogou fora a chance de virar Secretário de Educação no Estado ao decidir ficar no grupo de Pedro Henry (PP).
O novo comando da Seduc deverá ser de um aliado de Riva. Após a consolidação do PSD, com 7 deputados estaduais e 2 federais, a sigla deverá exigir o comando da pasta.
O Movimento grevista liderado por sindicatos ligado ao PT está praticamente dando adeus à pasta.
Educação parada I
Mais de mil servidores da educação participam neste momento de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de MT, debatendo as reivindicações da categoria e o movimento grevista.
Até agora nenhum sindicalista se gabaritou a ser a Amanda Gurgel de Mato Grosso.
A propósito, é agora que o PT implode de vez no Estado!
Com apenas um deputado, o Partido dos Trabalhadores não consegue negociar e resolver a pendenga com a categoria, certamente o PSD, com 7 deputados, vai partir para cima e deverá tomar a Educação dos vermelhos.
É questão de tempo...
Massacre Florestal
As perspectivas de aprovação do Código Florestal no senado são melhores do que foi na Câmara. Quem garante é o deputado Federal Homero Pereira, que acredita na capacidade dos senadores no aperfeiçoamento e votação da nova legislação das florestas. O Senador Blairo Maggi é um dos que já se antecipou dizendo que fará sugestão de emendas. Visando, lógico, o auto-beneficiamento a si mesmo.
Traduzindo: No senado tem mais produtores rurais do que ambientalistas.
Procede!
De vento em popa
A CPI das PCH's fará esta semana 5 visitas a empreendimentos hidrelétricos no Estado para conferir in loco eventuais problemas e checar denúncias.
Na lista destas 5, chama a atenção a PCH Zé Fernando, considerada pela CPI como emblemática, por possuir área alagada de 28 km², embora possua autorização para apenas 13 km², não se enquandando, portanto, mais na categoria de PCH.
A Zé Fernando - oficialmente instalada na cidade de Juscimeira - também apresenta problemas de coordenadas geográficas, ou seja, na documentação está instalada em um lugar, mas na prática se situa em outro.
A visita será realizada nesta terça e quarta-feira e os dados serão apresentados na próxima reunião da CPI, que será na quinta-feira, às 14:00h, onde serão analisados os processos da Zé Fernando e mais 7 outros.
Teje preso
A semana começa com uma operação de busca e apreensão aos documentos originais na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), determinada na reunião da última quinta-feira pela CPI das PCH's.
A busca será comandada, em instantes, pela promotora Fernanda Amorim e qualquer obstrução por parte de funcionários ou do comando da Secretaria pode acarretar na prisão do Coronel Alexander Maia, secretário da Sema e responsável direto pela condução da pasta.
Na surdina
Éder Moraes e José Riva que se cuidem. Existe, dentro da Agecopa, três diretores trabalhando em silêncio para a escolha do BRT em Cuiabá. A estratégia dos tais é vencer na 'mão grande', com o argumento de que tecnicamente seria o modelo mais viável, já que na questão política e de comunicação, este modelo já estaria enterrado.
A coluna já identificou o trio, que é oriundo de um mesmo agrupamento político de uma determinada gestão um uma certa prefeitura.
Um jornalista que não faz parte do quadro funcional da agência foi encarregado de fazer o meio de campo com a imprensa afim de amenizar o impacto na hora do anúncio, convencendo editores e interlocutores que o ônibus trambolhão é a melhor alternativa para Cuiabá.
Conhecedor do riscado político, o trio se reveza em 'esquentar a orelha' do presidente da Agência com preocupações fortuitas afim de desviar-lhe a atenção e fazer as manobras internas necessárias para que o VLT seja deletado.
Um desses diretores tem dito a interlocutores interessados no assunto que a escolha se dará dentro da agência com base no voto dos diretores, após a análise dos projetos, embora o sistema de decisão seja presidencialista.
O governador Silval Barbosa, neste caso, somente homologaria a decisão, sem ficar com nenhum ônus da escolha.
A culpa de tudo, segundo se arquiteta numa das salas da agência, recairia completamente sobre os ombros do presidente da Agência, eximindo os diretores que estariam, na verdade, cumprindo uma espécie de compromisso empresarial.
Se é que me entendem!
2012
Dos nomes na disputa para a prefeitura da capital, Guilherme Maluf e Dorileo Leal despontam como as grandes novidades, frente os enigmas Mauro Mendes e Sérgio Ricardo.
2014
A indecisão de Mauro Mendes em se candidatar a prefeitura de Cuiabá no próximo ano está diretamente ligada a sua quase obssessão pelo governo do estado em 2014.
2016
Caso não seja derrubada a 'reeleição', o próximo prefeito de Cuiabá poderá se recandidatar neste ano. Não é o caso de Mauro Mendes que, se for candidato ano que vem, pretende usar a prefeitura como trampolim para o governo, como fez Dante de Oliveira e Wilson Santos.
2018
A continuar na mesma balada, Pedro Taques corre o risco de ser senador de um mandato só, como foi Serys, e sair da vida pública em 2018, quando encerra seu primeiro e provavelmente último contrato com o povo. A estrada é longa!
Constatação
Com o socorro do Governo do Estado que assume os abacaxis das gestões do PAC e do Pronto Socorro de Cuiabá, Silval Barbosa esgota o estoque de desavenças entre Estado e Prefeitura, guardadas no porão da Era Blairo Maggi/Wilson Santos.
Para contrariedade de muitos, Isso é quase um noivado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário