Contador de visitas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Apimentadas do EPA (Turma do Epa)

Encruzilhada

A coluna prevê para os próximos dias um choque de proporções meteóricas entre os dois políticos mais salientes de Mato Grosso. O acidente vai acontecer nas imediações da avenida da Prainha, em Cuiabá. De um lado, dirigindo um ônibus articulado, o senador Blairo Maggi. Em sentido oposto, pilotando um veículo leve sobre trilhos, o deputado José Riva.

Sensação

Não perca as cenas dos próximos capítulos desta emocionante história na coluna Eparrê desta quarta-feira (27). Todos os detalhes, os principais lances e as informações dos bastidores deste folhetim protagonizado pelas duas eminências pardas do governo Silval Barbosa. O duelo de titãs envolve grana, poder e...

Avanço

Servidores da área da saúde estadual bateram martelo na segunda (25) a favor da proposta negociada entre o governo e o sindicato (SISMA). Secretário Pedro Henry participou efetivamente das discussões e interveio de forma positiva para a categoria. Sem pressão e nem ameaças de retaliação. Do jeito que gente gosta de ser tratada: com respeito e educação.

Pênalti

Queda do secretário Alexander Maia (Sema) fica adiada por mais alguns dias por conta da viagem do governador. Na volta ele espera encontrar um pedido de exoneração sobre sua mesa no Paiaguás. É a chamada desblairização, que começou com a saída de Eder Moraes da Casa Civil.

Novo patrão

Eder ainda terá sobrevida da Agecopa porque trocou, digamos, de titularidade. Saiu da asa do ex-governador e se aninhou junto ao deputado José Riva, presidente da AL. Agora ele percebeu que a simples pronúncia do nome é entendida como palavrão. Nem nas orações ele menciona mais.

Idas e vindas

Yenes Magalhães tinha contratado, com dispensa de licitação, por R$ 2,5 milhões, uma empresa de Manaus para conduzir a avaliação dos imóveis que serão desapropriados por conta das obras de mobilidade urbana em Cuiabá e VG. O contrato acabou cancelado por problemas de documentação da empresa.

Emenda

Governador Silval passou um sabão no então presidente da Agecopa e mandou ele resolver o problema urgentemente. Foi realizado então um pregão. Duas empresas saíram vencedoras, pela bagatela de R$ 3,2 milhes. Detalhe: só pra fazer o trecho da avenida Miguel Sutil. A conta ainda vai aumentar.

Clima

A relação entre os deputados e o novo presidente da Agecopa continua azeda. Eder Moraes andou falando cobras e lagartos a respeito de Romualdo Júnior (PMDB). O parlamentar soube do episódio e tirou satisfação na primeira trombada de corredor que tiveram. Sem graça, Eder desconversou.

Bode

Eder atribui ao líder do governo na AL a articulação do veto ao acúmulo de funções na agência e no executivo. Tinha até um submarino na recente mudança legal feita na Agecopa prevendo a duplicidade. Mas na hora do "vamos ver" a imensa maioria disse não ao ex-primeiro-secretário.

Em alta

É melhor que Eder pense que seu algoz foi Romualdo. Não ia fazer nada bem para o ego dele supor que a puxada de tapete tenha ocorrido com aval do number one. Tanto que toda a imprensa fez questão de destacar que o ex-primeiro-secretário continua super prestigiado.

Por que não eu?

Quem também ficou com a sensação de bola nas costas com o episódio da escolha de Zé Lacerda para a Casa Civil foi o deputado Mauro Savi. Antes do anúncio, ele chegou a comentar com assessores que estava pronto para trocar o legislativo pelo executivo. Por conta disso ele está um pote até aqui de mágoas. Não com Silval, mas com Riva.

Papão

Savi atribui ao colega que chefia o parlamento estadual a articulação para impedir sua ida para a Casa Civil. Avalia que Riva deixou os demais com um pé atrás contra ele, com o argumento que ficaria demasiadamente forte com a caneta do executivo nas mãos. De toda sorte, por agora, não chame os dois para o mesmo elevador.

Entrelinhas

Deputado Adalto de Freitas (PMDB) distribuiu release apoiando as escolhas de José Lacerda para a Casa Civil e Eder Moraes para a Agecopa. Diz o parlamentar que a decisão do governador Silval Barbosa foi "sábia e inesperada". E acrescenta: "principalmente, em relação a Lacerda".


Nenhum comentário:

Postar um comentário